Me vejo como uma pessoa com muitos traumas

Feita por >Bunny · 22 abr 2020 Traumas

Na verdade, não consigo definir exatamente qual seria a minha pergunta.
Me vejo como uma pessoa com muitos traumas, por toda minha vida vi o relacionamento dos meus pais como abusivo; traições, agressões verbais e físicas, discussões... E sinto que não consigo aceitar o divórcio 100%, mesmo sabendo que seria o mais correto.
Hoje, com 23 anos, estou num relacionamento sério. Onde vejo de ambas as partes certos "abusos", como: Meu namorado não aceitar que eu tenha rede sociais e não se familiarizar tanto assim com meus amigos.
Ademais, me vejo extremamente dependente dele, não gosto quando sai e demora para voltar e/ou demora para responder mensagens, tenho medo de perdê-lo, me sinto insuficiente, não consigo expressar minhas vontades, sacrifico meus planos caso sejam diferentes dos dele. E quando tento "bater de frente", ele se exalta, utiliza palavras que chegam a ser humilhantes para qualquer pessoa ouvir.
Agradeço desde já qual seja a resposta... Grata!!!

A melhor resposta 23 ABR 2020

Olá Bunny!
Seu pequeno relato indica alguns traços de dependência emocional e baixa autoestima, que a leva a repetir os padrões dos traumas vividos na presença do relacionamento de seus pais.
Por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, é indicado que inicie a psicoterapia para elaborar questões do passado, trabalhar sua autoestima e diminuir as chances de repetir padrões de sua infância.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 ABR 2020

Bunny, em primeiro lugar sinto muito por todas essas vivências que experimentou na sua jornada. Observando essa história faz sentido que não tenha aprendido como desenvolver um relacionamento saudável, seja com os outros ou consigo mesmo. Você descreve sinais importantes de dependência emocional, de modo que não consegue se colocar em primeira lugar e dizer os "nãos" que são necessários para a sua própria saúde mental. É interessante pensar o que faz com que escolha permanecer em uma relação que já nomeia como possuindo "certos abusos".

Grande abraço para você.

Psicóloga Beatriz Amorim Psicólogo em Campina Grande

1 resposta

23 ABR 2020

Olá Bunny
As pessoas tendem a repetir o que aprendem por observação. É só observar uma criança e verá os trejeitos dos pais nela. Quando adulto as pessoas irão repetir certos padrões aprendidos sem perceber. Algumas pessoas tendem a ser o oposto de seus pais, mas a tendência é a repetição. Você estar em um relacionamento abusivo, parece repetir os padrões “aprendidos” sem perceber, que são dos seus pais. Mas o seu relato parece ter uma tendência a dependência emocional, também conhecida por codependência. Pessoas nestas condições, costumam fazer mais do que o suficiente para o outro, e vivem em função do outro, anulando suas vontades e sua vida, com o tempo acabam esquecendo do que gostam e quem são, pois passam a fazer apenas as vontades do outro, este outro não se mostra interessado em saber do que o codependente gosta.
A psicologia é um espaço para você começar a cuidar de si mesma e manter sua identidade pessoal, saber quais são os seus limites, e aprender a colocar limites nas pessoas com quem se relaciona, além de poder melhorar sua auto estima. Pense nisso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo