Me estresso facilmente. O que faço para me acalmar?

Feita por >Asfalto · 19 set 2020 Stress

Dizem que o primeiro passo é reconhecer. Bom, reconheço que eu sou amplamente estressado, ao ponto de em algumas situações sentir um desejo incontrolável de enfiar a cara de alguém no chão e arrastar a cara dessa pessoa no asfalto. Sim. Sinto desejo de praticar violência. Já destruí ambientes de trabalho, veículos, já fiz loucura de largar expediente de trabalho e viajar por 380km para resolver problemas. Enfim, enquanto escrevo este texto, já senti vontade de pegar alguém aleatoriamente e socar tanto a cara para sentir um breve alivio. TUDO ME IRRITA, até o fato de ter que escrever o que sinto.

Já tentei ajuda de tudo quanto é lado. Só consigo reconhecer que tudo me irrita e que preciso quebrar coisas.

A melhor resposta 20 SET 2020

Olá Asfalto. Grato por escrever. Todos gostaríamos de poder estravasar o estresse, todos gostaríamos de poder colocar para fora, sem controles, a energia da raiva que, muitas vezes sentimos. Não podemos, você também não pode!. Melhor dizendo: você pode, mas o preço e as implicações trazem mais problemas do que solução. Há muitas frentes possíveis. Precisamos te conhecer mais para identificar as frentes mais adequadas para você. Uma frente genérica é treinar a habilidade de lidar com a frustração, outra frente é a atividade física regular e cansativa. Se você precisa quebrar as coisas, implica que você se sente quebrado pelas coisas ou por seus criadores. Como essa sensação se desenvolvou? Toda violência que uma pessoa imagina para outro, em certa medida, ela supõe potencial contra ela. Claro que se você enfiar a cara de alguém no asfalto e arrastar, a socieadade e os próximos delas, ficarão com raiva de você. Eles, após teu ato, indentificarão um motivo e um causador direto e poderão, com base nos teus argumentos justificar o descontrole deles para eles mesmos; considerarão uma reação legítima. Você precisa construir harmonia interna. Cuidado: perder o controle e praticar o que você descreveu, certamente terá implicações muito sérias. Lembre-se: quem quer muita liberdade, acaba prisioneiro das consequências dela.
Faça atividade física, tenha rotina saudável de vida, participe de grupos de esportes coletivos, faça teatro, circo, trabalhe em trabalhos pesados, aprenda a gostar de si mesmo, mesmo que outras pessoas, não demonstrem tolerância com você.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: senso coletivo, empatia, abertura mental, amor próprio, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

20 SET 2020

Olá,
Eu imagino que não foi fácil ter dado o primeiro passo, reconhecer que sente toda essa irritação.
A psicoterapia pode ajudar a expressar suas emoções, seus sentimentos, que hoje são expressados através da raiva, da violência.
Pelo que escreveu, entendo que está sobrecarregado, está pesado e precisa de um "breve alívio" .
A Terapia é a forma mais indicada para se acalmar.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo