Libido ativa e viril

Feita por >aloisio soares de lima · 3 jul 2013 Terapia sexual

Olá, tudo bem? Gostaria de uma opinião dos senhores. Tenho libido ativa e durmo com o pênis ereto durante a noite. Isso é normal? Incomoda a mulher e gostaria de um parecer dos senhores. Agradeço e peço desculpas caso tenha exagerado nas expressões.

A melhor resposta 4 JUL 2013

Boa tarde, Aloísio!

Considera-se um fenômeno natural, especialmente na população jovem adulta, fase em que ocorre uma inflação do desejo sexual masculino. Essa inundação de hormônios reforça a relação e os laços entre os parceiros, além de propiciar momentos prazerosos que relaxam o organismo e o torna mais resiliente e adaptável para os desafios do cotidiano.

O problema é quando não há sintonia nesse quantum de libido entre os parceiros. A sexualidade da mulher, muito embora compartilhe muitas variáveis com a masculina, igualmente difere em outras. Representando graficamente a flutuação hormonal da espécie humana, contata-se que a curva da libido masculina num sistema de coordenadas no plano cartesiano é paralela ao eixo das abscissas e o feminino lembra uma senóide. Em outras palavras o homem mantem seu desejo mais constante e a mulher exibe variação no desejo sexual.

Um homem maduro logo perceberá tal diversidade psicobiológico-sexual entre os gêneros e compreenderá os momentos do ciclo biológico feminino nos quais ela estará mais propensa ao sexo ou não. Concorrem, portanto, para esta variação na intensidade e temporalidade da libido feminina, fatores psicológicos (conflitos laborais ou outros estímulos aversivos ao quais a mulher se expõe e, inclusive, algum transtorno psicológico) e até mesmo fisiopatológicos. Mas não se pode descartar a existência de um problema de relacionamento entre os pares.

Sugere-se, portanto, sublimar o excesso de libido quando a mulher não estiver receptiva ao sexo. Substitua o sexo por carinho, pois forçar por meio de chantagem a parceira manter uma relação sem desejo pode comprometer o relacionamento. Caso a discrepância entre o desejo masculino e feminino seja substantiva, procure a orientação de um terapeuta cognitivo, pois o profissional contribuirá para o ajustamento sexual do casal.

Dr. Miguel Ângelo

Clínica Dr. Miguel Ângelo Psicólogo em Brasília de Minas

20 respostas

31 JUL 2013

Bom dia, Aloisio!
O desejo sexual, assim como outros desejos ocorrem dentro de um clima antropológico. Quando a situação emocional (entre elas o desejo sexual) e o contexto em que ocorre estão condizentes, não há nada de errado aí. Estamos deste modo dentro de uma situação de saúde emocional. Quando nossas emoções não estão sendo correspondentes ao clima antropológico, quer dizer, quando o contexto não pede aquela reação (por exemplo: medo diante de um elevador novo em folha), é preciso verificar o que está ocorrendo com a pessoa. Na situação que referes, é necessário a articulação interdisciplinar, com a verificação de sua situação fisiológica, se for o caso, e também a intervenção psicológica para identificar até que ponto o seu desejo sexual está dentro do esperado, saudável e satisfatório, ou há algum impasse psicológico, que vai implicar em dificuldades na sua vida de relações. Também uma verificação científica permitirá verificar se a dificuldade é sua, de sua esposa, se é emocional, se é fisiológica, se as duas coisas, etc.

Atenciosamente
Psic. Ana Claudia de Souza
Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

8 JUL 2013

Olá Aloísio!

Fisiologicamente isso é possível, aconselho-o a ouvir a opinião de um médico, para conferir se não há nenhum problema hormonal ou mesmo no próprio membro. Conforme sua idade isso poderá acontecer com frequência sem problema algum, porém se isso está causando transtornos em sua vida ou de sua companheira, aconselho-os a procurarem ajuda de um profissional psicólogo para poderem adequar as formas de lidar com a situação.

Att. Rosanna Ré - All Family Psico

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos

36 respostas

8 JUL 2013

Olá Aloisio Soares, tudo bem?

Aloisio, libido ativa não é problema desde que a pessoa não viva em função do sexo. Existe uma grande diferença nestes dois padrões de comportamento. A virilidade, o desejo sexual mais ativos em algumas pessoas do que em outras é perfeitamente normal e não é um privilégio masculino apenas. Algumas mulheres também podem apresentar uma libido um pouco exacerbada. O importante é saber lidar com a situação para não se tornar uma pessoa viciada em sexo.

Afinal, a vida a dois inclui muitas outras coisas boas para ser vividas juntos. Outro detalhe importante é que a ereção masculina noturna também é uma coisa natural, nem sempre que sua parceira perceba uma ereção noturna deverá ser na íntegra um desejo de manter relações sexuais, isso é outra coisa. É um processo natural que ocorre na grande maioria dos homens ao dormir.

As ereções noturnas acontecem durante o período de sono mais pesado, são involuntárias e costumam acontecer entre quatro e cinco vezes durante a noite. Isso é um mecanismo de autodefesa do pênis para prevenir a fibrose dos corpos cavernosos. Durante um sono de oito horas, o tempo total em que o pênis fica ereto é de cerca de uma hora, com intervalos de tempo entre uma ereção e outra.

Explique para sua parceira, talvez vocês dois não estejam entendendo um processo natural e, até mesmo, de saúde do seu corpo. No entanto, acredito que você deva se conhecer um pouco para saber até onde essa minha resposta é verdadeiramente a sua realidade. Se ainda assim vocês considerarem que este seja realmente um problema para os dois, procurem ajuda.

Espero poder ter ajudado, um abraço.
Edjane Aniceto da Rocha.

Edjane Aniceto da Rocha Psicólogo em Salvador