Eu tenho caráter?

Feita por >Bruh · 29 abr 2021 Desenvolvimento pessoal

Há quase oito anos atrás eu tive meu primeiro namorado tinha feito dezoito anos na época, e eu sempre me julguei correta, mas eu traí ele com um beijo, contei pra ele o que aconteceu, pedi perdão e terminei com ele.
Eu nunca mais fiz isso, tentei namorar outros rapazes, mas nunca durava mais que um mês, pois eles não merecem alguém como eu, merecem alguém melhor, e agora acho que não mereço ninguém, eu estou muito arrependida do que fiz, mas não tem mais voltar atrás. Não sou uma pessoa boa e de caráter como achava que fosse.

A melhor resposta 30 ABR 2021

Olá Bruh.
Você parece estar sendo muito dura consigo mesmo. Um acontecimento como este não parece motivo para tanto.
Você também comenta que os rapazes não merecem alguém como você, então diz que merecem alguém melhor. Por que você considera que as pessoas são melhores que você? O que te impede de se sentir uma pessoa a altura de outras?
Você é um ser humano digno de valor como tantos outros. Leia mais sobre auto estima, para buscar melhorar a sua.
Procure atendimento psicológico e assim poderá se entender melhor, e poderá melhorar sua auto estima.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 MAI 2021

Te respondi anteriormente.
Monica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 MAI 2021

Bruh vc está se culpando demais, todos tem direito de errar. Não faça disso uma tragédia a tal ponto de se achar sem caráter.
Se cuide. Faça terapia.
Se desejar atendimento psicológico sou Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 MAI 2021

Olá. Seu questionamento sobre seu próprio carater, e o relato no qual cita acreditar que as pessoas com as quais se relaciona merecem alguem melhor, alem do seu arrependimento, trazem pontos relacionados a uma auto critica muito grande, auto julgamentos e recriminações, e uma possível dificuldade de lidar com os próprios erros. A partir do auto conhecimento, é possível se indagar sobre a relação que constrói com outras pessoas, mas tambem, antes disso, a relação que tem consigo mesma, o que pensa de si e como se percebe. Nesse sentido, a psicoterapia pode te auxiliar a se entender melhor e expandir a visão que tem de si, e consequentemente, de seus relacionamentos amorosos. Quaisquer dúvidas, fico a disposição

Myrella Raisner Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

30 ABR 2021

Olá Bruh! Grato por escrever. Começando pela resposta: Você tem caráter, muito caráter! Escreveu aqui com sofrimento, com arrependimento. As pessoas sem caráter não escrevem, não se incomodam com isso. Você também tem alta exigência consigo mesma, rigidez.
A maioria das pessoas viveu ou vive situações como a que você descreveu (beijos) e não se enchem de culpa, nem por isso, são pessoas sem caráter.
Deslizes todos temos, o que precisamos ter é o esforço ético, o entendimento e consideração por nossas impulsividades e fraquezas, aprendendo a dominá-las da melhor forma possível.
Todos temos incoerências.
A cultura e segurança íntima nos faz querer a monogamia, mas os instintos e a necessidade de preservação da espécie, nos faz querer outros beijos. É preciso saber lidar com esse conflito, sem desconsiderar que as forças da natureza apresenta suas razões de ser. De outro lado os combinados e aprendizados culturais, devem ser ponderados.
Cabe lembrar que o grande namorado de cada pessoa é ela mesma. Namorando a si mesma, você logo conseguirá namorar outros rapazes com harmonia e serenidade. A caminhada científica com um psicólogo poderá contribuir muito para esse amadurecimento.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios de Araraquara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.