Hipocondria e medo de doenças mentais

Feita por >Bruna Pio · 16 mai 2019 Psicologia clínica

Um hipocondríaco , pode apresentar medo de doenças mentais , do tipo depressão ?E ter sintomas ?

A melhor resposta 17 MAI 2019

Olá Bruna! Você já definiu: "hipocondria". Sim, doença mental está contida nas possibilidades das manias de doença. Será interessante dar especificidade para a tua queixa. Pode-se ampliar o entendimento do que você sente encontrando "antídotos" para o desconforto, no entendimento mais profundo dele mesmo. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

20 MAI 2019

Você esta com medo de ser um Hipocondríaco? Mas não relatou se passa por Psicoterapia ou não. Acho que seria de grande valia para você se descobrir e esclarecer duvidas relacionadas

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

16 MAI 2019

Hipocondria é o quadro em que se tem um medo excessivo e não realista de ter algum sintoma ou condição de saúde que pode ameaçar sua vida e ainda não foi diagnosticado. Nesses quadros, o hipocondríaco tende a ficar ansioso com a doença, mesmo sem nenhuma evidência médica que justifique a preocupação. Você pode sim, sentir reações no corpo por aquilo que imagina ter, mas que na realidade não tem. Fazer terapia com psicólogo ajuda nessas questões.

Héllida de Oliveira Morais Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Anápolis

2 respostas

16 MAI 2019

Olá Bruna. A hipocontria é um transtorno mental, na medida em que sobrecarrega a pessoa com pensamentos de que pode estar com alguma doença. Atualmente a hipocondria está classificada como transtorno de ansiedade de doença, e pode ser qualquer tipo de doença.
Porém é muito importante que a pessoa seja avaliada adequadamente, porque pode haver comorbidade com transtorno depressivo, isto é, a pessoa pode estar depressiva e apresentar sintomas de hipocondria (ansiedade de doença).
Oriento que faça uma avaliação psiquiátrica e acompanhamento com um psicoterapeuta para reestruturação cognitiva.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana