Fui no shopping e demorei e já foi motivo de briga

Feita por >Mmm · 24 jan 2023 Abordagem psicológica

Ontem fui ao shopping com uma amiga que não via a muitos anos, antes de ir avisei meu namorado como sempre aviso. Chegamos por volta das 12:30, tomamos chopp, conversamos e saímos andando pelas lojas, quando vi já era 17:00. Nesse intervalo meu namorado já tinha me ligado umas 3 vezes e me mandado mensagens querendo saber que horas eu ia embora. Disse que já estava indo, mas acabei demorando mais uns minutos. Ele começou a dizer que sempre extrapolo os limites e ficou sem falar comigo depois. Fiquei péssima e passei mal de ansiedade, porque não gosto quando ficamos brigados. Pedi desculpas, apesar de achar que não deveria e ele ficou me tratando mal. O que devo fazer? Obrigada desde já.

A melhor resposta 25 JAN 2023

Você não fez nada de errado. Nem deveria se desculpar. Você avisou seu namorado antes de ir, respondeu as mensagens dele. Mesmo que demorou um pouco, é seu direito ter seu tempo para você, sua família ou para seus amigos. Relacionamento precisa ser baseado em confiança. Ninguém tem o direito de controlar o outro. Dialogue com seu namorado. Diga a ele que você não fez nada de errado. Que se sentiu muito mal por ele ter brigado com você e ter te tratado mal. Jamais peça desculpa por algo que não fez de errado. Isso reforça o comportamento de controle da outra pessoa. Se foi a primeira vez que isso aconteceu, converse, exponha o que sentiu em relação a atitude dele. De isso acontece sempre ou algumas vezes, cuidado. O relacionamento precisa ser saudável.

Fabiane Ferreira Pires Psicólogo em Cuiabá

2 respostas

31 JAN 2023

Bom dia Mmm, sinto muito pela ansiedade e transtorno com o namorado. Acredito que a terapia ajudaria a compreender como se sente e desenvolver uma forma mais funcional de lidar com o relacionameto. Fazendo acordos saudáveis e se compromissando com eles. Aprendendo sobre limites, sobre o que lhe é importante viver, aprender a se comunicar de forma assertiva..
Desejo uma vida plena de sentido.
Atenciosamente,
Brenda Lima

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

31 JAN 2023

Para lhe dar algum caminho realmente bom para seguir, eu precisaria saber bem mais detalhes da relação de vocês, mais detalhes do acontecimento, se este padrão de comportamento é recorrente, como vocês reagem quando brigam, etc.
De uma forma superficial, posso te dizer que relações precisam de acordos pré estabelecidos e de bastante diálogo respeitoso. Caso queira fazer dar certo, é importante explicar para seu namorado quais as atitudes específicas que a estão incomodando e você saber quais as que estão o incomodando, através disso, vocês definem de que forma cada um pode muda-las.
Você pode falar ao seu namorado a importancia de uma conversa onde cada um tenha um espaço para falar de uma atitude que o incomodou sem que se torne uma discussão. Por exemplo, dizer "me senti chateada, pois você não me deu liberdade e espaço, e isso é imprescindível numa relação (é importante que ele só escute e não tente se justificar) Você a partir de agora consegue me dar autonomia e um certo espaço?"
E ele pode dizer "me senti chateado pois você falou que chegaria em determinado horário e não chegou".
A partir disso, vocês podem combinar que 1- ele não fique te ligando e brigando quando você sai sem hora exata para voltar e 2) que você, ao invés de falar que está chegando, só afirme que "não sei que horas chego".
Esta técnica onde cada um só escuta o incômodo, ao invés de procurar justificativas e apontar o erro do outro pode ser exercitada e ser um novo acordo de vocês também.
Agora, um adendo importante, se seu namorado frequentemente causa esse tipo de briga e vem te impedido de ter sua autonomia, liberdade e de fazer coisas sem ele, recomendo que você leia sobre relacionamentos tóxicos e veja se talvez se aplique. Caso algumas características batam, é preciso repensar bastante se compensa continuar nessa relação.
Espero ter ajudado, um abraço!

Thaís Gonçalves Psicólogo em Congonhas

1 resposta

25 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 JAN 2023

Olá Mmm! Obrigado por escrever. Você contou um episódio. Não contou idade, tempo de namoro, experiências que motivam a continuidade do namoro. É preciso contexto para ponderar com fundamentação. De outro lado, até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade, o que dá nutrientes para futura convivência enriquecida, são as amizades, os estudos sérios, o trabalho sério, os grupos: colegas, conhecidos, esportes.
Namoro é experiência, que na maior parte das vezes, não dá certo, não deve dar certo, deve ser ensaio para aperfeiçoamento, amadurecimento, melhor escolha e melhor condução do namoro.
Sabedoria.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.