Me sinto sem identidade nenhuma

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 3 out 2017 Psicologia clínica

Nunca tive ninguém que me amasse de verdade e cuidasse de mim nem pai nem mãe nem ninguém minha mãe morreu quando eu tinha só seis anos mas mesmo antes disso não tenho certeza de que eu era bem cuidada tenho fotos da minha infância em que eu estava sempre nua sem roupa sem camisa descabelada como se eu fosse um moleque e eu sou menina aí minha mãe morreu e meu pai que também nunca me amou nem me deu atenção se casou de novo e a minha madrasta menos ainda pra cuidar de mim ne aí cresci sem ninguém pra me orientar pra me formar cuidar de mim me orientar nunca tive ninguém pra se preocupar comigo nem pra interagir comigo como filha nem pai nem mãe agora que eu cresci eu me sinto sem identidade nenhuma as vezes me uma sensação muito ruim de vazio de não saber quem eu sou me sinto uma bebêzinha e aí eu pergunto é possível acontecer de uma pessoa que não recebeu afeto nenhum nem formação nenhuma sem relação familiar nenhuma crescer sem se desenvolver psicologicamente sem identidade nenhuma inclusive de genero e permanecer com a mentalidade de um bebê?obrigada

A melhor resposta 4 OUT 2017

Boa tarde, Ana Paula pode sim crescer com essa confusão pela questão do afeto paternal e maternal como também parental, maus você tem nome, então tem uma identificação sim, você precisa de fato trabalhar algumas questões que vivem ainda atrelada a você com seu passado é preciso fazer um trabalho pessoal terapêutico.

Alexsandra Rufino Psicólogo em Recife

10 respostas

23 OUT 2017

Anna, respondendo a sua pergunta, sim, seu estado de ego adulto não se desenvolveu, ficou no sentimento, na emoção, percebendo o mundo com o olhar de uma criança, mais infantilizado.
Sinto muito por sua dor, mas, é necessário que entre em tratamento, que busque resiliência (modificação) nestas situações tão sofridas. Trabalhar as dificuldades e metas para começar alcançar um equilíbrio mais saudável entre o que é real e o irreal. O processo terapêutico a ajudaria muito associado a outras especialidades que fizerem necessário. Obrigada pelo contato.

Anônimo-280268 Psicólogo em Ribeirão Preto

3 respostas

15 OUT 2017

Em Gestalt-terapia chamamos esta sensação de "falta", bem como essas lembranças não muito nítidas, de "Situações Inacabadas" ou "Gestalten abertas", que nada mais são que eventos do passado que, por impossibilidade física ou emocional, não puderam ter uma ação ou reação por parte do sujeito que as sente.
Assim, me parece recomendável que procure começar um processo psicoterapêutico nesta abordagem, a fim de resgatar "lacunas" existenciais relatadas, a fim de completá-las e poder seguir em frente com sua vida, pois, como muito bem dito pelos colegas com outras palavras, não há como desfazer o passado mas sim reagir no presente.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Anônimo-247176 Psicólogo em Juiz de Fora

16 respostas

13 OUT 2017

Boa noite, você está precisando muito se cuidar agora e acho que deveria começar fazendo uma psicoterapia. Seria muito importante para você achar a sua identidade e se compreender melhor. Vá em busca de um psicólogo para cuidar de você. Se for do RJ, pode entrar em contato comigo. Abraços.

Psicóloga Milena Puga Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

10 OUT 2017

Ana, podemos sim ficar presos emocionalmente a este passado. a esta historia mal resolvida pra nós..
Existem técnicas dentro da psicoterapia que nos facilitam a superação destas questões, uma dela é a hipnoterapia.
procure um psicologo que vc sinta confiança e inicie seu tratamento.
Abraço.

Sandra Gorete Nascimento Psicólogo em Brasília

4 respostas

10 OUT 2017

Cara Ana Paula, não importa o que nos tenha acontecido, mas sim a maneira como encaramos tudo isso. Vejo que você não conseguiu elaborar todas essas questoes de modo a poder seguir em frente, dando continuidade ao seu crescimento. Uma psicoterapia poderá ajudá-la nesse processo. Você agora é a única responsável por você mesma, portanto, só você poderá cuidar da criança interior. Comece já a fazer isso.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

10 OUT 2017

Sim . Se for total falta de afeto pode se desenvolver uma psicose como forma de defesa da nossa psique pela sensibilidade e não suporte externo.

Clínica Transformação Psicólogo em Joinville

18 respostas

5 OUT 2017

Olá Anna Paula!

Assim como o profissional abaixo mencionou o afeto é importantíssimo para o nosso desenvolvimento. Na verdade você tem uma identidade e uma personalidade, porém ela esta apenas oculta. É possível sim fazer esse regaste e este processo de autoconhecimento. Sugiro à você procurar um profissional de psicologia pode te ajudar nesse processo de busca da sua identidade. Só fato de você encaminhar esta mensagem já um passo muito bom!!! Estou à disposição! Abraços

Carolina Voltolini Psicólogo em Balneário Camboriú

4 respostas

4 OUT 2017

Olá Anna Paula!

A presença de afeto na vida do ser humano é muito importante para um desenvolvimento agradável. É estruturante e uma base que solidificam os caminhos da existência. Consegue perceber uma sensação muito ruim de vazio que veio perpetuando ao longo do seu crescimento e que hoje pode estar bem presente no seu dia a dia em níveis mais amplos. Quando não tempos o suporte necessário na vida para existir, como o afeto, podemos encontrar desafios quase intransponíveis no percurso. Porém, com o auxílio de um profissional de psicoterapia, conseguirás dar passos firmes, na medida do possível, assim como chegou até aqui.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

4 OUT 2017

Olá Anna Paula, vejo no seu discurso um sentimento de desamparo devastador. Sua história de vida, por mais dura que seja, te trouxe até aqui. Vejo conforme você descreve no texto uma ausência afetiva e de modelos, o que pode sim gerar toda essa confusão em relação a sua identidade. A psicoterapia te ajudará a se encontrar em meio a tudo isso, a te fortalecer como sujeito da sua história. Te ajudará também, a trabalhar todo sentimento que você tem guardado em relação ao seu passado.
Estou a disposição,
Felipe Vasconcelos

Felipe Vasconcelos Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

4 OUT 2017

Oi Anna Paula, bom dia!
Sem dúvidas tudo o que você passou na infância deixou importantes marcas na sua vida adulta e acaba por desencadear os sentimentos que vc descreve. Seus pais cuidaram de vc na medida que eles puderam e não da forma que vc gostaria. Infelizmente não há como voltar no passado, mas tem uma maneira de resgatar esse passado e falar sobre ele que é buscando atendimento psicológico. Hoje como uma adulta, imagino que seja, é você quem faz suas escolhas principalmente quando se refere a cuidar de si mesma e do que sente.
Fico à disposição.
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

4 OUT 2017

Boa noite! Muitos questionamentos, o que sinaliza que está em busca de um sentido de vida e a psicoterapia vai auxiliar nesse processo de ampliação de consciência. Aparenta uma visão idealizada das figuras materna e paterna e, entre o ideal é o possível de cada um de nós, nas várias circunstâncias e papéis, há vc uma grande distância. Sugiro que busque um (a) Psicólogo (a).

Psicóloga Janette Silva Psicólogo em Taboão da Serra

7 respostas

3 OUT 2017

Boa tarde Anna,

Vejo nos seus relatos que você está com muitas dúvidas a respeito da sua sexualidade e em grande sofrimento pelo que passou na infância. Há muitas respostas que só podem ser encontradas em um processo terapêutico, por que ele é contínuo. A cada sessão você e seu psicólogo irão se aprofundar mais e mais em seu caso e sua angústia irá diminuindo. Por isso sugiro que busque terapia na sua cidade. Vai te ajudar a dissolução das suas questões e na ressignificação do que você passou enquanto criança. Com isso as respostas surgirão naturalmente e poderão ser trabalhadas junto ao seu psicólogo. Não deixe de procurar ajuda.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis