Estou me afundando ou meu trauma está fazendo isso?

Feita por >Miriã Hosana da Costa Sales · 26 mai 2021 Traumas

Quando eu tinha 14 anos sofri uma tentativa de estupro, por pouco escapei, assim que cheguei em casa contei aos meus pais mas eles agiram de maneira inesperada, meu pai ignorou e minha mãe disse que isso era culpa do meu pecado (ambos eram religiosos e eu optei por não seguir a deles), depois disso toda vez que alguém se aproximava do nada ou eu via algo que me fazia lembrar desse dia, perco o controle e faço coisas que não faria normalmente, isso faz seis anos, atualmente namoro um cara legal, mas ele não tem muito tempo para nossa relação e acabou não cumprindo com muitas coisas que disse que faria, minha mãe e minha tia me dão várias críticas diárias que me deixam mal, meu pai não fala comigo, muitas pessoas que diziam ser meus amigos me traíram, ganho mal, tudo parece ter piorado bastante, me sinto mal, insuficiente, sozinha e que tudo o que sonhei já era, sei que eu poderia tomar atitudes para mudar isso, mas fico pensando no bem dos outros e acabo apenas esperando, mas isso está doendo demais, tentei me matar duas vezes em segredo nos últimos meses, estou cansada, só queria sumir.

A melhor resposta 28 MAI 2021

Boa noite, pelo seu relato pode se perceber o quanto esse fato te traumatizou. Traumas são memórias de longuíssima duração que não se apagam com o tempo a menos que sejam tratadas com técnicas adequadas. Traumas geram alterações no comportamento e podem causar doenças físicas porque o sistema fica o tempo todo em estado de alerta esperando algo ruim acontecer. Busque ajuda de um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como Emdr, Brainspotting, Experiência somática, :EFt, TFT entre outras , já que nesses casos as terapias convencionais são pouco eficazes.
Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

28 MAI 2021

Oi Miriã! Percebo que por conta desse trauma você não estar conseguindo dar prosseguimento na sua vida de forma tranquila e saudavel. Você estar previsando de ajuda profissional se quiser me contatar estou aqui

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 MAI 2021

Boa tarde Miriã.
A tentativa também causa trauma.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar o trauma, se sentirá melhor.
Vc deve ter tido uma educação rígida, qd relatou sobre a tentativa seus pais não souberam o que dizer ou fazer.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

27 MAI 2021

Oi Miria. Que bom que percebe que tem questões que precisam ser trabalhadas. O primeiro passo você já deu, procurar ajuda. Eu sou psicóloga e trabalho com a hipnoterapia, a hipnoterapia é uma linha breve muito indicada para o tratamento de traumas onde conseguimos trabalhar esse trauma trazendo para você uma melhor qualidade de vida.
Não desista de você.
Cuide da sua vida emocional.
Mariana M.Maciel - psicóloga e hipnoterapeuta.

Mariana Monteiro Maciel Psicóloga Psicólogo em Vitória

4 respostas

27 MAI 2021

Olá Miriã! Grato por escrever. Você relata uma série de fatores que, juntos compõem o quadro que você está vivendo. Pelas contas, você tem vinte anos de idade. Vinte anos, é uma idade, nos tempos atuais, na qual as pessoas estão, na maior parte das vezes, na transição entre a dependência dos pais e a independência, entre o espaço dos pais, e o espaço próprio, entre as crenças e os valores dos pais e a construção de valores próprios. Então, independentemente dos fatores específicos citados por você, as pessoas nessa idade, costumam experimentar esse desconforto relacional. As muitas pessoas, que você diz, que a traíram, podem considerar as coisas de forma diferente da forma como você considerada. De outro lado, é preciso calma, observação e amadurecimento para aprofundar confiança em outra pessoa, também é preciso seleção gradativa, antes de aprofundar trocas, também é preciso colocação de limites nas convivências.
Pensar no bem dos outros, é importantíssimo; pensar, em primeiro lugar, no bem pessoal, é a condição inicial e necessária.
Provavelmente você está vivendo um estágio de olhar as coisas, por uma prisma desanimador.
Será muito importante e acontecerá: você ver outras possibilidades, outras etapas na vida. Para tanto, pare de esperar, faça coisas que você gosto, que sejam éticas, integradas à cultura e aos próximos.
Será interessante, você vir para uma caminhada científica com um psicólogo para organizar as pressões que são próprias dessa fase da vida.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o maior do mundo - , evitemos mais mortes: fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia; máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.