Eu preciso de um tratamento pra parar de mentir

Feita por >Pérola · 30 abr 2020 Psicologia clínica

Por onde devo começar? Eu já estou escrevendo sobre minhas mentiras e pesquisando muito. Mas sei que ainda preciso de ajuda.

A melhor resposta 6 MAI 2020

Escrever é um recurso terapêutico que pode contribuir com o processo de desenvolvimento e a sua iniciativa, empenho próprio e o reconhecimento da necessidade de auxílio são passos importantes! Neste sentido e com a abertura que já existe em você, o processo terapêutico (terapia), abrangente de diversos recursos, técnicas e intervenções psicológicas, pode contribuir significamente na compreensão de problemas e dificuldades emocionais, psicológicas e comportamentais, para despertar a autoconsciência e promover mudanças positivas e libertadoras. Respeitosamente, estou à disposição.

Andrea Winning Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

2 JUN 2022

Olá Pérola.
Você precisa entender os motivos que te leva a mentir. Fica aqui algumas perguntas para refletir.
Quais as crenças que você tem sobre falar mentiras ou verdades?
O que você acredita que pode acontecer se falar a verdade?
O que você acredita que pode acontecer quando mente?
Quando você aprendeu a mentir? O que te levou a isso?
Busque ajuda psicológica para entender os motivos de suas mentiras.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 MAI 2020

Pérola, boa tarde, um ponto positivo para você já está buscando tratamento, pois a mentira compulsiva ou mitomania é uma doença que tem tratamento, com medicamentos e sessões psiquiátricas e psicoterapia. Deve ser difícil você viver dessa maneira, sugiro que, procure a ajuda de um psicoterapeuta comportamental, pois sozinha só escrevendo sobre suas mentiras e pesquisando não vai ajudá-la a controlar esse comportamento.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

1 MAI 2020

Olá Pérola! Grato por participar. A mentira acontece quando, em termos psicológicos, não podemos lidar com a verdade, quando ela representa uma possibilidade desejada ou um fato evitado (mentalmente). Há pessoas que se acostumam tanto com a mentira, que se perdem sobre os limites entre verdades e mentiras, sem contar que é próprio do ser humano, ver como verdade, aquilo que lhe convém(ilusoriamente). Será muito importante você passar por trabalho técnico-científico, com persistência e durabilidade com um psicólogo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, com máscara, distanciamento social, higiene, somente para o que for inevitável. Aceite-se com suas limitações. Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

1 MAI 2020

O ideal é que você inicie um processo de psicoterapia para compreender os motivos que levam a necessidade de contar mentiras, assim como desenvolver outros meios de lidar com os seus conflitos e dificuldades.
Procure ajude de um profissional da saúde mental, cuide-se.
Um abraço.

Psicóloga Letícia D. Okamoto Psicólogo em Ribeirão Preto