Gostaria de um conselho sobre uma questão passional

Feita por >Cesar · 29 ago 2019 Coaching

Sou um rapaz, durante boa parte da minha vida passei por problemas psicologicos, mas precisamente o isolamento. Enfim, por essas questões, tive consideravelmente poucas parceiras., mas gostaria de pedir um conselho:
É o seguinte eu sou apaixonado pela minha melhor amiga, apesar de nos darmos muito bem, ela mesmo reconhecendo minhas qualidades como homem e ser humano (beleza, carater, inteligencia, até meu cheiro rsrs) nunca percebi nela um algo a mais a meu respeito, mas eu tenho uma queda por ela, para não estragar a amizade, e pela minha insegurança nunca disse o que sinto por ela. Bem, depois de um certo período, conheci uma outra garota, ela é muito bonita e legal, saimos algumas vezes, até que nesse imbroglio todo começamos a namorar. Ela é demais, tão boa que aconteceu algo incomum, minha namorada me pediu em casamento, e não foi brincando, acho que ela levou nosso relacionamento a um estagio bem mais complexo do que eu imaginava. Ela tbm tem historico de problemas psicologicos, teve depressão na adolescencia. Eu para não deixa la triste disse de maneira informal que aceitava. Mas para ser sincero sempre quando vou me deitar penso na minha amiga. Não sou tão experiente para encontrar uma solução pois minha mente e meu coração estão em colisão.

A melhor resposta 30 AGO 2019

Olá Cesar, obrigada por seu contato!

Vamos lá... é sempre bom sermos transparente conosco mesmo. Compreendo o seu receio de não abrir o que sente por sua amiga, mas na vida precisamos assumir alguns riscos. Se você tem essa clareza de que é dela que gosta, abra o jogo, só saberá se ela vai aceitar ou não se você falar.
Pode receber um não? Pode. Mas se prepare para isso, a vida é assim.
Estou entendendo pelo seu relato que é evidente que gosta da sua amiga. Mas se não estiver claro para você, clareie primeiro.
E quanto a casar, é um passo muito sério a ser dado, não dá pra " deixe a vida me levar". Na vida precisamos do que é concreto. E pelo que entendi, o que há de mais concreto é seu desejo por sua amiga.
Se for difícil para você essa definição, nós do mundo Psicólogos podemos ajudá-lo.

Conte conosco,

Micheline Sales
Psicóloga e Coach

Micheline Pereira de Carvalho Sales Psicólogo em Sorocaba

15 respostas

30 AGO 2019

Olá Cesar! Qual a sua idade? Existe uma reflexão interessante sobre isso, que deve ser temperada com a história que você relatou: a pessoa pela qual nos apaixonamos está muito mais no imaginário nosso do que na pessoa à qual direcionamos. Outra questão: de fato somente amamos o outro, quando temos a essência do amor em nós mesmos (autocuidado, auto respeito, metas autônomas, sonhos originais). As paixões do momento são interessantes, mas duram até quando? Será que olhando de perto e convivendo intensamente, as pessoas serão as mesmas? Certamente não. Assim podemos amar pessoas com qualidades e defeitos, descobrir nelas, ao conviver mais intimamente, aspectos que não gostamos, mas amor é tolerante, dialogador, persistente, flexível. Parece que você precisa se permitir experimentar o amor, com as energias atuais, mas sem ficar refém da hipótese de que, necessariamente será o último ou o perfeito. Também, caso termine, não poderá imaginar que perdeu tempo ou se enganou, é a predisposição amorosa que permite conhecer e buscar aprofundamentos ou não. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.