Mãe que faz pressão psicológica, mesmo na vida adulta da filha?

Feita por >Michelle · 22 dez 2017 Terapia familiar

Bom dia. Eu sempre segui uma religião mais pelos meus pais do que por eu mesma. Depois eu resolvi sair e comecei a namorar uma pessoa que não era da religião. Minha mãe fez um inferno daqueles pra que tudo desse errado. Mas eu acabei me casando com ele. Agora temos menos de um ano de casados, eu tenho 24 anos, e como nosso casamento anda bem e ela nao tem nada pra falar, fica procurando de tudo pra que eu me sinta culpada. Ate falar das cachorrinhas que eu arrumei ela fala. Não sei mais o que fazer, tento conversar com ela todo dia, visto que não moro mais na mesma cidade, mas esta cada dia mais dificil. As vezes penso em parar de conversar com ela, pelo menos por um tempo. Preciso de ajuda.

A melhor resposta 25 DEZ 2017

Michelle, no seu relato fica claro o conflito com sua mãe, que não é algo atual, imagino. Muitas vezes esses conflitos despertam uma série de sentimentos negativos, afinal, é sua mãe e você tentar amá-la, se aproximar, mas os conflitos acabam afastando vocês. Muitas vezes o relacionamento com os pais só funciona bem com a distância, mas é algo que precisa ser melhor avaliado no seu caso. Sugiro que busque psicoterapia para trabalhar melhor essas questões. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 DEZ 2017

Olá Michelle
Olha pelo que vc disse vc é uma pessoa que se importa co..a parte espiritual. .religiosa..etc. Vou fazer uma pergunta, o que está escrito?
"Abandonadas teu pai e rua mae e serão a só carne e não mais um"...você é casada maior de ' idade, seu compromisso é com seu esposo e com.a família que vcs irao constituir daqui pra frente, sua mãe não está entendendo isso... cuide de sua vida do seu marido, do seu casamento.
Boa sorte. Feliz Natal.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

23 DEZ 2017

Olá, Michelle.
É uma situação bem delicada e pelo que percebi mesmo saindo de casa e morando em outra cidade a situação permanece incômoda. Terapia familiar poderia ser uma boa alternativa no auxilio das comunicação de vocês, porém acredito que seja difícil unir vocês com tanta constância. Diante disse, eu acredito que você posso procurar um espaço de terapia para ressignificar tudo isso que está acumulado da relação de vocês e que, a partir disso, possa desenvolver habilidades positivas para enfrenta-las positivamente. A sua mãe pode até não mudar, mas a partir da sua mudança o seu olhar para a situação naturalmente mudará e surtirá efeito na sua saúde mental.
Espero ter lhe auxiliado e me coloco a disposição para conversar mais.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

23 DEZ 2017

Olá, Michele.
Você já conversou com a sua mãe, sobre as críticas dela? Já disse a ela que está difícil conversar e como se sente?
Caso já tenha feito e não tenha surtido efeito, sugiro que procure iniciar uma terapia, para que possa construir uma nova relação com a sua mãe.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo