Então, não sei bem como explicar

Feita por >Joyce · 23 out 2017 Depressão

Mas eu to tão exausta, não é fisicamente mas emocionalmente mesmo. Minha vida foi um problema enorme, tive algumas coisas no passado que me afetaram quando pequena e acabei amadurecendo mais rápido pois desde pequena tive que cuidar dos meus irmãos. Depois de um tempo eu e a minha mãe resolvemos passar em uma psicóloga que nos ajudou muito mas tivemos que parar e em uma das sessões que eu passei ela me disse pra deixar essa responsabilidade para a minha mãe pois eu não deveria ficar sendo responsável dos meus irmãos pra sempre e eu fiz, só que agora a minha mãe tá vendo como é ser mãe de verdade e anda triste pois meus irmãos não ajudam, eu tento alegrar ela mas nada adianta e uns dias atrás ela disse que nós estamos a matando aos poucos e isso me deixou tão triste por me sentir incapaz de ajudar ela

E essa semana eu vivo brigando com alguém, eu deixei acumular tantas emoções que agora desconto em todo mundo e eu já não sei o que fazer, eu to me sentindo um lixo total por conta disso. Por favor me ajudem :c

A melhor resposta 28 OUT 2017

Joyce!!
Você expôs que existe em si grande desgaste emocional, e que sua vida foi conflituosa. No seu passado, na infância houve determinadas questões que você acabou pulando etapas de sua infância, pois adquiriu responsabilidades de outra pessoa. Mas se adaptou cresceu, e aprendeu a conviver com a historia que assumiu para si. Quando foi orientada por uma profissional, a deixar que sua mãe assumisse o lugar dela na família, você recuou. Quando trocaram os papéis vocês ficaram deslocadas. Acredito que seja uma questão de visão e adaptação. Sua mãe não sabe como agir por falta de hábito e sente- se incapaz e isso a entristece. Você se entristece pois estava habituada a vestir o papel de responsável, agora é sua mãe que deve fazer isso, então sente-se vazia. Porque de alguma forma você apendeu a assumir compromisso com seus irmãos. Sugiro que retornem ao Psicólogo para ajustar essa demanda. Com tempo, e nova visão, chegarão à adaptação. Vocês se ajudarão mas cada uma no seu papel.
Atenciosamente,
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

3 JAN 2018

Olá Joyce, ao ajudar a sua mãe você não pode atrapalhar a sua própria vida, e me parece que isso está acontecendo. Porém, você precisa seguir com sua vida, ter tempo para seus projetos e sonhos. Cuidado para não se anular quando ajudá-la. Não se sinta um lixo, a solução não depende apenas de você. Recomendo que procure psicoterapia para conversar, organizar e expressar suas emoções.

Anônimo-310851 Psicólogo em São José do Rio Preto

29 respostas

24 OUT 2017

Olá Joyce, boa noite.
É preciso que sua mãe assuma as responsabilidades dela, não é esse o seu papel. Ela fez escolhas e agora está lidando com as consequências. Pense: qual é o seu papel como filha? Será que é justo vc se preocupar com essas questões ao ponto de se sentir inútil? Não são vocês que a estão matando, é o peso das responsabilidades que ela não consegue assumir. Sugiro que sua mãe volte a procurar um psicólogo para cuidar desses sentimentos que a estão sobrecarregando. E, se possível, procure um psicólogo para vc tb, pois noto que está absorvendo o peso de questões que não são suas. Sua mãe pode aprender a lidar com tudo isso de forma diferente, mas ela precisa enxergar que precisa de ajuda. Converse com ela. Estou à disposição. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas