Escutar vozes e crise de personalidade sob efeito de maconha

Feita por >Vitória · 13 out 2020 Drogas

Olá, recentemente tive um episódio terrível sob efeito de maconha, eu escutava vozes e passarinhos cantando e quase tive que tapar os ouvidos de tão alto que estava o barulho na minha cabeça, também tive uma espécie de "crise", era como se tivesse duas personalidades brigando dentro de mim, em um momento eu chorava muito e logo depois eu começava a rir e ter pensamentos homicidas.

Estou com medo de usar maconha novamente, mas gostaria de saber, isso só vai acontecer quando eu estiver sob efeito da droga? Ou pode passar a afetar a minha vida normal?

Obrigada desde já.

A melhor resposta 14 OUT 2020

Olá Vitória! Grato por escrever. Sem moralismos, vamos ser sinceros: maconha é uma droga psicoativa; todos temos potencial para alucinações e delírios. Óbvio que, no seu caso, a maconha potencializa isso. Para com a maconha ou qualquer outra droga psicoativa.
Qual será a tua idade? Quantas vezes você usou maconha? Como está tua rotina de vida?
Procure com urgência, um psicólogo, para te ajudar a reorganizar razões e rotinas para a vida. Seremos acolhedores, sensíveis, sigilosos, apoiadores, persistentes.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longa duração de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

20 OUT 2020

Bom ter o seu contato Vitória!!!

Por ser uma substância psicoativa e tóxica, hoje estas substâncias estão mais potencializadas, atua de forma prejudicial principalmente no sistema nervoso central, descompensando a dosagem da dopamina, um neurotransmissor de muita importância, afetando a dosagem no lobo frontal e parietal a pessoa começa a ouvir vozes e ter alucinações, em muitos casos pode agravar para uma esquizofrenia, surto e sequelas irreversíveis, podendo ocasionar transtornos mentais severos e muito prejudiciais para a saúde mental.

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

14 OUT 2020

Olá Vitória, bom dia!
Bom, por se tratar de uma substância psicoativa, a maconha age diretamente no sistema nervoso central do indivíduo, fazendo com que o mesmo tenha alterações da percepção de espaço e tempo, aumento em sintomas psicóticos (caso existente), confusão mental, dentre outros. Como toda droga, o uso exagerado pode promover o desencadeamento de tais sintomas, o que pode ser prejudicial a curto e longo prazo também. Para tentar elucidar melhor a explicação: imagine que seu cérebro (sistema nervoso central), comande tudo sobre seu corpo, movimentos, pensamentos, ações, etc. Ingerir uma substância psicoativa, pode mobilizar e bagunçar todo esse sistema. No mais, recomendo uma avaliação médica também, pois para um bom tratamento, é preciso sanar qualquer hipótese.

João Paulo Firmino Psicólogo Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

14 OUT 2020

Vitória, o efeito da droga não é igual p todos. A droga não é uma coisa saudável p se aconselhar. Procure os motivos p o uso. Talvez seja a raiz do problema. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro