Foi abuso?

Feita por >Liz paiva · 5 out 2022 Violência sexual

Meu amigo ta sendo acusado por uma prima de 15 anos, ela diz que ele assédio ela quando ela tinha 6 anos, e hj ele tem 23 anos.
Ele diz que estava no quarto, quando ela entrou seminua, porém ,ele empurrou ela pra sair do quarto. Ele queria contar pra mãe dele, porém, ela morava no interior e depois ele ficou com medo de contar . Agora a prima tem 15 anos e começou a namorar e falou pro namorado dela. Isso seria um caso de abuso? Quero muito ajudar ele, porque nunca vi nada de ruim nele.
Como posso ajudar ou devo me afastar?

A melhor resposta 6 OUT 2022

Só tem fofocas e intrigas...
Pode ser verdade e pode ser mentira, pode ter ressentimentos da prima, mas com 6 anos, a criança não tem nem noção do que é sexo. Na época ele tinha 14 anos... já tem noção sobre.
Tudo é expeculação, precisa ser analizado!

5817 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 OUT 2022

Liz, entendo sua preocupação, mas infelizmente nesse caso não vejo nada que você poderia fazer para ajudar. Se o seu amigo enxergar algo em que sua ajuda possa ser útil, peça a ele para te falar. Caso contrário, manter distância dessa situação é o melhor a fazer.

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

6 OUT 2022

Olá Liz,

No relato não consta nenhum abuso. Talvez a maior ajuda que você possa oferecer para ele seja recomendar a psicoterapia, a fim de que ele possa esclarecer essas dúvidas, bem como lidar com elas.

Fico a disposição para oferecer suporte nesse momento.
Att.
Psicólogo Marcio Guimarães Junior

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

6 OUT 2022

Olá Liz! Obrigado por escrever. Essas questões são extremamente complexas, subjetivas, formando impressões diversas em cada pessoa. Será prudente ele poder conversar, com a melhor verdade possível, com um psicólogo. No caso dela, será preciso respeitar, compreender, sem alargar interpretações aumentos ou diminuições das coisas. Ela cuida da verdade dela, ela cuida da verdade dele. Talvez a verdade de cada qual não seja acessível ao outro, a você, a mim.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.