Esses dúvidas que surgem no meu pensamento vêm de onde?

Feita por >Gavião · 13 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

São dúvidas de tudo, da minha vida, daquilo que eu assisto na televisão, nas leituras que eu faço. É como se a minha mente esteja perguntando algo para mim, e eu tenho que responder. Tenho que fazer alguma coisa para acabar com esses questionamentos. Ou perguntar para alguém, ou procurar na internet. São coisas banais que estão me fazendo mal. E com muito medo tbm

A melhor resposta 16 AGO 2020

Olá Gavião, sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta
Perfeito o que você está tendo.
Quando voce nasceu, veio de uma outra realidade com a missão de executar o teu projeto de vida. Aqui encontrou um mundo organizado, estruturado por outras mentes. Ele é assim porque outros pensaram assim. Porém a tua realidade deverá ser arquitetada por ti. Por isso, não resolve contentar-se com os significados que outros atribuem as coisas. Tem que fazer sentido para ti. Claro que deves fazer isto com muita flexibilidade e diplomacia, construir a tua realidade e estrategicamente poder dar-se bem nas relações com as outras pessoas.
Estas dúvidas vem da tua mente superior, um passo acima da mente racional. As duvidas precisam ser respondidas e alcançadas de forma que te satisfaça e ao mesmo tempo podendo ser dialogadas com os demais, pois vivemos em grupo, em sociedade.
O que queres na vida? O que queres fazer? De onde veio? para onde vai? O que faz sentido na tua vida?
A vida te deu a liberdade e a possibilidade de fazer todas as experiências que quiseres, te deu o livre arbítrio nas tuas escolhas e decisões com a devida responsabilidade por cada escolha e cada decisão, pois não há um deus castigador que pune; Nem um deus recompensador que salva. Tudo é consequência. A vida só quer que sejas realizado e feliz.
O meio, o sistema encontrado no mundo sim é cheio de regras, valores, dogmas, crenças, julgamentos...
Voce, com muita astúcia deverá realizar o que a vida quer de ti e ao mesmo tempo poder interagir com o social, sem deixar que este social te manipule ou te sufoque.
Bom investimento e se precisar, solicite ajuda nesta construção.

5817 respostas

17 AGO 2020

Olá Gavião! Obrigada por sua participação.
Imagino como você possa sentir-se mal em não conseguir completar essa tarefa.
Questionarmos sobre a vida ou sobre situações à nossa volta pode ser considerado comum, mas nem sempre temos todas as respostas, não é mesmo? Assim como você bem colocou que precisa buscar outra fonte para respondê-la. O questionamento que faço é o seguinte: qual a função das perguntas e respostas na sua vida? Pra quê você precisa responder todos esses questionamentos? Se não conseguimos responder a todos esses questionamentos, se é que é preciso, um profissional da psicologia pode auxiliar a desvendar esse padrão que desenvolveu nesse tempo, assim como ajudá-lo a perceber essa função na sua vida.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

14 AGO 2020

Oi Gavião, penso que sua pergunta apresenta uma dificuldade de escolha. Porque escolher, envolve abrir mão de algo para ficar com outra. Então penso que em uma conversa poderíamos aprofundar mais nesse sentido, o sofrimento em abrir mão, como isso afeta seu emocional, como essa dificuldade e esse sofrimento se encaixa no seu contexto familiar, no seu contexto de vida... O seu sofrimento se faz perceptível na dificuldade em escolher, mas certamente ele nasce bem antes, e merece um caminho de investigação com muito cuidado e respeito, para que possamos juntos entender e encontrar soluções! Caso queira conversar melhor sobre isso, estou à disposição!

Ana Paula Rocha Psicóloga Psicólogo em Brasília

1 resposta

14 AGO 2020

Olá Gavião! Grato por participar. Certamente tuas dúvidas estão vindo dos estimuladores que você, conscientemente ou não, está dando prioridade. É muito provável que você esteja ativando a mente em muito maior proporção do que o corpo, é muito provável que você esteja teorizando muito, mas na prática, não esteja fazendo muito. Você não falou de nenhum pensamento ou dúvida de forma específica. As pessoas estão, nos tempos atuais, agravado pela pandemia, vivendo um mundo de muita recepção com passividade mental e corporal diante das coisas.
Algumas medidas certamente te ajudarão muito. Elas precisam envolver, ação mental tua, ação corporal, significado e utilidade.
Organize uma rotina de vida para planejar o que fará no próximo dia, próxima semana, em certa medida, próximo mês e assim por diante. Considera a mais completa plenitude de buscas e necessidades de um ser humano, com ética, integração social e saúde. Por exemplo: lavar banheiro, fazer almoço, arrumar cozinha, plantar um vaso, escrever um texto significativo, dormir de sete a nove horas, por noite, sempre no escuro, estar acordado de dia, mesmo que tenha sono, até adquirir ritmo. Fazer atividade física com regularidade, se alimentar de forma saudável, resgatar e realizar planos, sonhos e metas, com flexibilidade e realismo. Saeber o que está planejado para fazer em cada hora. Certamente você, apoiado pelas ações mentais e corporais significativas dominará e definirá pensamentos.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos ou aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, amor e Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

14 AGO 2020

Olá Gavião!
"Esses dúvidas que surgem no meu pensamento vêm de onde?" Como você mesmo respondeu vem de tudo o que lhe cerca.
Parece que você sente uma "obrigação" para responder, é isto?
E pelo que pude entender está "obrigação" está te causando sofrimento.
A primeira questão me me surge é o que você ganha internamente quando responde as questões?
Como você se sente depois? No seu meio ambiente como as pessoas te chamam?
É uma pergunta que podemos inverter: Para onde eu quero ir quando respondo essas dúvidas?
A certeza nós não temos de nada! Mas nós podemos viver o hoje e responder pautado no hoje. Podemos sonhar, fazer planos e trabalhar para que eles aconteçam.
Mas realmente não temos essa garantia.
As dúvidas me fazem lembrar do fogo e da madeira. Quanto mais lenha colocamos mais o fogo aumenta.
Se vivemos olhando para tudo o que é externo e esquecendo de nós mesmos podemos ficar presos as ilusões.
Qual será a necessidade de responder tudo?
Que tipo de angústia, ou de ansiedade existe?
Tenho certeza de que quando você começar uma Psicoterapia depois de alguns meses irá ter muitas respostas!
Até breve!

Aldvan Figueiredo Psicólogo em São Paulo