Me sinto culpada pela morte de quem amo e meu pai suga minhas energias

Feita por >pn · 5 nov 2022 Luto

Então, perdi minha mãe aos 13 anos e meu pai casou de novo. Depois de uns anos perdi meu melhor amigo, minha madrasta e meu avô morreram nos últimos 3 anos! Nesse tempo eu estava estudando para o vestibular e passei após todas essas tristezas. Mas não me sinto feliz, quero desistir! Meu pai ficou sozinho e está depressivo. Eu tento ajudar mas ele permanece no mesmo estado, suga minhas energias...Penso que se eu tivesse dado mais atenção para a doença do meu avô ou para a da minha madrasta tudo estaria melhor e diferente, mas sei que não posso mudar o passado... só não sei como seguir em frente! Agradeço a ajuda desde já, estou muito confusa e triste.

A melhor resposta 7 NOV 2022

Olá Pn! Sinto muito por tudo isso que tem passado e sentido nos últimos tempos. São tantos sentimentos diferentes que é muitas vezes natural aparecer o de culpa também, porém se responsabilizar por isso trará mais sofrimento e irá te atrapalhar a seguir em frente.
Procure por um acompanhamento psicológico para que acolha tudo isso que tem sentindo e elabore esses lutos e dores, para que assim consiga seguir.

Espero que eu possa ter ajudado.
Qualquer coisa me chame no Chat
Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

8 NOV 2022

Olá Pn! Sinto muito por tudo isso que tem sentido e passado nos últimos tempos, às vezes são tantos sentimentos diferentes surgindo que o de culpa pode acabar sendo um deles, mas de fato não tinha nada que pudesse ter feito pra mudar aqueles fatos. Acredito que seria importante procurar por um acompanhamento psicológico (caso ainda não faça) para que consiga acolher o que está sentindo, elaborar bem todos esses conteúdos e trazer outros pensamentos mais funcionais para conseguir seguir em frente.

Espero que eu possa ter ajudado.

Abraços

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

8 NOV 2022

Olá pn, espero que esteja tudo bem com você.

Por tudo que você viveu ao longo dos últimos anos, e que te causaram sofrimento, é muito interessante você buscar suporte de um Psicólogo para que você tenha um espaço seguro, adequado e profissional, para lidar com todos esses acontecimentos que você vivenciou, e que podem ainda estar te causando sofrimento e dor. Você precisa se cuidar, e transformar aquilo que te causa sofrimento, em superação, cura, renovação. Ter a oportunidade de conversar sobre isso com um profissional, irá te auxiliar nessa superação, para que você possa continuar sua vida da melhor maneira, tendo elaborado adequadamente suas vivências, para que elas não fiquem sempre te causando mais dor. Se for adequado, você pode expor essa necessidade de buscar ajuda de um profissional da Psicologia, para seu pai, com o objetivo de incentivá-lo a fazer o mesmo, pois pelas suas palavras parece que ele também precisa de um acompanhamento com um especialista. Talvez, se você der um primeiro passo assumindo isso, pode ser que ele encontre a motivação que falta para fazer o mesmo, para se cuidar. Com um acompanhamento adequado com um Psicólogo, de maneira consistente, tenho certeza que você irá ressignificar tudo o que foi vivido e que te causa sofrimento, para viver dias melhores pela frente junto a seu pai. Talvez, seja você quem deva mostrar o caminho a ser seguido para seu pai, através de seu exemplo e de sua conduta, e essa me parece uma boa forma de seguir em frente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

6 NOV 2022

Olá Pn! Obrigado por escrever. Pelo teu relato, sem outras considerações, indico que você fala, sem perda de tempo, com um de nós, psicólogos, para que se possa manter a continuidade das conquistas boas, ao mesmo tempo se possa ponderar formas para reorganizar leitura de responsabilidade inadequadamente culposa. Não desista de seus estudos, esteja o máximo possível com seu pai.
Estaremos a disposição para te ajudar a viabilizar essas coisas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8604 respostas

6 NOV 2022

Olá pn.
Sinto muito por tudo que passou e está passando ainda pelo luto das 3 pessoas queridas. Imagino o quanto essas pessoas foram importantes para você e o quanto está sendo difícil essa face da sua vida. Mas para que você consiga passar essa fase com mais tranquilidade sugiro que procure ajuda psicológica. Ao se fortalecer emocionalmente também poderá ajudar o seu pai, estudar e poderá viver o presente com esperança. Realmente não temos o controle do passado, somente podemos viver o aqui e agora. No Aqui e Agora você pode cuidar de você mesma e do seu pai. Se foque nisso. Fico a disposição para desenvolver esses temas com mais profundidade em terapia.
Mria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba