Estou me perguntando se tenho TOC

Feita por >Kelvin Mateus · 19 fev 2019 TOC

Olá, então, aconteceu o seguinte: Minha Bisavó vnha em casa e algumas vezes ela chegava com mal cheiro de urina por ser muito idosa, mas isso nunca mais aconteceu por que minha tia está cuidando dela. Outro dia eu peguei um geladinho/dindin para tomar e ela estava sentada e me pediu para ajudar a levantar ela, então peguei e levei ela até a sala, daí lembrei das vezes que ela chegava suja e tals, e como estava usando as mãos para tomar o geladinho, decide lavar a mão que tinha pego! Alguns dias atrás li algumas matérias sobre toc e logo veio o pensamento: será que estou com TOC? E também ficou uma sensação estranha na mão, acredito que é por que estou concentrando minha atenção em minhas mãos!

A melhor resposta 19 FEV 2019

Olá, Kelvin.. Como vai?

Baseado no que você relata podemos afirmar que não, você não tem TOC.
O TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), é caracterizado por ideias (obsessão) ou um comportamentos que se repetem com certa frequência. Quando se trata de uma ideia obsessiva, a pessoa é invadida por pensamentos, representação ou impulsos que se sucedem de maneira repetitiva e estereotipada, causando grande perturbação. No caso de comportamentos compulsivos, o sujeito passa a exibir ações e/ou rituais estereotipados e repetitivos com o intuito de prevenir algum evento que ele teme que possa ocorrer, o que causa grandes prejuízos tanto a nível pessoal quanto profissional e até mesmo de saúde.
Pela sua descrição, o que ocorreu foi um incômodo devido a algumas questões relacionadas à sua bisavó. Caso continue se sentindo incomodado ou tendo pensamentos e comportamentos semelhantes, procure um profissional para que ele possa avaliar a situação de maneira mais apropriada.

Se precisar, conte comigo. Até mais.

Michel Simões

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto

72 respostas

24 MAI 2019

Um diagnostico de TOC é muito complexo, envolve diversos fatores e você só relatou uma vez, sera que você realmente tem TOC?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

20 FEV 2019

Boa tarde Kelvin, apenas pelo seu relato, não se pode afirmar TOC. Trata-se, pelo relato, de sensação natural; no entanto, a mente humana é muito complexa. Deve haver de outro lado, tantos componentes positivos em você a ser pontecializados, descobertos. Olhe para suas possibilidades construtivas. Talvez seja interessante você ver o quanto você se abre para as oportunidades de interação que se apresentam. Um abraço: Ary Donizete Machado.