Meu filho de quatro anos faz perguntas sobre a morte e não sei como lidar

Feita por >Rosa · 5 ago 2016 Psicologia clínica

Tenho um filho de quatro anos que nos últimos dias começou a me perguntar coisas sobre a morte, para onde vamos, quem é Jesus. Diz que não quer que eu e nem o pai morram e que tem medo de ficar sozinho. Como lidar com essa situação?

A melhor resposta 7 AGO 2016

Olá, Rosa.
É importante você não antecipar nada em tua resposta. Pergunte o por quê da pergunta dele (mesmo que você já saiba) para que a resposta se limite ao pensamento dele. Ele pode está partindo de um evento real ou do mundo fictício (desenho, acidente ou morte de um super herói...). A fase em que ele se encontra é bem delicada frente às possibilidades de perdas e separação das pessoas que ama. Isso pode interferir em sua sensação de segurança/insegurança, proteção, ansiedade, medos. Vale à pena procurar orientação de um psicólogo infantil pessoalmente...Não porque teu filho tem algum problema (nada disso. São questões existenciais comuns a nossa condição), mas sim porque ele é muito pequenino, não tem maturidade para lidar com fenômenos reais. Os pequeninos recorrem muito ao mundo da imaginação e isso não é à toa. Não é também porque não devemos responder, mas para sabermos o como responder focando a singularidade da criança. No caso, você iria até o psicólogo para ter a orientação, não a criança. Essa postura evitaria o desenvolvimento de quadros ansiosos na adolescência e fase adulta. Só por prevenção.

A resposta deve respeitar a idade em que a criança se encontra.

Atenciosamente,
Elida Nascimento - Psicóloga em Recife.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

9 AGO 2016

Oi, Rosa!

Esse é um tema muito delicado de se lidar, né? Para nós que somos adultos e imagine com as crianças! Mas é muito importante que você converse sobre isso com ele, já que ele demonstrou estar preocupado com essas questões. Como? Primeiro vou te explicar uma coisa: a criança está atenta a tudo o que acontece no mundo e com ela; imagina que seu filho é um cientista, que chegou num mundo diferente e quer entender como as coisas funcionam por lá! Ele vai observar tudo, se perguntar o porquê das coisas e até criar algumas hipóteses. Sabendo disso, algumas dicas na hora de falar com ele sobre isso: primeiro, você precisa ser verdadeira sobre o assunto; nada de inventar mentiras de que a pessoa foi viajar, está dormindo. Você poderia dizer, por exemplo, que a pessoa não está mais com a gente, mas que guardamos no coração todos os momentos bons que vivemos com ela. Segundo, ele diz que não quer que vocês dois morram; quando ele disser isso, entenda que ele está falando de um sentimento de medo de ficar sozinho e que isso dói nele. Não tenha medo de falar de assuntos dolorosos com a criança; é importante que você tente dizer pra ele o que ele está sentindo; criança é muito concreta e não consegue entender direito as próprias emoções. Por último, sempre pergunte o que ele quer saber; em cima disso, você responde! Espero ter ajudado! Um abraço!

Psicólogo Wellington Cimbrom Psicólogo em Osasco

10 respostas

8 AGO 2016

leve seu filho a um psicologo infantil,ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

8 AGO 2016

Oi Rosa, curiosidade infantil é algo muito comum, é até interessante porque os pais muitas vezes não sabem lidar com esses questionamentos dos pequenos, principalmente pais de primeira viagem. Dependendo da idade da criança, você vai dar respostas menos elaboradas, ou seja com poucas explicações, frases fáceis, curtas e simples. Quanto mais nova a criança, mais simples as respostas. Conforme a criança vai crescendo você pode dar uma resposta mais completa.

No caso, seu filho pergunta o que é a morte. Se ele for muito novo (4 a 6 anos, por exemplo), você pode responder, por exemplo, que "A morte é quando a pessoa vai pro céu".

No caso que você citou, a criança pode ter tido contato com a morte através de alguma conversa que ela ouviu, através da televisão, filme, colega. E isso pode ter gerado uma ansiedade/medo dele perder vocês, os pais. É importante estar sempre atento a que tipos de conteúdos as crianças tem acesso, porque muitas vezes isso é que desperta certos tipos de perguntas e medos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2016

Olá Rosa!
Tente investigar o que está manifestando esta curiosidade e medo no seu filho, as vezes o pensamento e dúvida que ele carrega é muito mais simples do que imagina.
Encontre formas para falar sobre a morte de uma maneira lúdica, sem que seja necessário mentir - a morte é uma condição da vida e em algum momento seu filho vivenciará esta experiência de perda.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

6 AGO 2016

Boa tarde Rosa.

Ele percebe que ele é um, e você é outra e o pai é outro. Experienciado por ele.
Explique à ele como é, o que é, não deixe ele com dúvidas.
Um grande beijo.
Espero ter ajudado.
Quaiquer dúvida estou à disposição.

Psicóloga e Psicopedagoga Fernanda Rodrigues da Silva Psicólogo em São Paulo

9 respostas

6 AGO 2016

Seu filho qyer aprender sobre a vida, e bate no seu medo por isso vc não sabe lidar, vá para psicoterapia de orientação e depois leve seu filho, tem q ser rápido, para ontem ... certo.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos