Há sentimento ou é acomodação?

Feita por >Júlia · 11 mar 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde! Me chamo Júlia e fico com um moço há mais um ano, não eh constantemente mas ficamos as vezes. Eu cresci com ele e tenho sentimentos, ele já namorou uma vez mas tenho insegurança para falar de relacionamento sério e ele também nunca demostrou querer. Acham que é sentimento por estarmos a tanto tempo nessa ou só questão de conveniência?

A melhor resposta 14 MAR 2023

Já se acomodaram nessa situação, né? Mas você vir com essa pergunta é porque deve estar te incomodando então...por que tem insegurança em falar em algo sério? Por ter medo da situação entre vocês mudar? Tem insegurança consigo mesma? Não acredita que possa ser alguém interessante para um cara querer namorar? São muitas questões. Entra em contato comigo pra entender melhor aí o que tem sentido e eu poder te ajudar com relação as suas inseguranças, medos, novas posturas diante da vida.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

13 MAR 2023

Olá Júlia! Obrigado por perguntar. Certamente poderemos organizar com você uma resposta consistente e enriquecedora, mas precisaremos saber mais, muito mais sobre você: idade, configuração familiar, metas e objetivos sólidos, rotina de vida, personalidade, dentre outros dados. Essa pergunta é importante. Sua resposta, porque te incomoda e envolve vínculo diferenciado de mais de um ano, deve ser organizada.
Conte com um de nós, psicólogos, para construir resposta com força e profundidade para modificar as coisas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8604 respostas

13 MAR 2023

Júlia,
Precisa avaliar como está sua vida e o que significa estar junto com este moço.
Isto facilita ou prejudica a sua vida? Te tira a liberdade ou te facilita?
Sem ele viveria melhor? No que ele impede voce viver a vida como voce gostaria?
Voce tem a liberdade e a possibilidade de escolher.
Voce será o que escolhe; cada escolha gera suas consequências, seus resultados

Abraços

5817 respostas

13 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 MAR 2023

Olá Júlia.
Um ano é tempo suficiente para que oficializem um namoro. Namoro exige responsabilidade, disponibilidade, comunicação constante com abertura, verdade e sinceridade. Tenha em mente que o namoro serve para se conhecerem e verificarem as afinidades. Dois anos de namoro é um tempo razoável para saberem se têm afinidades ou se é melhor cada um seguir a vida em rumos diferentes. Escolha o melhor dia e horário para falar daquilo que sente e qual o seu desejo em relação à ele e o que espera dele. O diálogo sincero é o melhor caminho para iniciar essa trajetória. Quando você estiver preparada para iniciar a conversa faça isso, mas esteja preparada também para ouvir a resposta dele e aceitá-la caso não esteja dentro daquilo que você deseja.
Fico à disposição para aprofundar os conteúdos tratados aqui em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 MAR 2023

Olá, Júlia! É difícil afirmar com certeza se os sentimentos que vocês têm um pelo outro são apenas uma questão de conveniência ou se há um sentimento real envolvido, mas há algumas coisas que você pode fazer para tentar entender melhor a situação.

Primeiro, tente refletir sobre o que você sente por ele. Você acha que é apenas uma questão de hábito, ou há algo mais profundo ali? Você sente que gosta dele como pessoa, se diverte com ele, admira qualidades dele? Ou você só fica com ele por falta de opção ou porque é cômodo?

Além disso, converse com ele abertamente sobre seus sentimentos e pergunte o que ele pensa sobre o relacionamento de vocês. Tente ser sincera e direta, sem cobranças ou expectativas. Se ele também tiver dúvidas ou inseguranças, é importante que vocês conversem sobre isso para tentar entender melhor a situação.

Lembre-se também de que, se vocês decidirem que querem um relacionamento mais sério, é importante que ambos estejam comprometidos e que haja respeito, carinho e comunicação entre vocês.

No fim das contas, só você pode decidir o que é melhor para você e seus sentimentos. Espero ter ajudado!

A disposição.
Filipe Araújo

Filipe Araújo Psicólogo em Recife