Eu odeio o meu corpo do jeito que ele é atualmente

Feita por >theusmaia · 9 nov 2021 Autoestima

Sou homem e tenho 19 anos e desde os 12 eu odeio o meu corpo. Desde criança eu sempre fui gordo e cheguei a perder peso ano passado, mas a minha situação financeira me prejudica na conquista que é ter um corpo definido/malhado, pois odeio ter esse amontoado de gordura no meu corpo. Uso remédios para emagrecer, mas apenas estabiliza meu peso. Eu realmente já tentei gostar do meu corpo meio gordinho, mas não dá, eu não me reconheço no espelho. Isso tá sendo motivo de ansiedade e bulimia.

A melhor resposta 17 NOV 2021

Olá! Você está insatisfeito com seu corpo e pode trabalhar para a mudança, mas é importante que você aceite o corpo que tem e isso não quer dizer que está satisfeiro ou gostando dele.
Você pode fazer algumas mudanças comportamentais, como fazer mais exercícios, pode ser uma caminhada, melhorar sua alimentação. Busque ajuda de um psicólogo, ele vai te ajudar com as questões de obesidade e emagrecimento assim como na Bulimia e Ansiedade.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

11 NOV 2021

Olá TheusMaia. Li seu relato com muita atenção. Você trás ao nosso conhecimento que é homem, hoje com 19 anos, e desde os 12 anos não suporta o seu corpo. esteticamente. Em sua busca pelo emagrecimento, tentaste remédios, que estabilizam o seu peso, mas, ainda assim não são suficientes. Te dói tanto, ao olhar-se ao espelho, que desenvolveste crises de "ansiedade" e "bulimia"... Compreendo o que dizes, e sinto que não lhe é fácil. Saibas que as condições de "ansiedade e bulimia" precisam ser cuidadas por multiprofissionais, e não diferente, sua condição física-corpórea e sua condição mental.

Algumas sugestões incluem buscar um médico clínico que te avalie e encaminhe para outros profissionais. Além disso, apoio, de um psicólogo clínico e psicoterapia.

Eu acredito em seu potencial, e sei, que com ajuda de uma equipe e sua vontade podes vencer isso!
Um grande abraço, Hugo Carvalho.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

10 NOV 2021

Olá Theusmaia! Grato por escrever. É preciso amar o corpo, direcionar para o aprimoramento dele. Sei que é difícil, mas nosso corpo é uma ferramenta fantástica, com infinitos potenciais.
Será preciso melhorar a autoestima; para melhorar a autoestima será preciso aceitar e direcionar o corpo, com ponderação, saúde, razoabilidade.
Será altamente recomendável que você conte com a assessoria científica de um psicólogo para reorganizar autoestima, rotina de vida e metas.
Estaremos à disposição.
Abraços.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

10 NOV 2021

Matheus,
Nosso corpo é a expressão física do nosso ser e a cada existência acumulamos experiências que se condensam com a nossa forma física. A compreensão de como voce é voce consegue pela psicoterapia, pelo conhecimento e compreensão da tua energia, das emoções bloqueadas no teu emocional.
De nada adianta voce tomar medicamentos para emagrecer, sem antes equilibrar, curar o teu emocional, só vai gastar dinheiro e prejudicar, comprometer tua saúde.
Os alimentos que voce usa hoje, servem para compensar e preencher o vazio que sente dentro de ti... a busca de voce mesmo.
A solução passa por outros canais, pela compreensão da tua energia.