Gostaria de mudar meu caráter, como faço?

Feita por >Vitória Nery · 7 jan 2016 Traumas

Fui abandonada pela minha mãe aos dois anos e meio, morei com a minha avó algum tempo e ela sempre me espancou muito, morei com outras tias minhas que fizeram o mesmo. Hoje moro com outra tia minha, pois ja estou criada e não quero morar com a minha mãe, quando precisei dela (mais nova), ela não me quis. Minha tia reclama que não tenho interesse nas coisas, que não tenho coração. Queria me interessar pela vida, e fazer as pessoas ao meu redor mais feliz e para isso preciso de ajuda. :(

A melhor resposta 8 JAN 2016

Tive a experiência de atender casos semelhantes ao seu e os resultados foram muito satisfatórios.O processo terapêutico lhe dá a possibilidade de construir algo novo,novos olhares e perspectivas.
Não é que você não tenha coração, e sim possui um coração que está cansado de pouco ou nada receber. Como oferecer aquilo que nunca nos foi concedido.Onde encontrar? E quando encontrar, irá receber? Desejo boa sorte!

Shenia Karlsson Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

13 JAN 2016

Olá Vitória! Você poderá conseguir mudanças através do autoconhecimento que a psicoterapia pode lhe proporcionar. É preciso olhar pra dentro de si, revisitar a sua história e descobrir o quê mudar e como mudar. A Psicoterapia pode lhe ajudar muito.
A vida é curta e temos pressa em ser felizes. Vc não merece adiar a sua felicidade por causa de desajustes emocionais. Tome logo uma atitude e não perca mais tempo! Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

12 JAN 2016

Olá Vitória. Certamente todo esse sofrimento numa época em que você estava se desenvolvendo, justifica qualquer atitude reativa que você tenha no presente, mas tudo tem jeito. Quando você pergunta como mudar de caráter, certamente está querendo saber como mudar de estrutura e ter reações mas amistosas nos relacionamentos e ter mais prazer na vida. Você não tem que obrigatoriamente agradar a todos, ninguém consegue isso e nem tem que ser assim. As pessoas que te machucaram, não tinha paciência em lidar com criança, não foi porque você era ruim ou não, dessa culpa você pode se livrar. Sua mãe não pôde ficar contigo porque não tinha estrutura para criá-la, mas é claro, uma criança só sabe que foi abandonada, mal amada, mas talvez ela tenha se modificado neste tempo que passou, quem sabe? A terapia que conheço que trabalha com transformação de caráter é a terapia corporal reichiana, criada por Wilhelm Reich. Não sei qual é a sua cidade, talvez pudesse te indicar um terapeuta. Abraço.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

11 JAN 2016

Olá Vitória, acredito que um caminho possível para você decidir o que quer modificar e se quer modificar é entendo todos esses acontecimentos de sua vida e como eles determinam suas decisões hoje. Não esqueça que somos uma construção de tudo o que vivemos, não somos somente o momento presente. Se existe um desenterresse pela vida hoje certamente é resultado de outras experiências vividas. Procure uma ajuda com um psicólogo para entender tudo isso que você passou e está passando para que suas decisões façam mais sentido para você! Abraço. Renata Vidotte Vale

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

11 JAN 2016

Olá Vitória, ao se questionar e desejar mudar já estás em processo de cura emocional, podes acelerar teu atuoconhecimento e alcançar boas resoluções adaptativas com acentuada melhora na qualidade dos teus relacionamentos através da psicoterapia, desativando os traumas e reprocessando-os com o EMDR e BSP, são abordagens que uso para integrar o cérebro.

Anelise Schmidt Rolim Psicólogo em Torres

4 respostas

10 JAN 2016

Vitória, bom dia. Você foi muito machucada pela vida. Tem muitas mágoas e feridas. O ideal é procurar uma ajuda profissional. Um psicóloga irá ajuda-la a fazer as mudanças que tanto almeja.
Abs,Cláudia.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

9 JAN 2016

Olá Vitória, sugiro que você busque um psicólogo para que possa se entender e se conhecer melhor para assim poder modificar o que quer em seus relacionamentos. Foram muitas mágoas e marcas desagradáveis em sua vida, por isso, o psicologo poderá ajudá-la a se perceber nas situações de seu cotidiano e ao se conhecer melhor, você saberá o que fazer e como agir. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

8 JAN 2016

Boa tarde Vitória. Não se pode esquecer a história da vida, inclui acolhimento, afetos e educação, além da genética. Importante trabalhar e encarar da gestação a sua idade de hoje no processo terapêutico, é necessário ajuda de um profissional, foram sitadas várias rejeições. Considero possível uma mudança nas suas relações afetivas, consequentemente na sua personalidade e objetivos de vida futura. Boa sorte, saudações. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

8 JAN 2016

Vitória, infelizmente não há uma fórmula simples para obter qualquer mudança. No seu caso, me parece que você almeja algo mais, me parece que você quer uma transformação em seu modo de olhar para a vida e assim viver de forma diferente. Não estamos falando de mudança de caráter e sim mudanças em relação a leitura que você faz das pessoas, dos seus relacionamentos, da vida em geral, e assim consequentemente mudará a forma de sentir e de se comportar. Para mudar, você precisará primeiro se conhecer e entender em seu íntimo o que faz com que você sinta e haja de determinada forma em cada situação, e quais respostas você espera ter, aí então será capaz de tomar decisões sobre o que deseja mudar de verdade ou não, afinal, tenho certeza que também tem coisas especiais que não necessitam de mudança. O primeiro passo você já deu, que é reconhecer que precisa de ajuda e vontade de querer mudar, mas daí para frente, por aqui não há como dar uma resposta, é importante que você encontre um profissional que confie para te dar o suporte necessário para caminhar em busca dessa mudança.
Abraço

Psicóloga Aline Yohana Psicólogo em Balneário Camboriú

1 resposta