Frustração por falta de recompensa ou elogio

Feita por >Regina · 13 mar 2018 Psicologia clínica

Eu sou professora universitária e fico muita frustada com meu trabalho, estou infeliz... como se não fosse valorizada. Estive pensando e acho que quando criança sempre ganhava recompensas para ir bem na escola, se tirasse 10 ganhava presentes e acho que isso agora na fase adulta está me afetando. Porque mesmo que eu sempre tenha muitas aulas e projetos não recebo nenhum “elogio” e isso me frusta. Eu vi que estou aprovando muitos projetos e isso me dá uma alegria momentânea, pois depois fico muito estressada pra conseguir terminar pela quantidade de projetos que início. Será que é mesmo por minha infância essa frustração? Devo iniciar tratamento em qual linha de psicologia?

A melhor resposta 20 MAR 2018

Bom ter o seu contato Drª. Prof.ª. Regina!!!

Lendo o seu relato, sugiro que pesquise sobre um processo de reprocessamento e dessensibilização de tudo aquilo que nos incomoda na nossa mente ( fobias, traumas, ressentimentos, medos desnecessários), um trabalho realizado por profissionais da área da psicologia habilitados em EMDR, uma sigla em inglês (Reprocessamento e Dessensibilização por meio dos Movimento dos Olhos), é na verdade uma estimulação dos hemisférios cerebrais que contribui para uma melhor qualidade de vida em relação a pensamentos perturbadores.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

20 MAR 2018

Bom dia, olha pelo seu relato , não me parece só necessidade de elogio, a grande demanda de tarefas e como vc lida com todas as atividades pode estar interferindo, sugiro buscar psicoterapia para elucidar isso tudo. Abraço

Clínica Transformação Psicólogo em Joinville

18 respostas

15 MAR 2018

Oi Regina, todos queremos ser reconhecidos pelo nosso trabalho, é algo que nós dá combustível e motivação para continuar. Mas é preciso avaliar se isso é algo que tem um peso a mais para você. Não ouso afirmar que esses fatos que você relatou da infância tem a ver, apesar de sabermos que todas as experiências nos influenciam em maior ou menor grau. Você pode buscar qualquer abordagem da psicologia, não existe uma melhor, existe aquela com que você venha a se identificar, se sentir confortável, tanto com a abordagem quanto com o profissional, que é igualmente importante. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 MAR 2018

Olá Regina! Você já questiona seu sintoma e se inclui em sua queixa, sendo um bom começo. Dessa forma, seria interessante, via psicanálise que você aprofunde mais através de seu discurso. Pensar sobre seu real desejo e emergir como "dona" de si. Espero que tenha ajudado. Abraço.

Vívian Godinho Psicólogo em Belo Horizonte

26 respostas

14 MAR 2018

Olá Regina devo parabeniza-la pela iniciativa de buscar aos profissionai deste ajuda site para as suas demandas psicológica que interfere na sua autoestima pela carência de atenção. Realmente tem a ver com a forma como você aprender a lidar com as recompensas quando criança, mas pode ser trabalhado com sessões de psicoterapia e todas as abordagens são eficaz quando a pessoa está aberta e quer ser ajudada a mudar de pensamento e comportamento. Você está no caminho certo buscando ajuda psicológica. Espero ter ajudado à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

13 MAR 2018

Olá, Regina.
Somente através de um processo terapêutico é possível reconhecer de onde vem essa sua frustração, sim a terapia vai te ajudar a essa situação, quanto a linha, qualquer linha vai te ajudar, o que diferencia é o método aplicado sugiro que busque por um profissonal que voce se sinta bem, assim terá mais êxito no seu tratamento.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo