Fobia tem cura?

Feita por >Regina · 8 nov 2016 Fobia

Meu filho tem 10 anos e a duas semanas atrás viu um colega na escola vomitando. Entrou em pânico e agora quando chega a hora de ir pra escola dá dor de barriga, ansiedade extrema, enjôos...tb não consegue mais dormir sozinho e está com dificuldades para comer...

A melhor resposta 8 NOV 2016

Regina, você forneceu dados suficientes para identificarmos que sim, há um sintoma psicológico aí presente, mas não sabemos identificar ao certo se implica um transtorno fóbico; agende uma consulta com um psicanalista em tua região e converse com ele sobre o caso. Você vai ver que é bem melhor tratar de um problema na sua origem a adiar e ter problemas maiores posteriormente. Espero ter ajudado.
Julio - SP

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

16 NOV 2016

Bom dia. Tem cura sim. E neste caso, poucas sessões de terapia cognitivo comportamental te dará bons resultados.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

16 NOV 2016

Regina, os dados talvez não sejam suficientes para chegar a um diagnóstico. Precisa-se analisar o tempo e a intensidade que isso vem acontecendo, além de outros fatores, para que só assim possa ter um diagnostico de fobia. Talvez o caso na escola tenha sido o fator principal para os sintomas que seu filho está apresentando, assim como, pode ter outras ainda não afloradas. Sugiro que busque um Psicólogo/terapeuta mais próximo para que seu filho seja acompanhado. Espero ter ajudado. Forte abraço!

Ativa Instituto Psicólogo em Salvador

7 respostas

15 NOV 2016

Olá Regina!!!

Sugiro procurar um profissional da psicologia habilitado em "EMDR", um trabalho direcionado para todos os tipos de traumas.

Pesquise também na internet, onde poderá ter algumas informações preliminares.

Se precisar maiores informações estarei a disposição para esclarecer.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

13 NOV 2016

Olá Regina!
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível avaliar a natureza do que está motivando todo este mal estar. Possivelmente tiveram outros acontecimentos que seu filho teve dificuldade em lidar.

Não deixe de procurar ajuda evitando a evolução do que parece ser pela sua descrição um quadro de ansiedade.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

10 NOV 2016

Boa tarde Regina!
Fobia tem cura sim desde que seja feito um tratamento com terapia (Cognitiva Comportamental) e dependendo do caso com medicação também.

Psicóloga Aline Calaes Moreira Psicólogo em Araraquara

4 respostas

10 NOV 2016

Olá Regina, pela descrição fornecida o seu filho provavelmente apresenta Emetofobia (medo de vômito). Esta fobia se manisfesta entre 5 a 10 anos, levando o paciente a ter um medo incontrolável de vomitar e ver outras pessoas vomitando, levando a elevação da ansiedade, aumento do batimentos cardíacos, trêmores, estremidades frias entre outros. O tratamento é acompanhamento psicológico, onde o trabalho é capacitar o paciente a enfrentar e diminuir o medo, através da exposição gradual e sistemática ao objeto temido. É recomendado o acompanhamento o mais rápido possível para que o paciente não tenha prejuízo na infância, como: deixar de ir na escola, evitar passeios, amigos e até dores físicas.

Adriana Rocca Psicologia Psicólogo em Barueri

9 respostas

9 NOV 2016

Olá! É importante que busque um profissional para que possa ter uma melhor compreensão da queixa, e saber o que está por detrás do sintoma que não foi possível colocar na fala e se manifesta em sintomas.
O processo de análise irá ajudar nestas questões.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

9 NOV 2016

regina!!!!! saudaçoes!!!!! leve seu filho com urgencia á um psicologo,ok? faça cha de camomila e de a seu filho 1 xicara 2 x ao dia adoçado com mel. vai ajuda-lo á se acalmar.....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

9 NOV 2016

Ola Regina
Não se pode dizer que estes sintomas que seu filho apresente seja fobia, será preciso uma investigação maior no sentido de descobrir as reais causas que estão por trás destes sintomas. Agora toda e qualquer manifestação de desequilíbrio emocional que se apresente com reações de doença tem tratamento. Por isso se faz necessário levá-lo para um psicólogo e iniciar um tratamento psicoterápico.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 NOV 2016

Bom dia Regina! Fobia tem cura sim, mas para lidar com isso precisará procurar uma psicóloga, pois precisa identificar se além deste episódio que viu tem outros envolvidos, porque estava tão fragilizado ao ponto de mexer tanto com suas emoções e além de tudo isso a recusa alimentar que começou a demostrar preocupa ainda mais. Não brigue, acolha ele nestes momentos mas faça com que enfrente tudo isso, que não falte a escola, a professora também vai precisar dar uma atenção especial a ele para que se sinta confortável na escola. Ele precisa de toda esta rede de apoio, incluindo a participação de uma psicóloga!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

9 NOV 2016

Boa noite! Seu filho passou por um evento estressor, em que o mesmo manifestou uma crise de ansiedade desencadeada provavelmente pela experiência desagradável que ele teve. Mas a sra. pode buscar ajuda profissional, junto a um psicólogo que ajudará a encontrar o tratamento terapêutico mais adequado para a situação do seu filho. Bom iniciar o tratamento o mais breve possível para evitar a instalação de possíveis complicações.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus