Escuto vozes que me prejudicam. O que fazer?

Feita por >Thalita Dos Anjos Roma · 13 jul 2016 Avaliação neuropsicológica

Estou escutando vozes durante o sono e acordo assustada. Várias vezes meu sono é interrompido por vozes de pessoas que fazem parte do meu cotidiano ou minha própria voz... As coisas que escuto não são nada agradáveis e fazem com que me sinta com baixa autoestima. Fazem com que me Iembre de momentos ruins que vem acontecendo devido umas mudanças. O que fazer?

A melhor resposta 14 JUL 2016

A vivência de situações de muito stress podem causar sintomas como este, mas é importante que você inicie um processo de psicoterapia entenda melhor como estas vozes estão interferindo na sua vida. É importante saber, por exemplo, se isso já aconteceu alguma outra vez, se está relacionado com alguma pressão ou stress que esteja vivendo, o que estas vozes falam com você, entre outras coisas.
Junto com o profissional de psicologia vocês poderão avaliar a necessidade de incluir um psiquiatra em seu tratamento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

28 JUL 2016

Olá Thalita, vamos clarificar as coisas, ok? O que você chama de ouvir vozes durante o sono, de acordo com o seu relato me parece mais que você sonha com pessoas falando coisas negativas de você. Isto não é ouvir vozes, isto é sonhar. Ouvir vozes seria você acordada ouvir pessoas falando quando não há ninguém no ambiente. Além disso, existem dois estados em que a pessoa pode ter alucinações auditivas no sono: a hipnagógica e a hipnopômpica. Uma acontece quando a pessoa está quase adormecendo e outra acontece quando a pessoa está acordando. São fenômenos normais e todo mundo experiencia algum deles em algum momento da vida. Mas este não me parece ser o seu caso. Tendo explicado um pouco acerca dos sintomas, eu concordo com os colegas psicólogos no que diz respeito ao estresse. Existe algo na sua vida que parece que está lhe incomodando muito, e isto está causando muita ansiedade em você, de tal forma que você transfere essa carga para o sonho. A indicação mais precisa é realmente buscar psicoterapia. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 JUL 2016

Querida Thalita,

sugiro que você marque uma consulta com um profissional da psicologia antes de agendar com um psiquiatra. Ambos são ótimos profissionais.
O psicologo ira fazer uma avaliação do seu estado, para verificar se será preciso a continuação de uma consulta com especialista psiquiatrico (com medicamentos ou não). Geralmente eu falo que a combinação perfeita (para alguns casos), sãos os medicamentosos com a psicoterapia. Pois na psicoterapia você pode trabalhar a causa de ouvir essas vozes e com a psiquiatria você trabalharia o sintoma em si.

Boa sorte minha querida.

Camilla Hoffmann Psicólogo em São José

14 respostas

19 JUL 2016

Prezada Thalita!!!

Lendo o seu relato, considero, a princípio, um nível elevado de estresse devido a fatores que devem ser investigados.

Sugiro, inicialmente, que procure uma avaliação psicológica, e possivelmente uma mudança de comportamento dos seus hábitos de sua rotina poderão fazer uma grande diferença para restabelecer a sua qualidade de vida.

Uma avaliação psicológica criteriosa deverá contribuir para um diagnóstico preciso e as providências cabíveis, evitando um tratamento inicial medicamentoso, talvez desnecessário e com efeitos colaterais para o organismo.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

16 JUL 2016

Boa noite Thalita. Seus sintomas, escutar vozes durante o sono, é característico de pessoas que estão passando por estresse. Importante rever soluções para seus problemas, caso fuja ao seu controle, procure ajuda profissional. O estresse é um estado físico e psíquico que tende ao agravamento se não tratado. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

15 JUL 2016

Bom dia Thalita
A princípio lhe sugiro que busque atendimento com um médico psiquiatra para que em consulta seja feita uma avaliação pormenorizada da sintomatologia apresentada.
Mas também acompanhamento psicológico será muito importante para efetivar um diagnóstico e a partir de então estruturar um tratamento psicoterapêutico específico à suas necessidades e demanda.
Estou a disposição para esclarecimentos
Atenciosamente
Tatiana Almada Menin
Psicóloga Clínica na área Comportamental Cognitiva

Tatiana Almada Menin Psicólogo em Goiânia

14 respostas

15 JUL 2016

Thalita, busque um profissional para que faça uma avaliação psicológica e inicie um acompanhamento psicoterapêutico.

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

14 JUL 2016

Cara Thalita, vozes são sintomas que podem ser revertidos com medicação psiquiátrica e psicoterapia combinados. Recomendo que procure o psiquiatra o quanto antes.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

14 JUL 2016

Cara Thalita, o mais indicado é que você busque uma avaliação médica inicialmente pode ser do clinico geral, porém se tiver facilidade em agendar diretamente com o psiquiatra seria melhor. Após esta avaliação o próprio médico pode indicar uma terapia.
Atenciosamente,

Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

14 JUL 2016

Boa noite Thalita. Você deve procurar um médico psiquiara e um psicólogo para avaliar o que está acontecendo com você nesse momento e ajudá-la a superar e lidar melhor com essa situação. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

13 JUL 2016

Olá Thalita!
Inicialmente, procure a ajuda de um médico psiquiatra para que ele possa fazer uma avaliação médica do que está ocorrendo - o fato de ouvir vozes pode indicar sintomas de algumas doenças ou demonstrar uma situação emocional de estresse muito profundo, e normalmente nestes casos os medicamentos são necessários para lhe fornecer suporte neste primeiro momento, trazendo tranquilidade principalmente durante seu sono.
Após ser feita a avaliação o médico poderá lhe indicar a melhor maneira de tratamento e provavelmente lhe indicará a psicoterapia, é muito importante que você busque a ajuda de um psicólogo para que possa refletir e tratar destas lembranças ruins, de sua auto estima e deste período de mudanças, obtendo fortalecimento e suporte emocional.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

13 JUL 2016

Bom dia Thalita,
É importante investigar a origem dessas vozes que você ouve. O ideial seria procurar um psicólogo para poder avaliar melhor essa situação pois pode ser questões um pouco mais sérias. Fico à disposição.
Natália Nascimento

Natália do Nascimento e Silva Psicólogo em Belém

24 respostas

13 JUL 2016

Bom dia Thalita. Obrigada pela confiança em compartilhar sua situação. Penso que o melhor a fazer é procurar um psicólogo e dar início a um processo de psicoterapia. Pessoalmente o profissional poderá te orientar melhor do que por aqui. Por ora, você pode contar com o apoio de pessoas próximas de confiança para estarem próximas a você, te ouvirem e te acolherem. Um abraço, fique bem e sigo à disposição.

Marina Massocco Gaikoski Psicólogo em Florianópolis