Espectro bipolar x maconha

Feita por >Isac · 17 jun 2017 Transtorno bipolar

Fui diagnosticado como Espectro bipolar há alguns anos... e sempre estava envolvido com algo que me tirasse da realidade (álcool, maconha, lsd, cocaina...) já faz algum tempo que não uso nada, nem álcool, porem ultimamente sinto-me com uma sensação de tédio o tempo todo, e junto com esse tédio me vem uma vontade de fumar maconha... a psicanalista que eu vou é absolutamente contra o uso de qualquer droga, álcool ou tabaco... minha dúvida é: A maconha me ajudaria nesses episódio de tédio? Pioraria meu quadro? Facilitaria eu ir para os extremos?

A melhor resposta 18 JUN 2017

Olá Isac!
Sim! A maconha pode contribuir com alterações e depressão do sistema nervoso o que além de desandar o tratamento medicamentoso que favorece a estabilidade de humor no transtorno bipolar, contribui para episódios de mania e depressão.
O ideal é que divida estas emoções com o psiquiatra que o acompanha e busque atividades de prazer onde possa canalizar este tédio de maneira saudável e produtiva: esportes, arte, cultura, entre outros.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 JUN 2017

Boa noite Isac!
Toda droga causa uma reação química no nosso cérebro, alterando algumas substâncias, algumas estimulam e outras desaceleram nossas funcionalidades. Dessas, cada uma age assim por um período de tempo. Porém, dependendo de qual é a droga, enquanto isso acontece morrem algumas células cerebrais e outras não conseguem se normalizar. O espectro bipolar, possui também uma característica de desregulação dessas substâncias cerebrais, responsáveis por regular o nosso humor. Assim, se você naturalmente possui esse desajuste que causa o espectro bipolar, usar qualquer tipo de droga pode ser arriscado por "bagunçar"ainda mais seu cérebro e podendo causar complicações (que são muito particulares para cada caso), mesmo que de início sejam lentas e quase imperceptíveis. Usar a maconha lhe daria uma falsa impressão de alívio, porém, é bem provável que esse sentimento volte depois. Recomendo que você descubra alguma outra coisa que você goste de fazer e consiga distrair você nesses momentos, lhe tirando do sentimento de tédio. Sempre esteja em comunicação com sua analista e psiquiatra, para que descubram juntos a melhor forma de lidar com a situação que você está trazendo.

Atenciosamente
Psicóloga Talyta Laila Paitra
CRP 12/15580

Talyta Laila Paitra Psicólogo em Joinville

14 respostas

18 JUN 2017

Olá Isac. No seu caso, é importante ter cautela com o uso de substâncias que podem desencadear episódios de alteração de humor, já que você já tem um quadro patológico. Além disso, é fundamental que você aprofunde essas questões em sua análise, uma vez que você está buscando uma forma "mais rápida" de fugir da realidade. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo