Isso também é um sinal?

Feita por >Renata · 15 out 2019 Terapia de casal

Olá, tenho um relacionamento de 4 anos. Desde o início foi um relacionamento conturbado por existir dezenas de diferenças, mas ainda sim, estávamos juntos. De um tempo pra cá, meu namorado sempre diz que precisamos terminar, pelo nosso bem e saúde mental. Mas até então, nunca conseguimos esse término. Estamos juntos.
Acontece é que éramos muito infantis no início e fomos evoluindo, com diversas conversas, acordos, enfim. Mas sinto que ainda somos frágeis. Qualquer coisa que acontece que não seja feliz, ele vem como esse papo de término novamente, ou fica isolado, colocando a gente novamente no início, sabe? Parece que toda aquela mudança e conversas não foram suficientes para a gente seguir feliz, mesmo quando há brigas.
Fico triste porque parece que nunca tá bom. E eu tenho me pego em dúvidas, me perguntando se é esse tipo de relacionamento que eu quero ter. Confesso que por mim, ficaríamos juntos, conversando sempre, se acertando sempre. Pra mim, casal bom é o que conversa, o que tenta melhorar. Acredito que ele tenha os motivos dele (que já foram ditos), mas mesmo que eu mude ou melhore algo, parece que nunca tá bom. Já estou desacreditada.

Será que essa também é uma resposta para minha dúvida?

A melhor resposta 16 OUT 2019

Olá Renata! Você diz faz quatro anos que estão juntos, que começaram infantis e viviam de forma conturbada. Namoro, em tese, deve ser exercício de escolha, não condenação a ficar juntos. Por outro lado, qual a vantagem de manter uma interação descrita como infantil e conturbada. Pense na sabedoria histórica: conhecer, observar, paquerar, talvez namorar, provavelmente desistir, talvez noivar, talvez casar. São processos que ajudam a escolher. Por que já no primeiro ou no segundo namorado as pessoas tem que acertar? Não será razoável considerar que as pessoas, com o amadurecimento podem aprimorar seus conceitos de parcerias amorosas. Você tem sua turma de amigos para viver a sua juventude? Você se considera respeitosa consigo mesma? Dá para considerar que antes de namorar outra pessoa, você "namora a si mesma?" Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

16 OUT 2019

Boa tarde Renata,

O relacionamento é complexo: e entre duas pessoas não é diferente!

Recomendo procurar um Psicólogo, em que possa confiar, para que você possa passar por um processo psicoterapêutico. A psicoterapia, poderá conduzi-la a um processo de autoconhecimento, essencial, para sanar suas dúvidas em relação a este relacionamento: uma possibilidade concreta do reencontro consigo, sem julgamentos alheios.

Seria muito valioso que você e seu namorado pudessem fazer terapia de casal. Porém, caso ele não concorde, você deve ir por você!

A compreensão dos problemas é a chave para a solução dos mesmos!

Abraço,

Eliane Monteiro Kuramoto - Psicóloga Clínica.

EMK - Psicologia Clínica Psicólogo em Mogi das Cruzes

15 respostas

16 OUT 2019

Renata.... umas coisas para você pensar e depois, refletir com ele... O que é ser feliz?
Um não está colocando nas costas do outro a solução de sua infelicidade?
Culpando ou tendo expectativa que o outro supra suas necessidades?
Cada um de vocês parece estarem buscando a felicidade no outro.
Diante das dificuldades da vida, buscam soluções no outro.
Ninguém é responsável pela felicidade do outro. A realização, é uma conquista pessoal.
Muito diálogo entre vocês dois... começaram sentindo-se infantis e foram crescendo... isto é ótimo, pois já se conhecem até certo grau e podem continuar crescendo, se expandindo. Vida de casal é uma construção, mas precisam conversar entre voces tudo. E quando digo tudo, é TUDO mesmo. Principalmente sentimentos, pois são estes que fazem conexão com a alma de cada um.
Talvez precisem de ajuda, Psicoterapia de casal... é ótimo para ajudar a se conectarem intimamente.
E alimentem o amor a cada dia... não esperem cair do céu porque se esperarem, o amor se extingue, morre.
Abraços

5817 respostas

16 OUT 2019

Olá Renata,

Meu nome é Daniela Martins, sou psicóloga e vou tentar ajudá-la.
Quero começar dizendo que somente uma mensagem não resolverá o seu problema e não conseguirei analisar a sua situação por completo, ok?
Bom, todo relacionando tem problemas e todas as pessoas têm diferenças. No entanto, existe uma distância entre o relacionamento que dá certo e aquele que não dá e é o diálogo, que mencionou em seu texto, além da disponibilidade para mudança e aceitação daquilo que não é possível mudar.

Vou te apresentar algumas questões para refletir:
1. O diálogo que vocês têm é produtivo? Vocês sabem conversar sem acusar o outro?
2. Vocês dois estão dispostos a mudar?
3. Os dois estão dispostos a aprender a lidar com as diferenças do outro?
4. Caso o seu namorado não queira mudar aquilo que te machuca, você está disposta a conviver para sempre com tal situação?

Muitas reflexões, não acha? Mas vale a pena analisar cuidadosamente cada uma.

Te desejo sucesso no relacionamento e caso não consiga lidar com tal situação sozinha, sugiro que peça ajuda.

Daniela Martins
Psicóloga

Psicóloga Daniela Martins Psicólogo em Brasília

15 respostas

16 OUT 2019

Oi Renata, parece que coloca a infelicidade da sua relação em cima do seu namorado, por ele dizer que quer terminar constantemente. Seu relato me faz pensar que acha ser normal viver brigando e dialogando. Creio que vocês dois tem dificuldades importantes para viver uma vida conjugal harmoniosa. Renata procure fazer psicoterapia, caso se separe é muito provável que se repita com outros parceiros o que acontece atualmente.

Paulo Martins Psicólogo Psicólogo em Ilhéus

4 respostas

16 OUT 2019

Boa noite, Renata não posso responder a sua pergunta, pelo simples fato de que você já tem a resposta, em um relacionamento conturbado de 4 anos agora chegou o momento de você decidi o que quer viver e, se quer continuar nessa relação, os motivos deles, toda a mudança, conversas não são suficientes e qual o motivo disso? Você já parou para pensar? Quando seu namorado:"diz que precisamos terminar, pelo nosso bem e saúde mental", ele quer dizer o que? Responda essas perguntas e perceba o que suas respostas.

Renata sugiro que, faça duas listas, uma escreva os motivos para você continuar nessa relação e, em outra escreva tudo o que seu namorado durante esses 4 anos de relacionamento, as coisas boas, as brigas, as conversas, demonstração de afeto, carinho,amor e, a partir dessas listas você vai ter uma ideia de como é realmente seu relacionamento, a parti daí você poderá tomar decisões, fazer escolhas que possam te trazer felicidade e um relacionamento ideal para você e consequentemente para seu namorado, pois os sentimentos, emoções, escolhas e decisões dele também devem ser levado em conta para harmonia desse namoro.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador