Estou prestes a me separar

Feita por >Prizinha2021 · 27 abr 2021 Terapia de casal

Olá estou prestes a me separar um relacionamento de 11 anos, segundo ele dia 5 agora quando receber vai embora, nós temos 3 filhos, só que nossa vida juntos já não dá mais, vivemos brigando, tudo que ele faz me irrita, desde 2016 quando reatamos após uma separação ele vacila e chega em casa de madrugada, de manhã já aconteceu também e sempre tem uma desculpa na ponta da língua de que estava trabalhando, já me disseram também que ele me traiu e ele é aquele tipo de pessoa que mente por tudo, já falei pra ele se tratar mais ele não aceita que é um doente mentiroso, enfim no fim do ano tivemos uma discussão na casa da mãe dele e ele queria me bater por conta que disse que eu desrespei os pais dele por ter discutido com ele, e isso não me desceu ele mandou eu ir embora da nossa casa com meus filhos e eu não fui, enfim por mais uma vez tentamos manter o casamento, só que não dá está tudo destruído, eu quero paz e estou tão em paz com essa decisão, só que eu sou uma pessoa que sou dependente emocional e financeira, tenho medo de me arrepender e ser tarde demais, só que né sujeitar a viver um relacionamento que me faz mal e me trouxe ate depressao também não é legal.

A melhor resposta 29 ABR 2021

Boa noite Pri.
Percebo que vc está consciente do término da relação. Entendo que houve tentativas de sua parte para que tudo desse certo.
Acredito que precise de acompanhamento psicológico para superar a perda e reagir de forma madura.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

28 ABR 2021

Olá Prizinha,

Culpar-se ou ser culpada durante um relacionamento abusivo não apenas é comum, como também é uma das maiores causas por se manter presa na relação.
Um dos primeiros passos para conseguir sair desse ciclo de repetições é através do autoconhecimento. Do olhar para si, compreendendo sua história e suas dores.
A terapia nesse momento seria fundamental para promover questionamentos dando foco nas mudanças de padrões de pensamentos e comportamentos. O que eu gosto de fazer? O que me faz feliz? Como eu me vejo? Quais características preciso melhorar? E o que admiro em mim? Esses são alguns exemplos de questionamentos importantes no processo do autoconhecimento.
Quando começamos a nos conhecer, fortalecemo-nos, e logo conseguimos ter uma visão mais clara das situações.

Estou à disposição
Abs,
Adriana P.S Tavares
CRP 25302

Adriana Pereira Sacadura Tavares Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

28 ABR 2021

Olá! Parece que vc está numa situação difícil já a algum tempo. Sugiro que inicie psicoterapia imediatamente para se fortalecer e poder tomar as melhores decisões num momento desafiador como esse. Entre em contato e veja o que posso fazer por vc. Priscila

Priscila Regina Moura Santos Psicóloga Psicólogo em São José dos Campos

7 respostas

28 ABR 2021

Olá Prizinha 2021! Grato por relatar a tua história. Teu relato fala da necessidade de falar com pessoas confiáveis, éticas, experientes, para lidar com as situações.
Não há pessoas perfeitas, o que aprimora as decisões é a conversa verdadeira, construtiva, com tomada de decisões nas quais o passado, o presente e as consequências futuras sejam todos, bem avaliados.
Dependência emocional e financeira, são dependências para podem e devem ser objetos de crescimento, de superação.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para os aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, fechamento total por quinze dias (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, vacina obrigatória e rápida por todos e para todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

28 ABR 2021

Olá Prizinha, essa situação é super delicada pois acarreta em muitas consequências, mas permanecer em um relacionamento ruim e muitas vezes abusivo pode trazer traumas ainda maiores inclusive para seus filhos.
Seja firme na sua decisão e busque ajuda terapêutica para se fortalecer.
Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo