Está muito ruim ser eu esses dias .

Feita por >Joyce · 19 mar 2022 Crise existencial

Tenho 29 anos.Essa guerra que está acontecendo me trouxe para um lugar muito ruim.Eu sempre tive medo de profecias relacionadas ao fim dos tempos e tinha muito medo que acontecesse uma guerra.Sempre quando eu via alguma tensão,ficava tensa pensando que se uma guerra estourasse,seria o fim da picada e estaria tudo acabado.E agora que está aconteceu,parece que virou uma chave dentro de mim que me fez perder o interesse,esperança,perspectiva ou sei lá qual o nome disso.Essa situação me levou a fazer um post no Instagram,expondo algumas coisas sobre mim,mas me arrependo de ter feito.Eu tenho uns pensamentos que as vezes acho que não condiz com a minha idade.O fato de não ter conseguido lidar com essa guerra e outras coisas é um exemplo disso.

A melhor resposta 20 MAR 2022

Olá, Joyce. Que relato singular esse seu.
O recomendado é que você busque o sentido que as profecias apocalípticas têm em sua vida. Esse seria o caminho investigado por mim na clínica.

Psicólogo Jonas Alves

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

21 MAR 2022

Joyce,
Em vez de fugir para a fatos externos, interiorize-se e viva a vida que voce é.
A realidade externa é o que se passa no inconsciente coletivo de todos e nada podemos fazer de concreto para mudar o externo a não ser, qualificando a própria vida, isso sim vai influenciar para qualificar também o coletivo.
Portanto, descubra quem voce é e viva de acordo com a energia que voce é. Realize tuas alegrias, teus sonhos...
Se ficar focada na guerra, no sofrimento, vai auxiliar a trazer a guerra para cá... pois estará vibrando o que pensa.
Construa a realidade que voce quer para a sua vida

5817 respostas

20 MAR 2022

Boa tarde!
A guerra entre Russia e Ucrânia tem afetado o mundo e ter colocado você num "lugar" onde sempre teve medo, significativa que suas emoções precisam ser trabalhadas neste momento. O medo é uma emoção primária, aceite este sentimento e encontre meios de lidar com ele, positive seus pensamentos e acredite que esta chave também pode virar e voltarmos a ter paz. Você não está sozinha diante do medo e das consequências desta guerra. Pense em coisas boas, tente se conectar com pessoas, veja o lado bom da vida, precisamos ter esperança, a guerra não pode tirar isso de nós!

Lady Mariana dos Santos Psicóloga Psicólogo em Aracaju

9 respostas

20 MAR 2022

Olá Joyce! Grato por escrever. Na verdade você está sendo direcionada pela forma como as potências dominantes jogam as relações de poder. Guerras concomitantes acontecem o tempo todo em diversos lugares. No Rio de Janeiro há guerra das milícias o tempo inteiro; Quanto a essa você dirá é diferente. Talvez, se analisar mais profundamente, não. Há, no entanto outras aproximadamente trinta guerras. Por exemplo: Síria, Miamar, Iêmen, Nigéria. Nenhum ser humano é melhor ou pior do que o outro. Guerra é sempre guerra. Para o poder e o dinheiro que controlam os meios de comunicação, umas guerras são relevantes, pois geram ou retiram poderes e dinheiro. Então porque a morte de um é vale mais do que a morte do outro. Isso não pode acontecer. Não é guerra que te trouxe para um lugar ruim, mas tua interpretação da versão da guerra que te é apresentada. Como não podemos interferir na guerra em curso, precisaremos, cada um de nós, investir na construção de uma vida para a gente mesmo e, inicilamente nossos próximos, de forma saudável, ética, respeitosa, considerando nossas motivações e realizações, inclusive construindo a implicação de um grão de areia para consolidar junto com os demais grãos da praia linguagens melhores do que guerra, lançando mão dos aprendizados acumulados pela humanidade.
Para isso, nós, psicólogos, estaremos a disposição para te assessorar científicamente.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia veredadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as criaças! Ainda é prudente mascarar-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8604 respostas

20 MAR 2022

Olá
Eu entendo que essas situações assistam e fazem parecer que o mundo vai acabar. Mas diante desse medo descontrolado, precisamos usar de certa racionalidade: olhando para o cenário político, quais as chances de algo muito grande acontecer? E como isso me afeta? Talvez até ouvir a opinião de alguém que você respeite possa te ajudar a colocar os pés no chão e não se deixar levar por ansiedades.
Um profissional pode te ajudar a compreender isso com maior profundidade, além de olhar de uma forma mais geral sobre esses demais pensamentos que não corresponde com a tua idade.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha