Meu filho canta e fala muito, mas nao se comunica conosco

Feita por >Giseli · 11 jan 2022 Psicologia infantil

pode ser autista? Ele sabe cores, numeros, canta o dia todo, olha bos olhos, sorri muito...passei na neuropsiciloga que disse que o laudo seria com a neuro.

A melhor resposta 12 JAN 2022

Olá Giseli! Grato por citar. Falta contextualizar, contextualizar muito! Autismo é um quadro subjetivo que precisa ser muito bem definido, para não gerar maiores problemas do que solução. Envolve avaliação demorada, multiprofissional. Laudo é algo muito complexo, abrangente, inspirador de extremo cuidado e amadurecimento para construir. Antes dos seis anos, na maior parte dos casos subjetivos, é complicado consolidar. Por agora, será sempre importante você considerar que tem um filho que que sabe cores, números, canta, sorri e que você está procurando, com a ajuda científica, conhecer, da melhor forma possível, como ele é, a riqueza das evoluções e composições dele, e se há algo especial a ser cuidado com a ajuda dos saberes científicos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

27 JAN 2022

Olá, Gisele. Tudo bem? Pode ser que ele tenha um leve grau de autismo. Mas é necessário se fazer um psicodiagnostico para que você tenha uma resposta e busque o tratamento mais adequado.

Atenciosamente,

Adalberto da Silva Santos
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

16 JAN 2022

Gisele vc n falou a idade do seu filhó. Mas pode ser interessante levar a uma neuro. Neuro psicóloga tb.
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 JAN 2022

Oi Giseli...
Precisa-se de mais dados... como assim não se comunica? Se ele fala e canta, já se comunica.
Não será ansiedade sua?
Só não coloque ele no rótulo de autismo, e se mesmo ele for, precisa ser aceito e amado... é um ser humano com as suas características.
Julgamentos não ajudam em nada.
Se for autista ele tem uma sensibilidade muito grande acima dos "normais"
Talvez seja a hora de o casal verificar se estão sendo sinceros um com o outro ou se estão vivendo no esconte-esconde.
O filho pode ser reflexo da vida do casal!

5817 respostas

13 JAN 2022

Olá! Para que tenha o diagnóstico correto busque uma avaliação, somente por essas informações, sem ver sem filho e fazer algumas perguntas não é possível te passar essa informação.
Ele pode não se comunicar por outros motivos, não sei a idade dele, mas pode ser que esteja dentro da fase normal para falar.
Leve ele a um médico para que possa descartar outras possibilidades.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

12 JAN 2022

Olá, Gisele. Tudo bem?
Entendo sua preocupação com relação ao seu filho. As características que você mencionou em sua pergunta, por si só, não fecham um diagnóstico de TEA - Transtorno do Espectro Autista. Mas como está com dúvidas, o ideal é que possa buscar um Neuropediatra, Psiquiatra ou um psicólogo que seja especialista e atualizado sobre o assunto.
É preciso observar as aquisições de marcos de desenvolvimento comparadas à idade do seu filho para chegar a essa conclusão.
Espero poder ter ajudado e necessitando de mais informações é só entrar em contato.
Abraços,
Mariana Barreto
Psicóloga e Terapeuta Cognitivo Comportamental

Mariana Barreto Psicólogo em Salvador