Estou com dúvidas no meu relacionamento e isso vem me matando

Feita por >Bela · 29 abr 2021 Terapia de casal

Namoro e moramos juntos há quase 4 anos. Comecei namorar e fomos morar juntos eu com 19 anos, hoje estou com 23 e ele 28. Eu sempre fui apaixonada por ele, de uns anos pra cá eu venho reclamando da falta de sexo, já tentei conversar várias vezes , pedi pra ele buscar ajuda mas nada mudou e só vem piorando. E sempre quando eu toco nesse assunto ele se estressa, fica nervoso, fala q se estou insatisfeita é só eu terminar. Até que eu cansei de pedir, cansei de querer. A gente já ficou até 4 meses sem sexo , ficamos muito tempo sem ter relação, geralmente uma vez no mês é o máximo. Ele diz que é problemas com ansiedade, hormônios e q não tem nada a ver comigo. Ele não sabe conversar, não consigo ter um diálogo. Então eu desisti. Não procuro mais, não toco mais no assunto e agora quando ele vem me procurar eu sou eu quem não quero ter sexo. Eu posso estar com muita vontade , mas minha vontade é com outras pessoas e não ele.
A gente se da bem , todo mundo acha que somos um casal legal, que combinamos, os nossos planos de futuro sempre bateram, mas agora já não sei se quero continuar minha vida com ele. Somos muito novos e já temos esse problema , não consigo nem imaginar daqui uns anos assim. Eu ainda tenho sentimentos por ele, ainda sinto amor e tenho medo de sofrer se eu decidir terminar. Fico na dúvida todos os dias sobre o que quero, sobre o que fazer , como falar , eu estou totalmente perdida e sufocada nesse sentimento. Ele me ajudou em muitas coisas e terminar com ele agora seria uma ingratidão ou deixar a pessoa na mão. Nós moramos nos EUA e só temos um ao outro Aqui. Ele não tem nenhuma família aqui , a minha mãe e meus irmãos moram aqui mas eu n tenho uma convivência boa. Enfim, é isso eu não sei se o sentimento que estou sentindo é só uma fase de curiosa de ,querer ficar solteira e curtir a vida , conhecer outras pessoas ou se realmente acabou e estamos juntos somente por conveniência.

A melhor resposta 30 ABR 2021

Olá Bela! Grato por escrever. Vinculação de morar juntos aos dezenove anos, em país diferente, pode envolver alta grau de interação, com fechamento a outras vivências. Pessoas dessa idade, tendem a experimentar turma de amigos, times de esportes, colegas de cursos, teatro, circo, igreja, vizinhos, viagens, dentre outras ações grupais.
Pelo relato, falta a você essa convivência grupal. De outro lado, vinte e três e vinte e oito anos, habitualmente envolvem frequência sexual maior.
Querer sexo é querer vida, querer com outros é resultado de experiências desconfortáveis vivenciadas com ele.
Parece que o tipo de papel que vocês vivem, se desgastou para vocês.
Você é forte, migrante tem ousadia, use-a a seu favor.
Podem ser gratos, amigos, companheiros, sem se cobrarem como namorados, mas também podem ressignificar a história de vocês. Muito provavelmente vocês estão com esses temperos de interação por terem ido, aos poucos se acostumando a ele, que não trás riscos imediatos e repentinos. Trazem, no entanto, risco gradativos, de longo prazo, que vocês precisam antever.
Será recomendável que você ou vocês, passem por uma caminhada científica com um psicólogo, que da posição de neutralidade e técnica, os ajudará a enxergar e construir caminhos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: vacina, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

1 MAI 2021

Bela, vc passou por muitas experiências e ainda é jovem pode viver outras, vc não deve se prender se achando responsável por ele, deve ficar por que gosta não por obrigação. Vocês podem ser amigos nada impede. Siga em frente. Boa sorte.
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro