Medo

Feita por >mirian Teixeira do Carmo · 18 set 2014 Pânico

Minha filha de 9 anos tem medo de dormir sozinha, até no claro. O que devo fazer?

A melhor resposta 19 SET 2014

Oi Mirian!
É difícil responder assim sem contexto. Se isso começou a pouco tempo deve ser investigado. Agora se ela nunca dormiu sozinha, faça isso ser algo prazeroso, leia um livro, fique com ela até ela adormecer no inicio. Converse com ela sobre de que ela tem medo para que você possa tranquiliza-la..
Isabella Ruiz

Isabella Ruiz Psicólogo em Belo Horizonte

15 respostas

25 SET 2014

Muito obrigado a todos os profissionais dessa área.
Já estou sendo atendida por uma profissional encontrada aqui. Meu muito obrigado pelo espaço, atenção e carinho de todos.
O site está de parabéns!

23 SET 2014

Bom dia! Todos podem sentir medo do escuro, Mirian. É algo mais comum... Mas do claro, nem tanto! Talvez dormir seja como morrer, um enigma, e as crianças vivem um turbilhão de enigmas. É preciso dar atenção a toda família, pois o sono da criança está envolvido com a dinâmica de todos vocês.

Alexandre Vieira Brito Psicólogo em Vitória

7 respostas

22 SET 2014

Precisa entender de onde vem esse medo e desde quando. Ajudaria muito que ela estivesse em tratamento. Não considere esse medo como bobeira ou frescura de criança, pois esse medo é bem real na cabecinha e pode causar novos sintomas no futuro.

22 SET 2014

Primeiramente questionar a criança do que ela tem medo e esclarecer a ela que não há nada de errado no escuro, que nada vai lhe acontecer, tranquilizá-la. É bem comum esse medo em crianças, quanto mais os pais desmistificam o objeto do medo (monstros, fantasmas), mais a criança cria confiança. Outra estratégia é deixar um ponto de luz no quarto, ou um abajur, até a criança se acostumar com a escuridão total.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 SET 2014

Deve-se iniciar um processo de aproximações sucessivas e, aos poucos, sua filha irá perdendo o medo. Isso deve ser feito sob a orientação de um psicólogo.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

19 SET 2014

Mirian, preciso entender o porquê desse medo. Seria importante procurar uma terapia que poderia ajuda-la a superar esse medo. Eu trabalho com terapia cognitivo comportamental, onde é possível descobrir que pensamentos levaram sua filha a desenvolver esse medo, e como reverter isso. Se quiser entender melhor contate-me.

Claudia Formigoni de Melo Psicólogo em São Paulo

1 resposta