Estou sofrendo por muita ansiedade

Feita por >Nico · 26 jan 2023 Ansiedade

Bom dia,
Acredito que estou sofrendo por ansiedade desde o começo da pandemia (2020), mas ultimamente tenho deixado a ansiedade me dominar em vários quesitos.
Estava desempregado e começarei a trabalhar no mês que vem, mas por conta do até então desemprego, tenho tido problemas pra me expressar, me relacionar e até mesmo de viver de forma mais leve e harmônica.
Recentemente também terminei o namoro com a minha namorada por ter deixado a ansiedade dominar, sempre tivemos respeito um com outro, mas eu acabava tendo mini discussões por assuntos fúteis, desconfiança de ambas as partes e falta de comunicação direta.
Me culpo pelo término assim como me culpo por qualquer coisa que não dá certo na minha vida, sendo eu o total ou parcial responsável por isso.
Quando me sinto assim, não consigo estudar, praticar esportes, cuidar do meu cachorro, acabo me fechando pra desabafar com meus pais e amigos, etc. Na verdade, só penso em dormir, e nas horas que estou acordado, gostaria de ter mais sono para continuar dormindo.
O que posso fazer para melhorar? Será que realmente tenho ansiedade?

A melhor resposta 27 JAN 2023

Olá Nico ! Obrigada por escrever aqui.
Vamos lá! A pandemia com certeza nós trouxe muitos prejuízos, principalmente emocionais.
O desemprego afeta diretamente na nossa autoestima, autonomia e autoconfiança.
O término de um relacionamento, a perca de identidade social ligado ao trabalho e um ofício sim tem impacto e temos que lidar um processo de luto e ressignificacao.
O dormir de mais pode ser início sintomas depressivos e uma forma de fugir dos problemas! Claro que sempre deve ser acompanhado por um médico clínico também para descartar questões fisicas, lembrando que: as emoções e corpo estão estritamente ligadas. Acho que poderia buscar uma psicoterapia focando no autoconhecimento, autoestima e mudanças de hábitos que vão impactar profundamente em sintomas depressivos e ansiosos.
Espero que tenha ajudado e conte contigo caso decida mudar de vida ! Força! Grande abraço.

Schaiane Pinheiro Psicólogo em Gravataí

5 respostas

16 FEV 2023

Oi, Nico. Você deve ter bastante do traço de caráter masoquista (não é transtorno),é um dos traços de caracteres estudados pela análise corporal, e quando está na dor, ele se culpa demais, é um carrasco de si, é muito difícil. Agende um horário para entender mais sobre isso, sobre você mesmo e virar essa chave. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

27 JAN 2023

Nico
O que pode fazer para melhorar? ... Tomar decisões!
Precisa se dar conta de que é voce e qual o objetivo de estar vivo, de estar aqui... Se não encontra isso, está perdendo tempo... por isso a ansiedade.
Voce está sem rumo, sem objetivos... tem talentos mas não pensa neles; quer se empregar, mas não sabe o seu trabalho, pois, em vez de procurar emprego deveria oferecer um trabalho.
Qual é o teu trabalho? O que gosta de fazer? O que te dá prazer e alegria em fazer?
Precisa fazer Psicoterapia... assim que puder, faça. É o melhor investimento em si mesmo.
Abraços

5817 respostas

27 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 JAN 2023

Olá Nico! Obrigado por escrever. Estudar com seriedade e persistência, trabalhar seriamente, praticar esportes coletivos de contato, interagir com o cachorro, lavar louça, cuidar de plantas, estar com turma de colegas e conhecidos, em ações éticas e significativas, são ilustrações de coisas a serem feitas. O que está ocorrendo é que com a carga de pressão interna, você automatizou evitar as ações construtivas.
Será preciso vencer essa repetição de hábito, com a insistência, persistência, muita persistência com as coisas construtivas.
Acredito que você superará com certa facilidade.
Caso continue, contate um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.