Fui traído pela esposa e não consigo mais confiar

Feita por >nando · 18 jan 2022 Terapia de casal

Estou casado a 20 anos, sou cristão desde minha infância, tenho 46 anos e ela 43, em 06/2018 descobri a traição dela. Na época pedi para que fosse embora pra mãe dela e ficamos separados durante 1 mês, nesse tempo ela implorava por perdão, dizia estar arrependida, alegava que fez o que fez por conta da autoestima baixa, dentre outras coisas, resolvi perdoar, acontece que 1 ano depois fazendo monitorias no celular dela peguei conversas avulsas dela com o cara, fiz os questionamentos sobre o motivo e ela justificou dizendo que ele estava a procurando para saber como andava as coisas e outras futilidades. Agora não consigo mais confiar. Meus questionamentos.
1 Como devo proceder para essas coisas de conversinha não me importunarem em mais?
2 Ela diz que não tem mais nada a ver com esse cara, ele que a procura pra conversar, como saber se ela está mentindo?
3 É verdade de que quem trai uma vez vai trair sempre?
4 Ela diz que nunca amou esse cara e jura de pé junto que seu sou o amor da vida dela, É verdade de que quem ama não trai?
5 Ela tem uns comportamentos estranho de ficar tirando milhares de fotos do rosto, séria indícios de baixa autoestima, ela era obesa e perdeu muito peso, agora está magra e as pessoas passaram a elogia lá inclusive esse cara com quem ela me traiu.

A melhor resposta 19 JAN 2022

Olá!
Não existe nenhum tipo de regra sobre "quem trai uma vez vai voltar a trair" ou "quem ama não trai". Só podemos responder isso com base em crenças pessoais, mas de fato diz sobre o momento que o casal vive.
Entendo sua insegurança, mas não podemos controlar o que as pessoas fazem, por isso precisamos confiar. As pessoas escolhem se vão nos machucar ou não, e, caso elas nos machuquem, só cabe a nós decidir o que faremos (se me afasto, se perdoo, etc).

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

6 FEV 2022

Traição é realmente complicado e não se pode tratar aqui nada sem ter uma continuidade no assunto.
Há muitas coisas envolvidas tanta da parte de quem traiu como de quem foi traído.
Melhor voce tratar isso em Terapia.
Abraços

5817 respostas

21 JAN 2022

Olá Nando, sua questão é sobre a confiança: quando podemos confiar e quando não podemos confiar? Onde está a garantia de que o outro não vai mais me trair? A resposta é que isso não existe, não há resposta pra essa pergunta. O que existe é você conseguir estabelecer uma conversa e compreender o que a levou à traição. Às vezes a ferida é tão grande que impede que qualquer tipo de entendimento venha a acontecer, então isso só é possível se você estiver disposto a recuperar a relação. Acredito que você só vai 'se curar' dessa desconfiança à medida que você perceber que a intimidade entre vocês voltou. Intimidade quer dizer: há algo entre vocês em que o outro não chega, que é só entre vocês. Às vezes, por conta da rotina, das atividades cotidianas, ou por diversos outros obstáculos, o casal se separa subjetivamente sem ter se separado concretamente. É preciso entender o que criou essa distância entre vocês pra que ela se permitisse sair com outra pessoa, e de que forma é possível diminuir essa distância. Repito: só com muita conversa e um estar disposto a escutar o que o outro tem a dizer, em sua diferença radical.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

19 JAN 2022

Nando. Penso q na realidade quem tem baixa auto estima é você. Sobre relacionamento é uma realidade sobre perder a confiança e ter dificuldade de recuperar. Vocês nunca pensaram em fazer terapia?
Tantos questionamentos seria interessante conversar com um profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JAN 2022

Olá Nando! Grato por escrever. Traição é bastante frequente. De outro lado, na maior parte das vezes, implica episódio isolado, baseado em fantasias imaturas. Esses perguntas tuas refletem tua insegurança atual. Será recomendável que você conte com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.