Fim de relacionamento e gestação, quero reatar.

Feita por >Cherry · 9 nov 2022 Abordagem psicológica

Resumindo, moramos juntos há 2 anos e meio, estou grávida de 3 meses e queríamos muito esse bebê. Logo depois que descobrimos a gravidez ele mexeu no meu celular e encontrou uma mensagem de muitos meses atrás que troquei com uma pessoa que eu já havia saído, mas estávamos num momento ruim da relação e eu tentei reafirmar meu ego ouvindo do outro se sentia alguma saudade. Depois daquela mensagem nunca mais troquei nenhuma outra, mas ele leu e deu abertura pra muita insegurança, inclusive chegou a pensar que já o traí, sendo que não é verdade. Ele também teve as falhas dele, eu passei por cima da.minha insegurança pra.manter o relacionamento, mas quando ele viu uma falha minha o orgulho falou mais alto. Pediu um tempo, voltou, passamos um mês muito bom juntos mas do nada ele retomou todo o assunto dizendo que estava mal por tentar ignorar os pensamentos ruins na cabeça dele e foi embora, duas semanas separados e ele me afirma com toda certeza que essa é a decisão dele e não tem volta. Vai arcar com toda responsabilidade com o BB mas não quer reatar o relacionamento, pois disse que não estava sendo saudável pra ele. Tentei convencê-lo de que poderíamos superar essas inseguranças, fazer terapia juntos, mas ele diz que eu quero controlar e tomar as decisões por ele, e que dessa vez ele já tomou a decisão e não tem volta. Eu estou tendo dificuldade de aceitar o término pois o amo muito e acredito muito que ele também me ama mas está com o orgulho ferido. Pedi pra ele tentar mais um tempo lidar com tudo isso, que podemos conseguir e ser mto felizes mas ele fica na defensiva e fala que não quer tocar no assunto de.maneira alguma, ele tem tendência a fugir de pressão ou de assuntos que ele não gosta de tratar. Entendi que ir atrás agora só vai piorar, mas tive crises de Pânico quando decidi pensar que havia acabado mesmo, e a única coisa que me acalma é pensar que daqui um tempo ele pode voltar atrás. Será que existe essa possibilidade? Será que é minha intuição ou somente eu não querendo aceitar que fui descartada? Minha postura agora está sendo de me manter distante, manter a amizade pelo bebe e não puxar assunto com ele, mas como ele terminou por whats e depois não conseguimos conversar pessoalmente pq ele diz que não está bem pra isso.. eu ainda tenho muito pra conversar com ele sabe.. estou perdida se ainda tento essas conversas ou se esqueço tudo e sigo minha vida...

A melhor resposta 10 NOV 2022

Cherry, não temo como se ter certeza se terá volta ou não. Mas o fato é que você precisa de atenção e cuidado. E a terapia seria um bom caminho para isso. Trabalhar autoconhecimento e seu fortalecimento para lidar em qualquer um dos caminhos, com ou sem ele.

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

11 NOV 2022

Eu imagino o seu sofrimento com tudo isso, ainda mais em um período tão sensível quanto a gravidez, onde existe um grande aumento hormonal. Infelizmente nós não conseguimos ter controle sobre as atitudes e pensamentos dele, existe 50% de chances dele voltar e 50% de chances de não voltar. Hoje posso te ajudar com as crises de ansiedade te ensinando a fazer a respiração diafragmática que é um instrumento que utilização em sessão na TCC (terapia cognitiva comportamental).
1-Coloque-se de forma confortável com a postura ereta (sentado ou deitado)
2-Coloque a mão no abdômen, próximo ao umbigo
3-Feche os olhos e concentre-se na sua respiração
4-Perceba que quando você inspira (puxa o ar) o abdômen desce e quando expira (solta o ar) o abdômen sobe
5-Agora, inspire lentamente pelo nariz contando mentalmente até quatro. Sinta o ar encher o pulmão e o abdômen subir.
6-Expire lentamente pela boca, enquanto esvazia o pulmão.
7-Repita esse movimento até se sentir melhor (por volta de 1 ou 2 mim)

Coloque essa respiração em prática sempre que estiver ansiosa e sentir que a situação está saindo do controle, saiba que o bebê está sentindo também as suas emoções, tente se manter calma, nós não temos o controle de todas as coisas, e procure ajuda profissional com um psicólogo que você se identifiquei

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

10 NOV 2022

Oi Cherry,
Ele agiu porque teve o orgulho ferido... eleesta decidindo pela emoção, não está agindo pelo coração e por isso, vai se quebrar.
Não deves correr atrás dele, mantenha o teu ponto de vista; voce agiu dessa forma porque ele te deixou insegura, ele deixou a porta aberta e voce buscou fora o que ele não deu para voce.
Voce fez a proposta de resolverem e compreenderem através da Terapia de Casal; novamente ele decidiu agir por ele; deixe ele experimentar do próprio veneno; deixe ele se ferrar, só assim pode aprender.
Mas, não deve ficar esperando por ele; cuide do filho, viva em paz e siga a sua vida, pessoal e profissionalmente;
Mantenha-se autônoma; aprenda com a situação, mas não decida emocionalmente. A sua postura que está mantendo está correta, amizade sim, mas puxar assunto, não. E se ele resolver voltar, e se isso for do teu agrado, condicione com a Terapia para resolver o conflito interno e não colocar panos quentes em cima.
Abraços

5817 respostas

10 NOV 2022

Olá Cherry (Cereja)! Obrigado por escrever. Na verdade, pelo relatado, as coisas aconteceram em momentos intensos. Esse descuido teu, a gravidez. Por outro lado, há fatores que podem contribuir para que vocês desenvolvem discernimento, sabedoria e maturidade para lidar com a vinda de um novo ser. Mães e pais são e devem ser sensibilizados, empáticos, pela natureza da procriação, pela sensibilidade humano, por conduzir ao filho, mensagem de mútua e cooperadora proteção e direcionamento. Voltar atrás não é boa expressão, mas amadurecer panorama de vida e responsabilidade compartilhada sim. Se predominaram experiências boas, se o fato relatado é uma exceção, é possível, recomendável e sábio que vocês conduzam juntos o nascimento e evolução da criança, com cooperação, harmonia e entendimento.
Torceremos por vocês. É preciso ter esperança, sabedoria, percepção e sensibilidade para não forçar as coisas em condições desfavoráveis.
O tempo e o surgimento de uma nova pessoa, pode modificar muito as coisas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8602 respostas

10 NOV 2022

Bruno eu posso te ajudar se você realmente quer.

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras