Ele não quer largar da mãe

Feita por >Mari · 2 mai 2021 Terapia de casal

Tenho 8 anos de relacionamento. Ele tem 46 anos e mora com a mãe. Toda vez que eu falo de casamento ele se esquiva, muda de assunto ou responde com monossílabos. Quando pressiono ele diz que quer casar.
Atualmente está vendo casa para comprar e a mãe vai morar junto. Será que devo insistir nessa relação?

A melhor resposta 3 MAI 2021

Olá, Mari. Essa é uma pergunta que você precisará responder. Existe todo um contexto que precisa ser analisado. O que você aprendeu ao longo da sua história de vida, o que espera de um relacionamento amoroso, de que forma enxerga essa relação do seu companheiro com a mãe.

De que forma você quer construir seu casamento? O que seu companheiro representa para você?

Dentro do que você explicou não poderemos entrar em questões mais profundas. Será importante analisar o que te pontuei e caso veja como necessário, procurar por psicoterapia.

Espero ter ajudado. Abraço!

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 MAI 2021

Mari, é importante que você veja qual é a dinâmica do relacionamento dele com a mãe dele, muitos contextos podem estar inseridos como:

insegurança
cordão umbilical não rompido
questões financeiras
comodidade
etc;

A pergunta que eu te faria é: VOCÊ SE VÊ MORANDO COM ELE E A MÃE DELE JUNTO?
Feche os olhos e se conecte com seu coração.
Claro que essa demanda precisaria de mais dados para uma futura intervenção psicológica, qualquer coisa estou à disposição Mari.

Att
Larissa Lopes CRP 0223558

Larissa Lopes Psicóloga Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

15 respostas

3 MAI 2021

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz e sustentar as tensões de viver.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

3 MAI 2021

Olá Mari.
Você pergunta se deve insistir nesta relação e eu te devolvo algumas perguntas:
Você quer continuar nesta relação? O que te faz manter este relacionamento?
Você está esperando que ele tome a decisão de não querer mais? Por que você mesma não decide o que fazer? Se assim não está bom por que insistir? E se aceita por que reclamar?
Se pra você é tão importante o casamento o que precisa fazer para que ele também queira?
É com ele mesmo que quer construir uma vida a dois, ou também tem incertezas?
Como é a sua relação com a mãe dele?
O que já foi discutido sobre o casamento em que a mãe dele possa morar com vocês?
Espero que estas perguntas te ajudem a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

3 MAI 2021

Olá Mari! Grato por se manifestar. Para elaborar uma resposta consistente precisaremos de muitas outras informações: sua idade, planos, tempo de convivência, rotina de vida, personalidade, identidade, história.
Morar junto com a mãe será uma medida que se explica como razoável, dada a condição dele a e da mãe?
Fale mais, se possível em sessões com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo das pandemias (Covid e notícias falsas) façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

3 MAI 2021

B dia. Me parece q ele quer se casar só se puder levar a mãe. Pense como seria para vc esse relacionamento. Se seria conveniente, possível..
A não ser q a mãe precise de cuidados frequentes, o casamento é geralmente uma união a dois.
Se desejar fazer terapia sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro