Existe solução para um casal que briga muito, passa até um mês sem se falar?

Feita por >viviane · 10 set 2015 Terapia de casal

A melhor resposta 11 SET 2015

Opa, que pergunta ótima!!!!

A minha resposta, eu lhe devolvo com outra pergunta: Vocês estão abertos a mudar? Vocês querem mudar? Fará sentido para você ou para ele, mudar seus comportamentos, jeitos e forma de lidar com as brigas?
A partir disso, você saberá se existe ou não solução para um casal que briga muito e passa um mês sem se falar.
Teríamos que avaliar uma série de fatores e principalmente a questão dessas brigas, de como surgiram, de como vocês lidam com ela e como poderá ser resignificada na relação.
Uma boa psicoterapia individual ou de casal faria você pensar na melhor solução a ser tomada.
Abraços e boa sorte!

Camilla Hoffmann Psicólogo em São José

14 respostas

29 SET 2015

Olá Viviane, quando um casal briga muito é sinônimo de que não estão dando conta de administrar os problemas e conflitos comuns em um relacionamento a dois, existe sim solução desde que ambos estejam de acordo, ambos precisam estar cientes de que existe um ou vários conflitos instalados na relação com o qual não estão conseguindo lhe dar de maneira saudável e partindo dai procurar e aceitar ajuda de um psicologo, é comum que muitas vezes somente um dos cônjuges procure ajuda, geralmente é o mais afetado pela relação. Na terapia sera analisado como o casal se relaciona para identificar, encontrar estrategias e manejar a situação em questão. Mesmo que o casal tenha diversos problemas é possível sim reestruturar / ressignificar a relação para que se tenha um relacionamento saudável.

Psicóloga Érika Barra Psicólogo em São Paulo

28 respostas

15 SET 2015

Olá Viviane.

Sim, muitas soluções, sugiro que busque ajuda de um profissional da área da psicologia, um(a) psicólogo(a) poderá avaliar com mais profundidade a sua queixa e direcionar para um trabalho focado na sua demanda a fim de uma melhor qualidade de vida para o dia-a-dia do casal.

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

14 SET 2015

Eu acredito que existe solução. Mas tudo vai depender do quanto voces querem permanecer juntos e quanto estão dispostos a mudar para manter essa relação.
Para isso, aconselho que procurem um terapeuta de casal .
Um grande abraço

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

14 SET 2015

Sim, existe solução desde que exista verdadeiramente a vontade de querer mudar. Muitas vezes é necessário o auxilio de uma psicoterapia para poder entender o que se passa. Penso ser este o seu caso. Boa sorte! Sandra Bauer

14 SET 2015

Olá Viviane, acredito que sempre haverá solução para os conflitos, desde que estejamos dispostos e abertos as mudanças e ajustes.
Abraços.

14 SET 2015

Penso que vale a pena pensar: O que as brigas querem dizer que não conseguimos compreender? Que pedido de ajuda é esse que aparece na forma de briga? Será que é uma expectativa não dita e, consequentemente, não atendida?
Qual outra maneira de se relacionar diferente desta atual? O que mantém o casal junto, mesmo ficando 1 mês sem se falar? E mais... O que este silêncio quer dizer?
Acredito que nesta sua frase tem várias reflexões e caminhões possíveis de compreensão e mudança.
Grande abraço.
Luciana Escarmanhani

14 SET 2015

Ola Viviane,
A resposta será depende!. Por que desda resposta, uma relação é formada por inúmeras expectativas e frustrações que envolvem vocês dois, e o mundo que os cerca. A solução ira passar inicialmente pelo estabelecimento da comunicação de modo assertivo nem 8 ou 80. Para avaliar esta questão, a busca por um profissional que auxilie você, e preferencialmente o casal, se faz necessário. A tomada de decisão sera um ato pensado, refletivo, avaliado e não uma fala ou um comportamento tomado no calor da discussão. Abraços.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

14 SET 2015

Oi Viviane, depende do objetivo e disponibilidade de cada um no relacionamento. Uma terapia pode ser muito efetiva desde que seja um desejo do casal.

14 SET 2015

Olá, Viviane! Quando se quer e se está disposto tudo é possível. Existe solução, sim, mas recomendaria uma terapia individual ou de casal para identificar as razões das brigas para então poder iniciar o processo de mudança.

14 SET 2015

Em primeiro lugar vocês devem se questionar se ainda existem sentimentos que justifiquem estar juntos, uma terapia de casal poderia ajudar muito vocês checarem se o motivo da relação é o bem querer ou motivos neuróticos, repetição de padrão aprendido com papai e mamãe.

14 SET 2015

Existe desde que haja disponibilidade de mudança de ambas as partes!
Brigas podem ser positivas se o casal aprender a usá-las para o bem!
Pelo que você relata acredito que haja grande dificuldade de ambos no processo de comunicação, em terapia poderia ser trabalhado essas questões de forma eficiente.
Sugiro terapia de casal!

14 SET 2015

Ola Viviane,
Depende. Você pode estranhar esta resposta. .mas ha uma serie de elementos que precisam ser investigados. .como por exemplo...quais são as expectativas e frustrações que passam no cotidiano de vcs, ate que ponto ha projetos que envolvam vcs dois, buscar estabelecer uma comunicação assertiva é de extrema importância. Porem sugiro o auxílio de um profissional para mediar este processo. Abraços.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

14 SET 2015

Olá viviane. Existe solução sim, mas ambos precisam querer. Com a psicoterapia de casal seria possível ambos repensarem o relacionamento e essas brigas. E assim chegar a uma solução.

Lorena Ximenes Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

13 SET 2015

Olá Viviane,

Um relacionamento é constituído de diversos fatores, internos e externos, é como um "pacote", nada vem sozinho e, ao longo do tempo, vão aparecendo nuances nos parceiros que nem sempre agradam, ou foram negligenciadas no passado, a chamada "vista grossa", que mais cedo ou mais tarde aparecem e nos fazem refletir sobre o que realmente é importante e o que devemos relevar, pois nada nem ninguém é perfeito. Tendo isso em mente, é importante que vocês procurem ajuda profissional para perceberem os reais motivos desses desentendimentos, o que levou a essas brigas e esse afastamento para assim poderem decidir as ações a serem tomadas dali pra frente.

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

12 SET 2015

Olá Viviane, solução existe sim, desde que, ambos estejam dispostos a fazer algo por esse relacionamento, não exite em procurar ajuda de um profissional, certamente isso fará toda a diferença. Um abraço e boa sorte pra vocês!

Michelle Carlini Psicólogo em Guarulhos

1 resposta

11 SET 2015

Oi Viviane
Não tem como te dar uma resposta simples e genérica para um problema tão complexo como o relacionamento entre um casal. Vários são os fatores que contribuem para que um casal mantenha o relacionamento mesmo em constante atrito. Só mesmo uma avaliação pessoal, e um provável tratamento psicoterápico, para te ajudar a encontrar as "tuas" respostas. Pensa sobre isso. Abraço

Denise Alano da Cruz Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

11 SET 2015

Olá, acredito que a possível solução esteja na compreensão do que está acontecendo com vocês dois, primeiro seria necessário que ambos pudessem iniciar um dialogo para que juntos possam avaliar o que está acontecendo e quais os reais problemas que o casal está com dificuldade de lidar, mas precisa que seja um dialogo aberto e com respeito de ambas as partes, se ainda ficar difícil, seria importantes os dois procurar uma psicoterapia de casal, mas esta decisão dependerá dos dois e não só de um lado e se for importante para os dois.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

11 SET 2015

Muitos casais se acostumam em viver em atrito e para alguns se torna uma forma de se excitar após a briga. De qualquer forma, não estão vivendo uma relação saudável e em alguns casos há um desfecho trágico. O começo de uma mudança começa com a pergunta: Qual é a função que meu par exerce em minha vida e vice-versa?

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

11 SET 2015

Sempre há quando se tem o interesse de ambas as partes. A Terapia de Casal pode ser um bom recurso.

Paulo Penha Psicólogo em Curitiba

5 respostas

11 SET 2015

Eu diria que sim, porém para que isso aconteça o casal tem que estar aberto para mudanças, é necessário entender como esses brigas começaram, qual o motivo real das discussões, uma psicoterapia de casal ou individual ajudaria a pensar melhor a respeito da relação do casal e sobre cada individuo, ajudando a entender melhor o relacionamento e a se conhecer melhor.
Espero ter ajudado.

Silvia Satim Estevan Psicólogo em Mogi das Cruzes

8 respostas

11 SET 2015

Claro que sim, Viviane! É preciso ver as razões que estão por trás dessas brigas. Muitas vezes, não são os motivos que parecem ser os causadores das brigas... algo deve estar por trás. Questões de cada um dos parceiros podem estar aparecendo na relação e levando às brigas... acho que seria bom recorrer à ajuda de um profissional.

Tânia Leão Psicólogo em São Paulo

11 respostas

11 SET 2015

Olá Viviane!!! Claro que existe solução, o que não é legal é acostumar-se com o que não está bem. Alguns casais parecem encontrar esse "prazer" no conflito. É que o que chamamos de relações neuróticas. Perceber que algo precisa ser mudado, já é um bom passo. Lembrando que toda mudança depende do nosso interior, da nossa vontade de mudar. Ninguém muda o outro, mas cada um é responsável por seu bem estar. Quanto mais nos valorizamos, mas queremos estar bem e menos nos colocamos em situações que nos fazem mal. Como alguns já disseram, uma terapia de casal será muito bom. Mas se ele não aceitar buscar essa ajuda, não deixe você de procurar uma terapia pra você.. Quando a gente busca se conhecer melhor, mudamos nosso comportamento e como consequência o outro se vê "obrigado" a mudar ou a procurar ajuda também. Não se acomode nessa situação. Sou mais você! Acredite que a relação afetiva é para nos dar prazer, dividir as situações difíceis da vida, de companheirismo e que com amor, tudo pode ser resolvido. Um abraço. Cristina

Ana Cristina Machado Psicólogo em Salvador

3 respostas

11 SET 2015

Olá Viviane!
Terapia de casal pode ajudar muito. Uma cominicação eficaz é fundamental em um relacionamento.
Espero que fique tudo bem. Abraços!

Larissa Damian Psicólogo em Maringá

2 respostas

11 SET 2015

Olá, Viviane.
Todo ser humano é livre para suas escolhas e responsável por elas colhendo o bônus e o ônus pelas mesmas.
Vocês têm se sabotando e mutilado boa parte do tempo da relação.
Penso que seja interessante refletirem sobre que significado essa relação tem para vocês e o que querem fazer com isso.
Uma psicoterapia de casal podem lhe ajudar nesse sentido.
Sucesso na trilha desse caminho.
Saudações
Dielson Rocha

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo