Meu filho cresceu e não estou sabendo lidar com isso

Feita por >Marcia · 21 jun 2018 Terapia familiar

Hoje me vejo ao 41 anos ,com uma família bem estruturada. Mais não estou sabendo lidar ao ver q meu filho cresceu ,virou homem independente... Me sinto excluída,sozinha,missão cumprida e triste..

A melhor resposta 21 JUN 2018

Olá, Márcia! Seu momento é conhecido como síndrome do ninho vazio e trata-se de um processo muito comum na vida de alguns pais depois da saída dos filhos de casa e o sentimento de que "agora eles não precisam de vocês".
É o momento de entender qual o novo papel que você assume nessa nova configuração enquanto mãe, esposa, amiga... Entender que esse ciclo antigo de dependência se encerra é saudável para sua saúde mental e física e do seu filho, mas sei que isso não é fácil, por isso, você pode procurar uma ajuda profissional para encarar esse novo momento e conseguir olhar com outros sentimentos. É o momento de se cuidar e buscar qualidade de vida e saúde mental!
Fico a disposição para esclarecer qualquer dúvida! Conte comigo.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

11 NOV 2019

B noite, É natural que voce se sinta assim, trata-se do ninho vazio. Ao inves de não aceitar q seu filho cresceu, pense em aprender com ele coisas novas, e tambem a melhor forma de lidar com ele nessa nova fase de ambos.
Voces podem viver muitos momentos bons juntos.
abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 JUN 2018

Olá Márcia,
Parabéns pelo cuidado e investimento em sua família. O que acha de investir em você agora? Cuidar de suas emoções, tomar consciência das ideias sobre si, o outro e o futuro. Compreender seu papel nessa nova fase de vida é saudável e plenamente bom. A psicoterapia pode te ajudar.

Fico a disposição;
Psicóloga Kaliny Oliveira?

Psicóloga Kaliny Oliveira Psicólogo em Fortaleza

32 respostas

22 JUN 2018

Oi Marcia,
O que você descreve é chamado de síndrome do ninho vazio (escrevi um textosobre o tema que pode ajudar e está disponível em meu perfil).
Nesse momento, é importante que você redescubra quem é e como pode aproveitar e viver esse novo momento de vida.
Se precisar de ajuda nesse momento, procure ajuda de um terapeuta.

Estou à disposição.
Abraço.

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

22 JUN 2018

Marcia, é muito importante que você perceba sua dificuldade e seu sofrimento. É comum nessa fase da vida sentir essa solidão, sem saber para onde ir, é um momento de recomeçar, encontrar novas coisas para fazer e em que colocar sua energia. Isso que você está passando pode ser chamado de síndrome do ninho vazio e um(a) psicólogo(a) pode te ajudar para que você se redescubra e passe por esse momento com o menor sofrimento possível.

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo