É preciso contar tudo ao psicólogo?

Feita por >... · 10 mai 2017 Psicoterapias

Talvez algo que já deixamos lá prá trás é preciso? abração

A melhor resposta 10 MAI 2017

Olá,

Há algumas coisas importantes a saber sobre o processo terapêutico.

1- Tudo que você diz está protegido pelo sigilo profissional. Ou seja, aquilo que você relata ao psicólogo fica entre vocês. É importante que isso fique claro, para que você não reprima coisas por medo de que outras pessoas vão saber.

2- Diferente de amigos e outras pessoas próximas, o psicólogo não está ali para julgar o que você sente ou faz. O papel dele é de te ajudar a lidar com suas questões, e em conjunto encontrar as melhores soluções para aquilo que te traz sofrimento.

3- Há coisas que sozinhos não damos conta de resolver. Muitas vezes o que consideramos águas passadas está ainda hoje influenciando em nossas escolhas. O novo olhar do psicólogo sobre essas questões, associado aos embasamentos teóricos da Psicologia o permitem acessar outras alternativas e conexões que você talvez não veja. É um outro ponto de vista.

4- Ao resolvermos um problema, quanto mais informações tivermos sobre o que está acontecendo, melhores são as chances de sucesso. O mesmo funciona para o processo terapêutico. Quanto mais informações o psicólogo tiver sobre você, mas ele poderá te ajudar a entender o que se passa.

Dito isso, o que lhe impede de compartilhar informações com seu psicólogo? Se há resistência em dizer algo, pode ser um indício que a coisa não foi tão bem resolvida assim. Quanto mais coisas você se negar a revelar, mais difícil será para você alcançar resultados na terapia.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

25 MAI 2017

E se esse algo que ficou lá pra trás for importante para o que esteja te incomodando agora se resolver?
Se você estiver sendo acompanhado por um bom Terapeuta ele irá lhe fazer as perguntas certas e se ele chegou perto dessa questão é bem possível que ela tenha importância.

Converse com seu Terapeuta, talvez isso responda a essa e várias outras perguntas.

Um abraço!!

Weslley

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

12 MAI 2017

Olá!
Coisas que ficaram lá para trás podem estar presentes no hoje e no seu funcionamento, por isso contar auxilia muito no processo da psicoterapia. Porém, respeite seu tempo caso ainda não se sinta confortável para abordar alguns assuntos. em algum momento a necessidade para falar sobre o tema virá contribuindo para o que você apresenta.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 MAI 2017

O algo parece ainda incomodar, pois existe o questionamento se deve ou não contar.
O processo terapêutico requer confiança, empatia e verdade. Cada pessoa tem seu tempo para levar suas verdades, como querer encara-las. No processo a investigação é preciosa e por ela você conseguirá falar ao profissional sobre o conflito, dor ou problema para uma possível melhora.
O medo, a defesa e a dúvida sobre o certo ou não surgem como enxurradas na mente. Mas confie em seu emocional, sinta-o e fale sobre ele

Tamara V. Delis
CRP: 06/106405
Sorocaba/S.P

Tamara Delis Psicólogo em Sorocaba

3 respostas

11 MAI 2017

Olá,
Quando procuras um psicólogo é porquê sente que algo não vai bem, e sim é importante falar da causa do sofrimento, mas existem questões que são mais difíceis e essas você vai falando no seu tempo, quando sentir-se preparada.

Abraços
Psicóloga Narita Rodrigues

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

11 MAI 2017

Bom dia.
Depende da metodologia de trabalho utilizada pelo psicólogo(a).
É possível que seja feita análise através do conteúdo de seu passado e que esteja refletindo no presente.
Att.
Vanessa Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

11 MAI 2017

é preciso falar daquilo que te incomoda no momento presente,ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

11 MAI 2017

Olá, se for algo que te marcou ou que te incomoda é de extrema importância você dividir isso com o seu psicoterapeuta.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

11 MAI 2017

Todas as informações a respeito de como se sente são importantes, principalmente as que estão relacionadas ao motivo da sua busca ao psicólogo.
O mais importante é que todos os psicólogos seguem um código de ética que garante o sigilo entre ele e o paciente.
Estou à disposição,
Fernanda Guadagnin
Psicóloga especialista em Terapia Cognitiva

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

11 MAI 2017

Olá!!!
Toda informação dos comportamentos e pensamentos no processo terapêutico podem ajudar para que o psicólogo entenda o seu modo de funcionar.
Fique tranquilo(a) que existe ética e sigilo, e nada sairá do consultório...
Não que seja obrigatório se expor de forma completa logo no primeiro momento, pois o tempo de cada um é respeitado.
Mas, conte sim, tudo que puder.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

10 MAI 2017

Olá ...!!!

Bom, o nosso trabalho é semelhante a uma investigação, onde buscamos através do seu relato, as evidências pro sofrimento que você vive e que impacta a sua vida!

Espero ter ajudado!

Erica Taylor
Psicóloga clínica
Icarai Niterói

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo