Medo de me expressar

Feita por >Felicia · 1 mar 2022 Desenvolvimento pessoal

Tenho dificuldade em falar dos meus sentimentos e sempre que me dão a oportunidade de me abrir eu travo e não sai nada e quando força sai mentiras. Fico triste e com autoestima baixa. Mas não consigo mudar esse ciclo.

A melhor resposta 2 MAR 2022

Oi Felícia,
Esta é a tua realidade de agora e ela é assim porque voce não está vivendo a sua vida, não está manifestando a sua vontade, está dando respostas que os outros querem ouvir, não o que de fato voce gostaria de colocar; está com medo... resultado de uma submissão a outros, não necessariamente dos pais ou da educação, mas pode ser uma correção de rota que voce precisa fazer, uma aprendizagem, um desafio que a vida esteja querendo que voce faça.
Tenha a coragem de romper com esta prisão que voce mesma se colocou, ela só existe na sua mente, na sua cabeça; de fato, ela não existe. Mas precisa ter mais ousadia e dizer a tua verdade, colocar o teu ponto de vista; os outros gostem ou não, é seu ponto de vista, deve sustentar, é o que voce gosta, é o que é.
Se precisar, faça Psicoterapia para ser auxiliada neste início.
Abraços

5817 respostas

9 MAR 2022

Olá, Felícia!
Você tem dificuldade de falar de si, isto é um desafio para muita gente, se permitir falar para um profissional da psicologia pode te ajudar a vencer a mentira a insegurança e tantos outros medos. Determinados traumas ocorridos na infância pode contribuir para que se sinta na condição que relata aqui.
sou psicólogo, André Sousa

André Santos de Sousa Psicólogo em Santarém

8 respostas

2 MAR 2022

Felícia. Nem sempre é fácil falar de nossos sentimentos. Talvez vc precise de falar c a pessoa certa no momento certo. Talvez vc precise encontrar isso p mudar seu ciclo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAR 2022

Olá Felícia! Grato por citar. Com um texto pequeno, você está dizendo muitas coisas. Você tem a crença de que seus sentimentos são inadequados, envergonhadores, irrelevantes. Quando tem a oportunidade de falar, por medo de sentir medo após falar, antecipa o travamento. Mentiras e verdades são posições ideias (positivas e negativas).
Certamente você conseguirá modificar esse ciclo se for persistente na frequência ao trabalho com psicólogo, com mente aberta, disciplina e regularidade.
A autoestima baixa não é questão de ficar, é questão de posicionamento predominante, que faz, por desespero, você querer a todo custo, poupar-se do sofrimento, lançando mão da omissão e da mentira.
Estaremos a disposição para aprofundamentos profissionais.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de insituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 MAR 2022

Boa noite Felicia
Pela descrição posso entender que precisa conhecer os teus sentimentos.
Talvez quando tu trava é por não ter a certeza de teus sentimentos e emoções mas se força a dar uma resposta.
Te aconselho a fazer uma terapia pata te conhecer melhor e consequentemente conseguirás nomear e entender teus sentimentos.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre