Mãos inquietas

Feita por >Rafaela Cristina · 15 abr 2018 Ansiedade

Não consigo ficar com as mãos paradas. Sempre que estou estudando, ou fazendo alguma atividade em que eu tenho que me concentrar, não consigo ficar totalmente quieta, concentrada Quando não estou usando minhas mãos para alguma atividade e tenho que ficar quieta. E ou as vezes quando estou muito nervosa, chocada com alguma coisa ou situação, quando estou triste, fico cutucando minha cutícula, unhas, aperto as mãos, entrelaço os dedos... As vezes de tanto cutucar a cutícula me machuco. E é automático. Faço sem perceber. O que será isso? Ansiedade? Trauma? Falta de concentração?

A melhor resposta 15 ABR 2018

Olá Rafaela, seria interessante saber com mais detalhes as situações em que você manifesta este comportamento. Parece que isso lhe prejudica a ponto de se machucar, o que já revela por si o quanto conhecer-se melhor é importante, pois diante de nossas emoções tendemos a manifestar uma reação e esta é diferente à cada um de nós. Uma psicoterapia poderá ajudar a tomar consciência das circunstâncias que mobilizam muita energia interna e àquelas que lhes são mais tranquilas e a parti daí, aprender a lidar melhor com elas, um trabalho de auto observação e tomada de consciência é necessário e é algo que pode começar a fazer desde agora, escutar-se mais, olhar para si e refletir, questionar-se a respeito do que deseja realizar, do que pode fazer agora e do planejamento de coisas a serem realizadas, por etapas. A ansiedade nos trabalha bastante, pois deixamos de viver o presente a passamos a nos preocupar com o que está por vir, respire fundo e calmamente e vá fazendo estes questionamentos internos. Se puder buscar ajuda profissional, ao menos em uma primeira etapa, seria fundamental. Espero ter ajudado. Abraços

Daniela L Prandes França Psicólogo em Maringá

25 respostas

16 ABR 2018

Olá Rafaela!
Tanto as mãos inquietas como "se cutucar até machucar" são sinais de um quadro de ansiedade. Por ser um transtorno psicossomático é indicado que procure tanto um psicólogo quanto um médico psiquiatra para avaliação e informações sobre como seguir o tratamento.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 ABR 2018

Olá Rafaela! Mãos inquietas pode ser desde ansiedade até síndrome neurológicas é preciso investigar para fazer uma hipótese diagnóstica, recomendo buscar terapia com um psicologo, na sessão o profissional conseguirá entender o contexto em que ocorrer a equitação nas mão. Procure observar os situações que antecede os sintomas, em que momento se intensifica, qual seu estado emocional, assim conseguirá identificar quais são os gatilhos. Atendo em Copacabana e na Barra, estou a disposição. Att, Aline Lopes

Aline Lopes Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro