Estou sempre desconfortável com algo, por quê? O que fazer?

Feita por >Mark · 8 dez 2020 TOC

Vou dar um exemplo de onde me perturba mais que é na cama: Quando me deito cubro-me debaixo dos cobertores e ajeito-os direitinhos e aí começa um desconforto nas meias, ajeito, depois passa a sentir o desconforto nos calções, de um lado, do outro, em para cima, para baixo, depois no ombros, nos braços é ainda mais problemático, estou sempre a ajeitar as mangas, rodar, descer, subir nos ombros, ou até no corpo mesmo, comichão nas orelhas por exemplo. É simplesmente irritante, e não consigo ignorar, imagine quando tem aquela comichão na cabeça ou no nariz e vai logo lá coçar, não da para ignorar, uma pessoa coça e a comichão passa, pronto, é isso, o problema é que comigo essa comichão passa e vem outra e depois outra noutro lado, sempre assim... Além de me perturbar a mim, também perturba muito a minha mulher porque não consegue descansar em paz.
Tenho um bocado de perfeccionismo, ou obsessão, em tudo, tenho de deixar as coisas paralelas, os números acabados em 5/10/15, depois de mexer numa coisa querer coloca-la direita ou a que está ao lado tem de ficar igual, e muitas situações dessas mas não me perturbam, causam-me um pouco de desconforto mas consigo ignorar sem qualquer problema. A única coisa que incomoda mesmo é o exemplo que referi ao bocado, quero estar na cama ou no sofá com a minha mulher e não consigo estar descansado.

A melhor resposta 9 DEZ 2020

Olá Mark! Grato por escrever. Precisamos te conhecer mais. A princípio se poderia pensar escabiose (sarna), mas parece descartável, posto que isso acontece com você e não acontece com tua esposa, com quem divide espaços próximos. Os rituais e obsessões, exemplificados por números fechados, devem ser objetos de investigação histórica em sua vida. Certamente você precisa de atividade física prazerosa, cansativa e integrada socialmente.
Também precisaremos realizar um levantamento minucioso da tua história, hábitos, saúde global, personalidade, planos e metas, para te ajudar com profundidade e consistência. Procure por um de nós e passe por conduta científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene,, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.

8602 respostas

9 DEZ 2020

Mark. Parece q vc tem toc. Precisa investigar melhor . Fazer entrevistas , anamnese, saber sua história, rotina... É preciso fazer terapia . Se conhecer melhor , fortalecer seu emocional.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 DEZ 2020

Olá Mark.
Grata por sua pergunta.
Sugiro que procure ajuda médica de um neurologista para uma avaliação, esse profissional fará encaminhamentos e prescreverá algum medicamento se necessário para aliviar os sintomas físicos.
A terapia psicológica também é muito importante para que possa entender seus pensamentos e como eles podem influenciar no seu comportamento. Na terapia você poderá identificar quais comportamentos precisa modificar para evitar o perfeccionismo e o estresse.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba