Falta de vínculos afetivos

Feita por >Joelma s dos Santos · 3 abr 2022 Habilidades sociais

nao consigo me relacionar com ninguem ,tenho problemas em criar vinculos afetivos nunca consegui namorar ja tenho 35 anos e esta falta de habilidade emocional esta me preocupando ,nao consigo confiar em ninguem e tenho dificuldade extrema de expressar emoçoes .

A melhor resposta 4 ABR 2022

Oi Joelma,
Não é falta de habilidade emocional que voce tem... é bloqueio emocional.
Enquanto não corrigir, não desbloquear teu emocional, enquanto não curar suas feridas da alma, a própria vida está impedindo isso, para não sofrer. Os ciclos se repetem até voce aprender.
Portanto, faça Psicoterapia com regressão; precisa fazer as pazes com o teu passado; tem coisas para serem saneadas, entendidas, resolvidas, perdoadas; algumas coisas podem ser desta existência, mas outras são das anteriores e que ainda continuam para serem resolvidas. Nosso destino final é a consciência total. Por isso, só vai prosseguir depois de realizada a aprendizagem.
Abraços.

5817 respostas

5 ABR 2022

Construir relacionamentos profundos e verdadeiros exige certo trabalho, é verdade. Mas proporciona um excelente retorno e, principalmente, nos devolve a liberdade de amar, livrando-nos da prisão da eterna procura.
Ao iniciar um relacionamento o qual possa valer a pena e consequentemente estabelecer um compromisso, é preciso saber que divergências e diferenças irão existir e os conflitos acontecerão.
Dificuldades em criar vínculos pode ser real ou fruto de um desaprendizado de como é conviver com alguém diferente nas atitudes, ideias e sentimentos, o que nem sempre é fácil. Cabe avaliar o que envolve esse comportamento. A psicoterapia pode ser benéfica, pois, ajuda a enfrentar problemas comportamentais. Todo comportamento que seja prejudicial, deve ser tratado, portanto, procure um profissional e solicite ajuda.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

5 ABR 2022

Boa noite,

Joelma após ler seu relato eu recomendo tratamento psicoterápico para ajudá-la na sua dificuldade em expressar suas emoções e sentimentos, criar vínculos afetivos. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 ABR 2022

Oi Joelma!
Você fala de uma dificuldade em relacionar-se com o outro, com trocas. As perguntas que eu lanço para vc pensar um pouco é: 1. a partir de que modelo você chegou a essa conclusão? 2. De onde vem esta ideia que vc não consegue se relacionar com as pessoas? 3.Quando vc percebeu a sua dificuldade ?
Não posso aqui dizer a origem do seu problema, pois além de ser totalmente irresponsável com a sua história de vida, eu estaria limitando a sua expressão quanto a outras possíveis queixas atreladas à sua queixa inicial, ou seja, a dificuldade de estabelecer vínculos. Procurar a psicoterapia vai te ajudar muito nesta busca pelo saber. Boa sorte!

Fernanda Relva Psicóloga Psicólogo em São Pedro da Aldeia

2 respostas

4 ABR 2022

Olá Joelma.
Grata por sua participação.
Busque imediatamente fazer Avaliação Psicológica para saber a causa de sua falta de Habilidade Social. Após avaliação poderá fazer treinamento de Habilidades Sociais durante o processo de terapia e aos poucos vai desenvolver essa capacidade tal como desenvolve outras habilidades práticas em sua vida cotidiana. Venha com disposição, aberta à aprender, a superar e enfrentar as suas dificuldades e tenha disponibilidade de tempo e disciplina.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

4 ABR 2022

Olá Joelma! Que bom que você escreveu! Esse aspecto, tem ocorrido com muita frequência, nos tempos atuais,em decorrência do estilo de vida que se organizou com o desenvolvimento das tecnologias e comunicações. É muito importante você ser persistente, muito persistente, mas com a ajuda científica de um psicólogo, com mente aberta, muito aberta, com disciplina e muita persistência, modificar essa realidade. Certamente ninguém sabe mais do que você o quanto isso incomoda e cria dificuldades.
Veja nossos perfis, observe nossas disposições e venha para uma longa, contínua e regular jornada, que ao final, valerá muito à pena. Não espere mais.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8604 respostas

4 ABR 2022

Olá Joelma
A falta de vínculos afetivos na sua grande maioria está relacionada ao seu modelo familiar, ou seja , na fase infantil , adolescência ou até mesmo de vários acontecimentos ou conflitos vivenciados por você em outros momentos. Inicie sua terapia para que você possa entender melhor o que aconteceu e fazer as suas mudanças. Psicologa Sandra Sgotti

Psicóloga Sandra Sgotti Psicólogo em Osasco

1 resposta

4 ABR 2022

Olá
Acredito que além de treinar as habilidades sociais, talvez seja necessário olhar com calma para esses bloqueios e tentar compreender o que eles nos sinalizam, o que querem dizer.
Outra coisa que talvez deva ser questionada é se eu desejo algo porque genuinamente é alho que quero ou se se trata de pressões sociais que me fazem desejar uma determinada coisa. Não estou dizendo que seja um caso ou outro, mas acho interessante o questionamento de nossos desejos.
Enfim, essas situações podem ser melhor exploradas no contexto da terapia.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 ABR 2022

Olá, Joelma!
.
Nem sempre desenvolvemos na infância as habilidades emocionais para uma vida adulta. Isso não significa que você não possa fazer agora.
.
Busque terapia, pois assim você pode treinar e desenvolver essas habilidades.
.
Esqueci que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Boa noite Joelma
Já conseguiu identificar sobre a questão da habilidade emocional.
Mas podem ter outras questões envolvidas.
Procure uma terapia para te ajudar.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

4 ABR 2022

Oi, Joelma. Essa dificuldade pode ter raízes na sua infância ou adolescência. Um processo de terapia te ajudaria a identificar esses padrões e desenvolver aos poucos essa habilidade. Estou à disposição, caso queira se informar melhor.

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte