Estou me sentindo uma péssima mãe

Feita por >Emmanuelly · 20 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Me chamo Emmanuelly tenho 19 anos e tenho uma filha de 3 anos, sempre cuidei muito bem dela porém agora ela está com uma problema intestinal que já a levei em varios medicos e nao se resolve, estou me sentindo uma péssima mãe por não conseguir ajudar ela ver o sofrimento dela me parte o coração estou me sentindo muito inutil por não poder ajudá-la me sinto assim não só por isso por muitos motivos desde que tive ela engordei 40kg isso me destrói tbm deixa minha auto estima no chão

A melhor resposta 21 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Você não especificou o problema da sua filha, mas os dados apresentados permitem encaminhar algumas contribuições: as mulheres de fato, ao passar pela gravidez e parto, vivenciam rápidas transformações corporais, que demandam um tempo para que sejam adaptadas ao todo pessoal. Ser mãe aos dezesseis anos, como aconteceu com você, não é tão comum. Em uma sociedade tão complexa como a nossa, aos dezesseis anos ainda estamos nos envolvendo com tantas questões de abrangência diferente da maternidade/paternidade. A maternidade, como fato, no seu caso, pode e deve ser usada por você, a seu favor. É uma experiência natural, maravilhosamente rica. Certamente você encontrará formas de fazer desse experiência algo de enriquecedor. Inverta a lógica: passe do sentimento de péssima mãe para o sentimento de mãe lutadora por se melhorar. Outro dado importante é ponderar que você tendo engordado quarenta quilos, demonstra que há uma grande ingestão de calorias com menos gastos das mesmas. Logo você precisa fazer atividade física, mover-se. Tente, pesquise, pergunte, mexa-se, em busca de emagrecer( com calma, sem exageros), de fazer coisas significativas para você, para sua filha. Construa, por escrito, rotina de aproveitamento de tempo de tal forma que todas as áreas importantes da vida sejam consideradas e moderadas com a medida certa. Por exemplo: dormir de noite, de sete a nove horas, não mais; almoço e janta com alimentações intermediárias com intervalos próximos de três horas, entre uma e outra; tomar água com regularidade; ingira frutas e legumes, faça atividade física saudável, umas três vezes por semana, horários para lazer. Evite refrigerantes, álcool, lanches, sorvetes, doces e cigarro Se for o caso, diminuir internet, telefone, televisão e aumentar trocas reais com pessoas (com os cuidados decorrentes da pandemia). Seja tolerante e flexível com você, nem tudo o que planejamos dá certo, mas precisamos ter o compromisso, conosco mesmo, de tentar fazer dar certo e, quando não der certo, termos alguma explicação que seja legítima para nós mesmos. Um sugestão enriquecedora: arranje um caderninho e escreva algumas das formas de falar da sua filha. Depois tente ponderar sobre elas. Quanto ao problema intestinal, talvez tenha um nome que você possa contar, para que as pessoas tenham alguma direção para te ajudar. Há todas duas vidas pela frente: enfrente e você descobrirá que pode fazer, aprender, desenvolver coisas, que nunca se imaginou fazendo. Faça com amor, seja persistente. Conte conosco. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

22 MAI 2020

Ola Emmanuelly.
Ser mãe não é uma tarefa facil, não vem com manual de instruções...
Seu filho é quem vai lhe ensinar a ser mãe, e você vai ensiná-lo a ser filho. É uma aprendizagem mútua, reciproca.
Não se culpe, você fez sua parte.
Cadê o pai de sua filha? Ele tem convivência com ela? Ele também precisa participar, afinal, filhos são 50% pai e 50% mãe. Cada um tem que exercer sua função parental.

O que te fez engordar?
Quando você olha para si mesma o que vem a sua mente?
Como gosta de ser?
Autocuidado é importante para desenvolver autoestima, se cuide, faça coisas boas pra você. Se acolha, entenda suas emoções.

Psicóloga Fernanda Mello Psicólogo em Manaus

8 respostas

22 MAI 2020

Emmanuelly
O problema da filha deve ser fator emocional teu. Resolvendo o teu problema emocional, a filha se cura também.
Está te compensando na comida e por isso engordou.
Coma para viver e escolha comida saudável (frutas legumes e verduras) e não porcarias.
Não viva para comer... viva para resolver os problemas e não compensar, comendo

5817 respostas

21 MAI 2020

Olá Emmanuely
Existem situações que estão fora do seu controle, não dependem de você. Uma vez que você tem feito sua parte em levar sua filha ao médico, você está fazendo o que é certo. Errado seria você não dar atenção ao problema dela. Portanto entenda que você tem sido sim uma boa mãe naquilo que você relatou.
Você também comenta ter engordado muito e estar com a auto estima baixa. Estas questões podem ser cuidadas dentro do processo de terapia, portanto se puder procure ajuda profissional.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 MAI 2020

Todas nós mães carregamos um pouco de culpa e isso tem mais haver com o que a sociedade espera de nós do que o que fazemos de fato. Se tudo que você fizer por ela tiver amor então está no caminho certo. Não se cobre tanto, faça o que der conta e se puder peça ajuda!!

Ana Cristina Mendes Viana Barbosa Psicóloga Psicólogo em Vitória