Me sinto cansada, estressada e perdida

Feita por >Mayara Carvalho · 23 out 2017 Traumas

Há algum tempo comecei a me sentir constantemente cansada, sem vontade de fazer outras atividades, costumo dormir varias horas e mesmo assim continuo cansada. Caso eu faça alguma atividade durante a semana para sair da rotina, no outro dia ao acordar para ir trabalhar me sinto desmorivada, pesada, com vontade de desistir de tudo. Há também a questão de me sentir pressionada com vestibulares, não pude estudar esse ano pois o trabalhou me consumiu muito, ao chegar em casa só consigo deitar e dormir a tarde toda, as vezes ao acordar como alguma coisinha e volto a deitar, geralmente durmo por volta das 20h30 e acordo 5h20 e mesmo assim continuo cansada. Não tenho motivação para estudar e agora com as provas chegando me sinto pessima por não ter estudado. Mas ao mesmo tempo não tenho certeza se devo iniciar os estudos no próximo ano, pois não sei se estou preparada. Sem contar com problemas do passado que as vezes voltam para me assombrar. Bom, basicamente, no momento me encontro perdida em minha própria cabeça e não consigo desabafar com as pessoas próximas de mim, pois tenho um certo "trauma", tenho a impressão de que estou incomodando ou a pessoa não dá tanta importância ou até mesmo a pessoa fica sem saber como ajudar. Entre outros problemas guardados pra mim. Há muito tempo gostaria de ir ao psicologo mas meu atual plano de saúde não cobre psicologia e a média de uma consulta é muito alta. Talvez eu precise de ajuda mas não sei o que fazer.... :(

A melhor resposta 24 OUT 2017

Olá Mayara!!!

Minha percepção é que você está com alguns sintomas depressivos que precisam ser investigados e tratados. Imagino que não deve estar sendo fácil para você lidar com tudo isso sozinha e não ter com quem conversar ou mesmo desabafar.
Sugiro que você procure na sua cidade clínicas de psicologia que atendem por preços mais sociais , para aqueles que não tem condições de pegar ou mesmo nas faculdades de psicologia onde os alunos de final de curso que atendem de graça. Procure ajuda, não sofra sozinha!!
Espero ter te ajudado
Abraço
Elaine Hames

Elaine Hames Psicólogo em Florianópolis

29 respostas

17 ABR 2018

Olá Mayara,
Parece que este cansaço que seu corpo está sentindo é reflexo também deste esgotamento interno e sendo assim, não há sono que dê conta de revitalizá-la. Você diz que tem sentido um certo pesar por não estar conseguindo estudar, pelo trabalho estar te exigindo bastante. É importante termos equilíbrio em nossa rotina, dosar momentos do dever, mas também de lazer. Outra questão importante é poder se conceder um pouco mais de leveza à sua mente, ao relatar que não é muito de desabafar com as pessoas por motivos diversos, demonstra quanto conteúdo está se acumulando aí, precisando ser organizado, resolvido. Há algumas opções de negociação com profissionais de psicologia e outras alternativas como o SUS ou mesmo universidades que oferecem o serviço gratuitamente. Experimente uma psicoterapia. Abraços

Daniela L Prandes França Psicólogo em Maringá

25 respostas

24 OUT 2017

Olá Mayara, acredito que seja necessário uma intervenção o mais rápido possível. Referente aos valores de consulta converse com o profissional que entrar em contato e encontre a melhor maneira para os dois trabalharem de forma confortável.
Em todas as idades, pode-se observar modificações significativas em todos os âmbitos da vida de uma pessoa quando é acometida por uma modificação no comportamento funcional diário. Contudo, tem muitas pessoas que não procuram por tratamento, não compreendem como uma doença e sim como “esquisitice e/ou frescura”, ou mesmo são julgadas desta forma. No entanto, já existem muitos anos de pesquisa, medicações, terapias que proporcionam alivio a esta dor. Se você identifica estes sintomas em você, PROCURE AJUDA.
Me coloco à disposição,
Rosângela Fatori

Anônimo-280268 Psicólogo em Ribeirão Preto