Meu enteado não me respeita

Feita por >AGS · 17 mai 2018 Adolescência

Olá, sou casada a sete anos. Quando fui morar com meu marido ele tinha 4 filhos sendo 1 de um relacionamento e outros 3 de outro. Nenhum moravam com ele. Após um ano de casados os doi filhos do segundo casamento foi morar conosco, mas devido a gente morar em interior o mais velho foi morar com os avós por causa da escola tecnica na capital. Atualmente tenho um filho nosso e esse enteado mais novo morando com a gente ele tem 13 anos, um comportamento terrível, mal educado, olho grande come tudo que ver pela frente, respondão, bate no meu filho de 4 anos e fica dizendo que nao bateu mesmo a gente sabendo que bateu mas morre na cruz dizendo que nao. Ele é um pré adolescente sonso e sínico. Não aguento mais ele na minha casa. A mae trabalha, é assalariada e diz nao ter tempo para criá-lo pois o mesmo já teve um envolvimento com drogas segundo ela mas nada comprovado durante o tempo que passou morando com ela ano passado apenas, em novembro retornou a morar com a gente a pedido dela. Me ajudem não sei o que faço, estou a beira dos nervos!

A melhor resposta 18 MAI 2018

Boa noite, o comportamento deste pré-adolescente denota carência de atenção e ausência de limites além de ciúme do seu filho. Acredito que o suposto uso de droga relatado pela mãe dele já diz que seu comportamento de rebeldia e oposição as regras são reflexo da desestrutura familiar de seus pais vivenciada por ele e uma certa desasistência afetiva que gerou uma carência emocional e desamparo. O comportamento dele denota um pedido de socorro e amor, é como se ele estivesse clamando por atenção e como ele presencia o carinho de vocês sobre o irmão seu filho de 4 anos e ele não tem esse carinho, se ira e desconta no irmão. Minha orientação é que você converse com seu marido para que providencie um acompanhamento psicológico para ele antes que seja tarde porque um adolescente que se envolve com o uso mesmo que seja exporádico com droga é poque está em sofrimento e está buscando um meio de sentir prazer para poder lidar com a dor. Ele não sabendo lidar com a separação dos pais, com a ausência de afeto dos dois para com ele, com você como uma pessoa sem referência afetiva para ele que de certa forma para ele é uma estranha que junto com seu filho detem o amor do pai dele. Com a ausência da mãe. Há muitas questões e situações que estão influenciando o comportamento agressivo e arredio nesta criança seu entiado. Só enxergo ajuda psicológica para que ambos possam aprender a lidar um com o outro e se ajudarem multuamente.
Espero ter ajudado, a Psicóloga Ussénade. Precisando estou a disposição.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

18 MAI 2018

Olá!
Uma situação que pode ser envolvidos todos no ambiente familiar. Comportamentos esperados em uma família com características coma a descrita aqui, embora não justificáveis. Há ferramentas possíveis de serem efetivadas diante da presente situação, e a busca do auxílio profissional (psicoterapia) fornecerá condições ao alcance de todos, não apenas do enteado, que pode estar sendo um que representa o que vem ocorrendo no seio familiar.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte