Mania de repetição

Feita por >lucas · 5 nov 2013 TOC

Tenho mania de repetir tudo que faço. Por exemplo: apago a luz e acendo várias vezes, abro e fecho a porta várias vezes, etc. Isso atrapalha muito minha vida. Não consigo me controlar. Não sei porque eu faço isso. Não aguento mais.

A melhor resposta 6 NOV 2013

Você sofre de um transtorno de ansiedade, que o leva a praticar esse comportamento. O que você tem é TOC, transtorno obsessivo compulsivo, onde um pensamento obsessivo o leva a um comportamento compulsivo e devido a uma fantasia que você tem, que precisa ser trabalhada e dirimida, esse comportamento persiste e você é hoje, um refém dele. Procure um profissional habilitado, pois dependendo da intensidade da sua mania, será preciso a intervenção medicamentosa, para segurar sua compulsão, receitada por um psiquiatra.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

29 NOV 2013

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ser o que você tem. Procure um psicólogo na sua cidade ou no CRP local que tudo vai dar certo, principalmente se isso é um incômodo na sua vida.

Juliana Galhardi Martins - CRP: 06/76.313

Juliana Galhardi Martins Psicólogo em Ribeirão Preto

18 respostas

27 NOV 2013

Boa tarde, Lucas!

Em qualquer situação com as características que citas, é preciso verificar a situação emocional que ocorre com você e que o leva a praticar estes atos. Algumas pessoas repetem iniciativas, usam determinadas cores, etc., como um ritual ou costume, outras podem estar padecendo de processo de tensão/ansiedade, do qual desdobra o comportamento repetitivo ou compulsivo. Definir claramente do que se trata, é fundamental para um tratamento e prognostico. Quando a pessoa repete por necessidade emocional, por ansiedade, caracterizando o que se pode chamar de TOC, é preciso compreender que é um padecimento emocional, gerado na vida de relações, quer dizer, a pessoa está fazendo isso por um estressamento provocado por situações reativas, ou por complicações psicológicas com gênese na infância e adolescência. A intervenção psicoterapêutica adequada, identificará do que se trata e fará intervenção para a superação da dificuldade. Procure um profissional habilitado! Em nosso site temos vídeo tratando desta problemática, fique a vontade para assistir!

Abraços.
Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

7 NOV 2013

Bom dia,
Esse comportamento apresentado está associado à ansiedade. Se você vem apresentando esses sintomas a pouco tempo, ainda não se caracteriza como um transtorno. Porém, se esse problema vem ocorrendo a muito tempo, e com frequência elevada, provavelmente trata-se do transtorno obsessivo compulsivo. Procure profissional especializado em lidar com esse tipo de transtorno. Apesar de ser um problema muito desagradável, é possível ser superado e o quanto antes se procurar ajudar melhor.

Abraço.

Cognus Psicologia Psicólogo em Natal

4 respostas

7 NOV 2013

Lucas,
a resposta que você recebeu é uma possibilidade, mas não uma verdade absoluta. Seria mais interessante você procurar um psiquiatra e/ou psicólogo para fazer uma avaliação mais minuciosa. O mais importante não é o nome do problema, mas sim sua paz de espírito. Se está te incomodando, procure um profissional. Boa sorte!