Infeliz

Feita por >Bipolaridade · 29 nov 2020 Transtorno bipolar

Eu canto desde a minha infância. Aos 19 anos fui diagnosticado com Bipolaridade é tive que ser internado por risco de suicídio. Eu semprsempre amei cantar e tinha intenções de me profissionalizar e me aprofundar casa cada vez mais no tópico "canto". Quando tive um surto psicótico, comecei a dizer que odiava minha voz, é assim estou há quase 5 anos. Consigo ouvir música em Inglês, mas quando tento ouvir as bandas e artistas que gostava em português, eu passo muito mal, choro, quero morrer, etc....eu sou Baixo-Barítono, uma voz bem grave masculina, então, praticamente todos os meus ídolos tem vozes mais agudas que eu...sinto como se a minha voz fosse a mais horrível do mundo. O que pode ser esse fator de só a música em PORTUGUÊS acabar comigo?

A melhor resposta 2 DEZ 2020

Olá.
Uma vez que o canto tem um profundo significado e importância para você, associá-lo a uma parte sua da qual você não gosta pode ser uma hipótese que justifique essa tentativa de negar esta aptidão. Em outras palavras, é como se cantar te fizesse confirmar alguma crença instalada negativa sobre você.
Refazer as pazes com suas versões de si mesmo pode ser um trabalho necessário, cujo acolhimento psicológico pode ser fundamental para te ajudar a elaborar conteúdos e lembranças difíceis.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

30 NOV 2020

Boa tarde!!
Acredito que sua voz seja incrível!!, você precisa verificar o por que do surto, aconteceu algo que serviu como gatilho para esse surto acontecer? As vezes a frustração com algum acontecimento traz bloqueios que somente com ajuda especializada consegue burlar esse sintoma e seguir com o que se ama fazer;
Ficarei feliz em poder lhe ajudar a descobrir o que aconteceu;
Beijos carinhosos
Psico Leni Elisa

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

30 NOV 2020

B tarde. Vc pode ter criado um bloqueio. Por causa da internação. Do surto..
Não sei se vc faz tratamento psicológico e psiquiátrico mas deveria. Para amenizar esses sintomas é vc poder viver uma vida normal.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 NOV 2020

Olá! " aquele que se denominou com (bipolaridade)!" Grato por escrever. Português é a língua que experimentamos desde que nascemos, para além das palavras, com as transformações dinâmicas e conexões contextuais altamente ricas. Cinco anos não podem se sobrepor a dezenove; um surto psicótico é algo razoavelmente comum em muitas pessoas que voltam a ter vida bem temperada. Parece que você está fixado no acontecido de quando tinha dezenove anos. Hoje você tem vinte e quatro, é outra pessoa, mais forte, mais experiente.
Será importantíssimo, você resgatar tua inteireza através da conduta científica de um psicólogo. Cante, cante perto de alguém de tua profunda confiança. Gradativamente você irá fazer prevalecer tua inteireza sobre um episódio sofrido.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.