Falta de autoconfiança em relacionamentos

Feita por >Almeida · 19 nov 2022 Autoestima

Oi.
Tenho 24 anos, nunca estive em um relacionamento e isso causa em mim falta de confiança e baixa auto-estima.
Achar que não vou conseguir estar com alguém, não saber beijar, não saber dar carinho, não saber o que fazer.
Sinto que algo em mim me “trava” de avançar e o que me leva a ter muita ansiedade, fazendo até com que eu perca a vontade de dormir e fique a pensar naquilo à noite toda, o que faz com que eu desista e me afaste da pessoa ou a pessoa afasta de mim.
O que posso fazer para trabalhar a minha auto confiança e começar a olhar para mim como alguém que pode estar com qualquer pessoa apesar da minha pouca experiência?
Para falar a verdade, isso me causa muita aflição.

Obrigado.

A melhor resposta 22 NOV 2022

Olá!
Parabéns pela coragem de expor a sua dor, reconhecer o problema é uma grande vitória!
Recomendo para você iniciar o processo de psicoterapia, nesse processo você irá adquirir o autoconhecimento, aprender a reconhecer as suas qualidades e os pontos baixos, isso te ajudará a ser mais autoconfiante e menos inseguro.
Você aprenderá a lidar melhor com os seus pensamentos e sentimentos, diminuindo assim sua ansiedade e comportando-se de maneira funcional.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

29 NOV 2022

Oi, Almeida . Faça terapia , só por aqui não temos como imergir nesse universo que é um ser humano, cheio de possibilidades, histórias, dores e recursos também .Venha descobrir mais sobre você. Primeiro, é preciso gostar de si, trabalhar autoconfiança, mais segurança, enxergar seu próprio valor, pois não se pode dar o que não se tem. Antes de querer fazer tanta coisa para ter alguém , seja esse alguém mais importante e isso refletirá lá fora, e as coisas vão fluindo como tem que ser. Venha mergulhar nesse processo de autoconhecimento e viver uma vida que faça sentido. Venha pra terapia.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 NOV 2022

Oi! você precisa de ajuda? Então é só entrar em contato comigo e marcar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 NOV 2022

Olá, Almeida, grato pela oportunidade de tentar te ajudar.

A psicoterapia é exatamente este lugar e tempo para se debruçar sobre o que "está errado em nós": percorrendo sua história de vida, o que o Almeida deseja, o que o Almeida teme, e quais são os seus objetivos de vida, aí sim poderemos desatar este nó da desconfiança nos relacionamentos.

Espero ter podido ajudar um pouco, fico à disposição.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

20 NOV 2022

Almeida,
Precisa se conhecer, saber quem voce é, qual a sua identidade, como a sua mente funciona e a forma como lida com o sistema.
Voce apenas está num sistema, mas aprendeu a se conduzir como o sistema quer, como te ensinaram... voce recusou a sua própria inteligência para fazer o que os outros te diziam - pais, escola, crenças, sociedade... se construiu fora dos teus padrões naturais, quer ser o que voce não é. Auxilie-se da Psicoterapia para se autenticar, ser, concretizar o que realmente voce é.
Abraços

5817 respostas

20 NOV 2022

Oi Almeida! Que bom de que você escreveu! Todo ser humano, incluindo eu e você, é interessante, atraente, desde que seja natural, espontâneo, verdadeiro consigo mesmo. Todos estamos carentes e buscamos incessantemente laços e interações. Vizinho, conhecido, desconhecido, colega, amigo, somos todos, em certa medida interessantes. A flor, a planta, o cachorro, o cavalo, o camelo, o gato, não fazem esforço para serem diferentes do que são, a não ser, no caso dos animais, quando confiantes, buscarem carinho. Sem se dar conta, você não está vivendo ou sinalizando relação de confiança, para ofertar carinho que as pessoas buscam; não está se abrindo para receber o carinho que as pessoas querem ofertar.
A visão, o tato, olfato, paladar, audição, posicionamento corporal (olhar, fala, movimento,...) não estão trocando com serenidade energias com as pessoas.
Seja espontâneo, inclusive com tuas dúvidas, elas não são somente tuas, são, em grau maior ou menor, de todos nós, precisam ser.
Será muito promissor e interessante, você contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.