Meu enteado me chama de mãe. Como agir?

Feita por >Fernanda Souza · 9 fev 2018 Psicologia infantil

Gente, boa noite.

Estou com meu namorado a 6 meses e o filhinho dele tem 2 anos.

Cuido dele como se fosse meu desde entao.

Ele me foi apresentado como tia e sempre me chamou assim. A 1 mes, ele decidiu me chamar de mae. O que eu faço? Fico um pouco tensa com isso. Ja corrigi assim que ele comecou com isso, mas agora mesmo corrigindo ele continua e eu preferi por nao corrigir mais para que ele nao se sinta rejeitado de alguma forma.

O que vocês acham?

A melhor resposta 11 FEV 2018

Fernanda, esse comportamento é natural, procure tentar agir naturalmente. A criança está buscando a figura materna em você. Se isso te incomoda, faça como as colegas sugeriram, corrija a criança de uma forma tranquila, falando que você é a titia.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 FEV 2018

Boa tarde Fernanda , esse comportamento dele é natural , uma vez que a criança com essa cidade tende a buscar uma figura materna como referência. Se isso lhe incomoda é importante tentar sempre explicar com calma pra ele quem você é, e com clareza mas com muito afeto.

Qualquer coisa estou á disposição.

Psicóloga Jenifer Pinno Psicólogo em Passo Fundo

7 respostas

14 FEV 2018

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A terapia analítica tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

13 FEV 2018

Olá Fernanda, não foi citada a mãe biológica da criança e como ela enxerga esse fato, bem como o pai da criança também o que acha. Digo isso porque a criança nessa faixa etária acaba chamando de mãe a figura materna que está mais presente e gradativamente conforme for crescendo entenderá seu papel na vida dele, então se os pais biológicos estiverem tranquilos, fique você também tranquila e curta essa relação tão bonita. Abs. Vania Costa

Psicóloga Vania Costa Psicólogo em Curitiba

26 respostas

11 FEV 2018

Acho importante você analisar com qual forma de tratamento você se sente confortável, se quiser você pode, de uma forma amorosa, corrigi-lo e dizer que você é a titia, não implicará em problemas para a saúde dele. O fundamental é que ele continue recebendo seu amor e com isso se sinta seguro e amado.

Anônimo-310851 Psicólogo em São José do Rio Preto

29 respostas

10 FEV 2018

Fernanda, as crianças pequenas tendem a chamar mesmo, mas lide com jeitinho, corrigindo dizendo que é a titia. e que a mamãe dele é a fulana, se você reforçar com carinho ele aprenderá. Não é realmente muito confortável para a mãe saber disso, e pode até gerar algum tipo de estresse que poderia ser evitado. boa sorte!

Renata Hagge Psicóloga Psicólogo em Itaboraí