Me afasto das pessoas quando começo a nutrir sentimentos românticos por elas

Feita por >Greici · 27 mar 2023 Abordagem psicológica

Sempre que conheço alguém e começamos a conversar ou se ver com frequência eu começo a sentir que estou nutrindo sentimentos por essa pessoa e de imediato sinto vontade de me afastar e cortar qualquer tipo de laço. Talvez, isso possa ser por conta de um relacionamento do passado que não deu certo e acabou me deixando em um quadro depressivo por muito tempo. Gosta de uma orientação para saber como superar isso e não me afastar de alguém.

A melhor resposta 28 MAR 2023

O que você está descrevendo pode ser um medo de se envolver emocionalmente novamente, devido a experiências negativas do passado. É importante lembrar que é natural ter medo de se machucar novamente, mas é possível superar esse medo e construir relacionamentos saudáveis.

Algumas orientações para ajudá-lo a superar esse medo e não se afastar de alguém são:

Reflita sobre suas experiências passadas: É importante entender como suas experiências passadas podem estar afetando seus relacionamentos atuais. Tente identificar padrões de comportamento e emoções que surgem quando você se sente atraído por alguém. Ao compreender esses padrões, você pode começar a trabalhar para mudá-los.

Converse sobre seus sentimentos: Se você está começando a sentir algo por alguém, é importante comunicar seus sentimentos abertamente e honestamente. Falar sobre seus medos e preocupações pode ajudar a construir uma base de confiança e intimidade.

Não se apresse: Lembre-se de que é importante dar tempo ao tempo. Não se apresse em estabelecer um relacionamento, permita que a amizade se desenvolva naturalmente e deixe as coisas acontecerem de forma orgânica.

Pratique o autocuidado: É importante cuidar de si mesmo, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Pratique atividades que o façam sentir-se bem consigo mesmo e reserve um tempo para fazer as coisas que você gosta.

Procure ajuda profissional: Se seus medos e preocupações estão interferindo em sua capacidade de construir relacionamentos saudáveis, é importante considerar procurar ajuda profissional, como um psicólogo. Ele pode ajudá-lo a entender melhor seus padrões de comportamento e emoções, além de fornecer ferramentas para superar seus medos e construir relacionamentos saudáveis.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, fico a disposição.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

30 MAR 2023

Oi, Greici. Por medo de ser abandonada, você abandona primeiro. É uma proteção da sua mente. Pra vencer isso, você tem que desenvolver certas coisas, ações, te conhecer melhor. Isso não vem do relacionamento passado, isso vem de muito antes, da sua infância mesmo em que algum momento ou aconteceu de verdade de ser abandonada, se sentir sozinha, carente afetivamente, sem os devidos cuidados ou você teve essa percepção e interpretação (a nível inconsciente mesmo). Entre em contato comigo pra transformar isso aí, através do autoconhecimento profundo, ressignificar e se permitir sentir e viver, porque seu modo de ser é bem emocional, você quer gerar laços mas os medos e a falta de permissão que seu sistema nervoso gerou em você têm te gerado esses bloqueios. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

30 MAR 2023

Saudações!
Por vezes essas relações nos trazem sentimentos de menos valia que podem ter sido geradas na infância pela forma como fomos (des)cuidados. Se fizer algum sentido para você, considere a possibilidade de fazer terapia e encontrar de onde vem esse comportamento/sentimento. Fique bem.

Fabíola Ximenes Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

29 MAR 2023

Olá Greici, espero que esteja tudo bem com você.

Embora você tenha vivido um relacionamento que te machucou, te decepcionou e te levou a ter sentimentos que não são bons, você deve compreender que outros relacionamentos podem e vão surgir, e que você pode ter excelentes surpresas com eles. Se ainda existe a memória sentimental negativa do que foi vivido nesse relacionamento específico, é interessante então que você possa elaborar adequadamente essa vivência, para que ela não te limite a ter experiências positivas neste campo, em sua vida futura. Todos nós, sem nenhuma exceção, passamos por decepções e frustrações amorosas em nossas vidas, e isso no torna iguais. Mas o que irá nos diferenciar um dos outros é como lidamos com esses momentos. Podemos nos abater e deixar que essa experiência nos defina, ou podemos buscar desenvolver nossa inteligência emocional, aprender o que for necessário com essa experiência, entendendo também quais as nossas implicações para esses acontecimentos, e construir um caminho de superação e de abertura para novas e melhores possibilidades, alinhadas com o crescimento de nossa autoestima. Neste sentido, como essa experiência passada ainda ecoa desta maneira dentro de você, te deixando insegura, é indicado que você trabalhe esse conteúdo junto a um profissional de Psicologia. Em um processo de psicoterapia você terá a oportunidade de abordar essa questão a fundo, e se desenvolver para ficar mais preparada e segura em suas próximas interações. Por isso, se houver oportunidade, busque esse profissional para te auxiliar com essa questão. Acredito que isso irá te oferecer uma boa oportunidade para você ultrapassar o que precisa neste momento, e ainda vai te ajudar na ampliação de seu autoconhecimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 MAR 2023

Olá boa tarde!
E compreensível que esteja se sentindo insegura , mas penso que seja necessário ajuda de um profissional para investigar as crenças que te leva a pensar dessa forma .
Me coloco a sua disposição , abraços.

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Olá Greici, tudo bem? É difícil esquecer as marcas deixados por uma relação que não deu certo e mais do que isso, é difícil nos permitir tentar novamente, talvez o que possa ajudar você no momento seja a psicoterapia, pois através você poderá conseguir trabalhar o que seu relacionamento antigo foi para você, ressignificar essas marcas que ele deixou e se permitir vivenciar uma nova relação. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

28 MAR 2023

Olá Greici! Obrigado por escrever. Uma árvore somente pode dar frutos se tiver terra nutritiva, se tiver água, oxigênio. Uma pessoa somente poderá ter namoro frutífero se contar com turma de colegas e conhecidos, com vínculo de qualidade, se tiver estudos consistentes, trabalho ou preparação para o mesmo de forma séria. Será recomendável que a pessoa pratique esportes coletivos de contato, que a pessoa participe de grupos de estudos, teatro, serviços. Será importante contato com as artes, a cultura em geral. Quando as pessoas investem somente em namoro, quando perdem o namoro perdem tudo. Por ter apenas o namoro, a mente não oxigena com outras ideias, com outros momentos de lazer. A falta do terreno fértil para poder namorar e ter vida social, cultura, ter metas, provavelmente te faz imaginar o namoro como meta total. Isso não funciona, te faz refém total do namoro com outro. Você precisar ser central, maior, muito maior do que o namoro.
Será que estou enganado?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8602 respostas

28 MAR 2023

olá
é natural que, diante de um evento que tenha nos machucado, passemos a adotar uma postura de defesa nos próximos momentos em que a gente sinta algo semelhante ao que foi vivido. E isso pode ter sido super funcional do sentido de que te evita ser ferida. Entretanto também tem o segundo lado, o que te afasta de criar novos vínculos a partir daqui. Para cuidar disso, é necessário buscar um processo de terapia que te ajude a compreender melhor esse mecanismo e te ajude a construir novas formas de se relacionar, pensando em defesas que não afastem.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha